Reivindicando melhorias ao Governo da Bahia, médicos regulares estão em greve por tempo indeterminado

Os médicos reguladores baianos iniciaram uma greve por tempo indeterminado.

Os médicos reguladores baianos iniciaram uma greve por tempo indeterminado.

Os médicos reguladores baianos iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (01/05/2013). A categoria reivindica ao Governo do Estado, dentre outras coisas, o pagamento do abono de plantão retroativo a julho de 2012. Como vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) considera que a situação requer cautela.

“O diálogo entre a classe médica e o Governo do Estado é fundamental para que a população não seja tão prejudicada. Os médicos paralisaram as atividades, mas a necessidade da população pelos serviços de saúde é contínua. Espero que as partes envolvidas na situação cheguem logo a um consenso”, afirma a parlamentar.

De acordo com a categoria, os médicos reguladores vão comparecer à Central de Regulação durante a greve para seguir as escalas e vão realizar atendimentos aos casos classificados como urgência e emergência, assim como os de obstetrícia.

O Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) informa que, além do pagamento do abono de plantão, os médicos reguladores reivindicam as condições de trabalho inadequadas, que envolvem questões estruturais de higiene e espaço físico, assim como questões ergonômicas e sobrecarga de trabalho.

A categoria também alega insuficiência no número de reguladores, ausência de procedimentos operacionais com determinação clara dos perfis e contratos da rede, disponibilidade específica dos recursos, desgastes relacionados à insuficiência da rede de saúde e insuficiência do transporte de ambulâncias (UTI e básicas). Uma reunião foi realizada na noite de quarta-feira (1), mas ainda não foi divulgada nenhuma decisão a respeito.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]