Senador Walter Pinheiro critica política econômica do governo federal

Walter Pinheiro: “A política de crescimento não pode ficar limitada às desonerações tributárias”.

Walter Pinheiro: “A política de crescimento não pode ficar limitada às desonerações tributárias”.

Em discurso no Senado nesta quinta-feira (15/08/2013), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu que o crescimento econômico nacional não pode estar dissociado da capacidade de execução e de investimentos nos municípios. “A política de crescimento não pode ficar limitada às desonerações tributárias”, disse.

O senador afirmou que o investimento local pode gerar incrementos em outras áreas. Ele citou a implantação de sistemas de água e saneamento na Bahia, e pediu mais ênfase na infraestrutura e um maior fortalecimento dos municípios. “Não há desenvolvimento do país sem investimento local”, disse.

Ele também elogiou a atuação do Banco Central e da presidente Dilma Rousseff no controle da inflação e na busca pelo crescimento econômico. Para Pinheiro, a recente pressão inflacionária foi temporária e não estrutural, servindo a “uma verdadeira avalanche nas leituras conjunturais sobre a economia”.

Lembrando a crise mundial da economia – a qual enfrentou enquanto secretário do Planejamento da Bahia em 2009 – Pinheiro afirmou que a confiança no Brasil permanece elevada, apesar de o país ter perdido investimentos externos. “Mas, ainda que atraia esse investimento externo, o fundamental é que a gente tenha capacidade de promover execução nesses Municípios para a gente superar, inclusive, essa ausência desses mercados”, disse o senador.

Ele citou ainda o crescimento de 0,2% da produção no Brasil do mês de junho, quando a Bahia pontuou com 5,9%, mas outros estados não tiveram crescimento. “Eu poderia até comemorar isoladamente no meu Estado, mas aí crescer na Bahia e não crescer no Norte do País não resolve o nosso problema. Nós não vivemos em ilhas ou vivemos a partir das ilhas; nós vivemos numa Federação”, argumentou.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).