Senador Walter Pinheiro declara: “Aeroporto de Feira de Santana tem que ser de grande porte”

Walter Pinheiro: “Feira de Santana tem a importância para a Bahia como outros grandes centros urbanos, a exemplo de Campinas, em São Paulo”

Walter Pinheiro: “Feira de Santana tem a importância para a Bahia como outros grandes centros urbanos, a exemplo de Campinas, em São Paulo”

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou, nesta quarta-feira (29/05/2013), que o aeroporto de Feira de Santana deve ser uma alternativa ao de Salvador e precisa ter estrutura de grande porte. “Estamos inclusive realizando tratativas com grandes empresas como a Tam, Gol e Trip para colocar a cidade na rota de voos nacionais e regionais”, disse.

Pinheiro vê o município como estratégico para a economia da região e defende, desde sua passagem pela secretaria estadual do Planejamento, a modernização do aeroporto como forma de contribuir com o desenvolvimento industrial e logístico de Feira de Santana. “Ele fará parte de um projeto mais amplo de centro de logística e será interligado a uma ferrovia ligando o município ao Porto de Aratu”, disse.

“Feira de Santana tem a importância para a Bahia como outros grandes centros urbanos, a exemplo de Campinas, em São Paulo”, comparou. Pinheiro inclusive esteve em Campinas conheceu os projetos da empresa vencedora da concessão para ampliação e operação de Viracopos, o mesmo grupo que vai atuar em Feira de Santana.

Em pronunciamento no Plenário, o senador Pinheiro chegou a fazer um apelo à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e à Secretaria Nacional de Aviação Civil para que autorizem as obras e o funcionamento do aeroporto. Pinheiro também articulou, junto ao governo da Bahia, a isenção de ICMS do querosene de avião para as companhias aéreas que operem em trechos regionais. O incentivo deve chegar a 4% da alíquota, que atualmente é de 18%.

O contrato de concessão entre a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e a empresa que realizará obras de reforma e ampliação do aeroporto de Feira de Santana foi assinado nesta quarta-feira (29).

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).