Governo da Bahia inaugura Centro de Educação Profissional em Saúde em Feira de Santana

Feira de Santana conta com mais um espaço para formação de profissionais. Além do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a cidade agora tem um Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, cuja aula inaugural será realizada na próxima segunda-feira (08/04/2013), às 09h da manhã, na Rua Juracy Magalhães, Centro, ao lado da Segunda Diretoria Regional de Educação (DIREC 02).

Conforme a titular da Direc, Nívea Maria de Oliveira, o Centro oferece cursos de Enfermagem, Saúde Bucal, Análises Clínicas, e Cuidador  de Idosos, com duração de quatro anos, além de Secretariado e Administração, com duração de dois anos e quatro meses. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira.

No período da manhã, há quatro turmas de Enfermagem, duas de Saúde Bucal, duas de Análises Clínicas e de Cuidador de Idosos. No turno vespertino há três turmas de Análises Clínicas, três de Enfermagem e uma de Saúde Bucal. Já no período da noite são oferecidas as seguintes turmas: três de Secretariado e duas de Administração. Cada turma pode comportar até 30 alunos. Assim, ao todo, são 660 vagas.

“O governo do Estado está fortalecendo a Educação Profissionalizante e essa é uma ferramenta ideal para o ingresso no mercado de trabalho”, considera Nívea, segundo a qual os alunos foram matriculados no mesmo momento da matrícula regular. O ingresso dos estudantes dependeu tão somente da disponibilidade de vagas.

Compromisso com a Saúde em Feira 

De acordo com o deputado Zé Neto, a criação do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde de Feira de Santana foi pensada para atender a necessidade da Saúde no município.

“Reformulamos o entendimento sobre política educacional com a preparação técnica e saímos, em seis anos, de quatro mil estudantes em escolas técnicas na Bahia para, aproximadamente, 60 mil agora. Em Feira de Santana, nós cumprimos dois compromissos: recuperar o vazio que existia na Escola Estadual, aonde agora vai funcionar o Centro, e avançamos ainda mais na composição de mais cursos técnicos, além, de sermos parceiros do CETEB, inclusive ampliamos convênio. Agora, atendendo a necessidade do município, estamos criando esse Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e a idéia é avançar”, aponta o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), que estará presente na inauguração do espaço.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141316 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário