Denny Fingergut entrevista Mãe Carmem do Gantuá

Juarez Duarte Bomfim
Juarez Duarte Bomfim

Carmem da Conceição Nazaré de Oliveira, a Mãe Carmem do Gantuá ou Mãe Carmem de Oxaguiã é a Iyalorixá do Candomblé, do Terreiro do Gantuá, em Salvador da Bahia.

É a filha mais nova de Mãe Menininha do Gantuá e a irmã caçula de Mãe Cleusa Millet, a quem substituiu no comando do Gantuá, após o seu falecimento.

Mãe Carmem foi iniciada no Candomblé para Oxaguiã, seu orixá de cabeça, quando ainda era criança e desde então, não parou mais de se aprofundar nos estudos religiosos e fazer suas obrigações espirituais.

Sempre ao lado suas duas filhas, Ângela de Oxum e Neli de Oxóssi, cuida com zelo e muito amor desta Casa de Luz que é o Terreiro de Mãe Menininha — sua mãe e mãe de nós todos.

Nessa entrevista a Denny Fingergut, no Perfil e Opinião da TV Educadora da Bahia, Mãe Carmem discorre com sabedoria sobre muitos assuntos relacionados ao povo de santo.

Instigada pela inteligente e encantadora jornalista, Mãe Carmem conta casos da época de ouro daquele Ilê, quando Mãe Menininha estava entre nós. Conta a trajetória desta Casa de Santo, que começa a mais de dois séculos no Terreiro da Barroquinha, casa-tronco de onde saiu os três mais tradicionais candomblés da Bahia (Axé Opó Afonjá, Casa Branca e o Gantuá).

Mãe Carmem lembra da época da perseguição aos terreiros pela polícia de costumes, e fala da importância da tolerância religiosa e de se cultivar a paz.

Este modesto escrevinhador teve a honra de ser citado durante a entrevista pela brilhante jornalista Denny Fingergut, se referindo a artigo aqui publicado “Menininha do Gantuá, Mãe do Brasil” (link a seguir). Muito grato pela lembrança e carinho, querida Amiga Denny.

Não deixem de assistir o programa, já disponibilizado no site da TVE da Bahia.

Denny Fingergut entrevista Mãe Carmem do Gantuá

Menininha do Gantuá, Mãe do Brasil

 

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 726 artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário