-A A+

Em Feira de Santana, obra da Lagoa Grande vai beneficiar cinco mil famílias de bairros próximos com esgotamento sanitário

Reunião com diversos setores do governo Wagner discutiu investimentos em Feira de Santana.

Reunião com diversos setores do governo Wagner discutiu investimentos em Feira de Santana.

Boa notícia para cinco mil famílias que vivem nos bairros da Rocinha, Caseb, Parque Getúlio Vargas e Ponto Central, em Feira de Santana. Na tarde desta segunda-feira (12/08/2013), em reunião com o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Embasa, Conder e Caixa Econômica Federal chegaram a um consenso sobre a última etapa das obras da Lagoa Grande, que tem custo de R$ 20 milhões e atenderá, com esgotamento sanitário, aos bairros da Rocinha, Caseb, Parque Vetúlio Vargas e Ponto Central, em Feira de Santana. A reunião aconteceu na Superintendência da Caixa, em Salvador.

Esta última etapa consiste na urbanização do entorno da Lagoa, o que possibilitará que pelo menos, cinco mil famílias sejam diretamente atendidas com rede de esgoto pluvial canalizado para a Bacia do Subaé. Conforme o projeto original, caberia a estas localidades esperar até a construção da Bacia do Pojuca para serem atendidas com rede de esgoto.

De acordo com o diretor de habitação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso, “o Consórcio vencedor (formado pelas empresas PJ Construções e Terraplanagem Ltda. e AJ Construtora Ltda) já está mobilizando o início da obra e estamos aguardando autorização da Caixa, responsável pela liberação de recursos”.

“A  Caixa, nesse momento, está realizando a verificação do processo licitatório, identificando os elementos que foram licitados e os que são passíveis de terem execução autorizada. No que depender de nós, logo, logo a população de Feira de Santana receberá a Lagoa Grande totalmente requalificada”, disse Cláudia Maia de Freitas, coordenadora da Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR) da Caixa.

“A reunião de hoje serviu para definir, claramente, qual será o nosso caminho, e o problema está praticamente, resolvido. Com a canalização do esgoto de pelo menos cinco mil famílias para a Bacia do Subaé, a situação de bairros, com a Rocinha, que tem sofrido muito em função da falta de esgotamento, será em grande parte resolvida. A Rocinha é a área mais próxima da Lagoa e a mais baixa, e sofre por demais com inundações por conta das chuvas”, apontou Zé Neto.

Até o fim do ano, licitação e ordem de serviço

O líder do governo considerou a reunião satisfatória. “Há boa vontade da Conder, da Caixa e da Embasa e essa sinergia, com certeza, vai fazer com que nos próximos três meses essa última etapa já esteja com projetos prontos e até o fim do ano já com licitação e ordem de serviço dada para que a gente possa, dentro do cronograma, executar essa última parte do projeto. A notícia é boa para Feira de Santana e para as comunidades da Lagoa que serão imediatamente beneficiadas com esta importante intervenção que lhes dará mais qualidade de vida”, disse Zé Neto.

Obra da Lagoa Grande

A obra da Lagoa Grande é um contrato de R$ 68 milhões, dividida em três etapas. As duas primeiras tratam da construção do Conjunto Habitacional Núcleo Conceição, são 690 casas que foram construídas para reacomodar famílias que residiam no entorno da Lagoa. A terceira etapa é a de urbanização com direito a pista de borda, ciclovia, pista de cooper no entorno da lagoa e outros equipamentos a exemplo de quadra de esporte e praças. “Urbanizando a Lagoa Grande, estamos também transformando-a em um espaço de lazer para a população feirense”, sinaliza o deputado Zé Neto.

Presentes

Além do deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia;  o diretor de habitação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso; e da coordenadora da Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR) da Caixa,

Cláudia Maia de Freitas; participaram da reunião o  superintendente da Caixa Econômica em Salvador, Paulo Píton; e técnicos da Embasa e da Conder.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
+ Publicações
Leia +

Rua Barão de Cotegipe, Nº 878, 1º Andar, Sala 101, Centro
Feira de Santana | Bahia | Brasil | CEP 44001-550
Telefones: (75)3623-0168 | (75)9135-2572

Diretor: diretor@jornalgrandebahia.com.br
Editor: editor@jornalgrandebahia.com.br
Comercial: comercial@jornalgrandebahia.com.br

© 2007 - 2014. Todos os direitos reservados ao Jornal Grande Bahia