Damha Urbanizadora apresenta como conceito a arte de criar, construir e encantar os clientes

Para a Damha, urbanizar significa muito mais do que construir. Isso vale para todos os seus empreendimentos, desde os loteamentos fechados e condomínios residenciais até a opção do Villas Damha e dos Parques. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Para a Damha, urbanizar significa muito mais do que construir. Isso vale para todos os seus empreendimentos, desde os loteamentos fechados e condomínios residenciais até a opção do Villas Damha e dos Parques. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

A Damha Urbanizadora é uma empresa parte do Grupo Encalso Damha, conglomerado empresarial fundado em 1964, que atua nos seguintes segmentos: Engenharia Civil, Agronegócios, Shopping Center, Concessão de Rodovias, Energia e Empreendimentos Imobiliários.

Presente no cenário nacional desde 1979, a Damha desenvolve e executa loteamentos fechados e condomínios residenciais, reconhecidos pela alta qualidade urbanística e construtiva. Em seus projetos, aplica o que há de melhor em conceito de urbanismo no País e infraestrutura qualificada, em perfeita harmonia com o meio ambiente. Ao projetar empreendimentos que integram padrão diferenciado de moradia, lazer e segurança, a Damha transforma o cotidiano dos moradores e das cidades em que se insere.

A Damha Urbanizadora conta atualmente com 46 empreendimentos e mais de 17 mil unidades comercializadas e está presente em 14 Estados brasileiros, sendo que em seis deles – São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Goiás – com empreendimentos já implantados. Em 2012, obteve crescimento de 72%, alcançando um Valor Geral de Vendas (VGV) de aproximadamente R$ 600 milhões. O land bank total é de mais de 90 milhões de m2, em 96 áreas, que podem gerar mais 150 empreendimentos.

Estímulo ao convívio e à vizinhança

Os empreendimentos Damha apresentam algumas características comuns, visando o estímulo ao convívio e à vizinhança entre seus moradores: uma grande área de convivência localizada perto das portarias, uma via interna que circunda todo o perímetro; um cinturão verde em volta de todo o empreendimento, evitando que os lotes fiquem colados ao muro; o uso de gradis e um sistema de segurança completo e eficiente. Estes benefícios, além de possuírem baixo custo de manutenção, são constituídos para proporcionar valorização do imóvel e do patrimônio.

O conceito urbanístico da Damha é baseado em cinco pilares principais: segurança, lazer, infraestrutura, natureza e normas construtivas.

Segurança

Todos os empreendimentos Damha contam com portaria social e portaria de serviços independentes, com controle de acesso em ambas. Além de muro e gradis de contorno, da rua e do cinturão verde em volta de todo o residencial, câmeras e sensores ligados a uma central de segurança monitoram o que acontece nas áreas comuns internas e até nas externas. Para proporcionar uma segurança mais eficiente, a empresa ministra cursos de capacitação para os funcionários e as pessoas responsáveis pela administração dos empreendimentos.

Lazer

Os residenciais da Damha privilegiam o lazer e o bem-estar dos seus moradores. Por isso, contam com itens no acesso principal destinados ao usufruto por todos em sua totalidade, como quadras poliesportivas, de tênis, de vôlei de areia, campos de futebol adulto e infantil (todos com sistema de iluminação nas quadras e campos), piscinas, praças com bancos e pergolados, playground, centro de convívio com academia, espelhos d‘água, passeios e pista de cooper, entre outros. Os equipamentos e estruturas são projetados para uso permanente.

Infraestrutura

As obras de construção de um Damha obedecem a um rigoroso padrão técnico, aprimorado pelas dezenas de empreendimentos já construídos pela empresa, pelos processos internos de verificação e checagem de qualidade, além da experiência de seus profissionais e da determinação de sua equipe. Com DNA de construtores, a Damha tem em sua essência o padrão de construir bem, imprimindo velocidade em seus projetos; geralmente, em cerca de um ano os lotes já são liberados aos moradores para construção.

Natureza

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é aspecto fundamental e outro diferencial importante da empresa. Isto está presente nas decisões de projeto, com a valorização das reservas ambientais a serem preservadas e os cuidados com as áreas verdes, o desenvolvimento do paisagismo integrado ao entorno e a definição dos sistemas construtivos. Para a Damha, a natureza faz parte da arte de encantar os clientes. Grandes espaços verdes dentro do empreendimento, além de tudo, agregam valor ao imóvel.

Normas Construtivas

Cada um dos empreendimentos da Damha é dotado de normas construtivas e de ocupação entregues aos compradores e arquitetos para preservar sua qualidade urbanística e valorizar o patrimônio de moradores e investidores. Ao mesmo tempo, oferecem aos profissionais a liberdade de criar e inovar, e aos moradores a opção de personalizar sem, no entanto, prejudicar a individualidade e o conjunto.

Versatilidade em produtos

Para a Damha, urbanizar significa muito mais do que construir. Isso vale para todos os seus empreendimentos, desde os loteamentos fechados e condomínios residenciais até a opção do Villas Damha e dos Parques. A finalidade é proporcionar o que há de melhor em moradia, aliado ao bem-estar e à presença do meio ambiente. Cada um de seus produtos é pensado de forma única, resultando em empreendimentos diferenciados de altíssima qualidade.

No caso do Villas Damha, vale informar que se trata do resultado da consciência de trazer inovação e comodidade a um público exigente. Adaptado ao formato de casas prontas, este empreendimento traz as mesmas características de infraestrutura que permeiam os demais produtos oferecidos aos clientes. A diferença é que as casas são planejadas, construídas e entregues pela própria urbanizadora, com o melhor padrão de acabamento. Cada comprador pode escolher vários aspectos para deixar o imóvel personalizado, de acordo com a sua preferência, entre plantas, fachadas, cores e acabamentos.

Parques de 3ª geração

Localizados em São Carlos (SP), os Parques Eco-Esportivo e Eco-Tecnológico, idealizados pela Damha, consolidam o conceito de 1º parque de 3ª geração do País.

No Parque Eco-Esportivo Damha, lazer, esporte e moradia se integram a um complexo empresarial e de negócios, com foco em tecnologia e inovação. Desenvolvido dentro de um projeto de respeito total à natureza e aliado a uma moderna infraestrutura, inovações em urbanismo e preservação ao meio ambiente.

A apenas cinco minutos do centro da cidade, compreende uma área total de mais de 12 milhões de m2, sendo mais de três milhões de m2 de preservação ambiental e reserva ecológica. Também ao lado do complexo do Parque Eco-Esportivo, situa-se o Parque Eco-Tecnológico. Projeto totalmente inovador, previsto para entrar em operação total em 2013, reunirá empresas de base tecnológica e não poluentes, que propiciem um ambiente de desenvolvimento regional e geração de empregos. Composto por 143 lotes em dois condomínios, já nasceu pioneiro, ao ser o 1º parque privado do País a receber a aprovação da Secretaria de Estado de São Paulo, órgão que regula este tipo de projeto.

Os conceitos de sustentabilidade são incorporados desde a sua essência, uma vez que o Parque Eco-Tecnológico possui em seu Regulamento Construtivo uma série de pré-requisitos para as empresas que estarão localizadas dentro de seu complexo; inclusive, recebeu recentemente a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), conferida pela Fundação Vanzolini. Com gestão a cargo do Instituto Inova, os itens que devem ser cumpridos desde o projeto inicial e fazem parte do Contrato do Adquirente incluem: utilização de energia solar, ventilação natural, planos de resíduos, descarte de materiais, plano de iluminação artificial, sistema de ar condicionado, economia de energia e reaproveitamento de águas pluviais.

Ações sustentáveis com as comunidades – Associação Bairro Sustentável

Criada pela Damha em 2011, a Associação Bairro Sustentável promove o desenvolvimento conjunto entre o empreendimento e o seu entorno. Por meio do apoio às iniciativas sociais, à requalificação urbana e à valorização social do indivíduo, melhora a autoestima e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

O trabalho é realizado com as comunidades, entendendo as suas principais deficiências e potenciais e de que forma a empresa pode, como parceira, atuar para transformar o futuro e garantir sua sustentabilidade permanente. As ações do Programa Bairro Sustentável estão presentes em seis cidades – Campo Grande (MS), Brasília (DF), Araraquara (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP) e Porto Alegre (RS) –, com investimentos da ordem de R$ 300 mil por empreendimento, em média, devem se ampliar para outras localidades onde a Damha possui empreendimentos.

Alta qualidade Certificada

A Damha é a primeira, e até então a única, empresa brasileira a conquistar o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), concedido pela Fundação Vanzolini, maior certificadora da construção civil no Brasil e uma das mais importantes certificadoras mundiais. A chancela foi dada para o residencial Damha Golf I, em São Carlos (SP). Localizado dentro do complexo do Parque Eco-Esportivo Damha, o empreendimento com área de 339.311,60 m2 se tornou, em novembro de 2011, o primeiro loteamento residencial do País a receber tal certificação ambiental, na Fase Programa.

Para isso, a empresa precisou atender aos 17 critérios prédefinidos pelo processo, divididos em 3 áreas: Coerência com a Malha Urbana, Preservação dos Recursos e Qualidade Ambiental e Promoção de Proximidade Social, obtendo um total de 8 categorias classificadas como “excelente”, 4 com o conceito “superior” e 5 com “bom”. Agora, a ideia da empresa é conquistar a certificação em outros empreendimentos.

O empreendimento que já nasce sustentável interessa não só à empresa, mas também aos clientes, uma vez que proporciona vantagens como redução do consumo de água e energia, questões cada vez mais observadas pelas pessoas em seu dia a dia.

Relacionamentos que transformam

Mais do que urbanizar, para a Damha é preciso se relacionar. A empresa promove um contato próximo e constante com clientes e com a comunidade, ao entender costumes e necessidades das pessoas em cada localidade. O objetivo é sempre o mesmo: ter moradores cada vez mais satisfeitos, que permanecem por longos períodos.

O modelo de autogestão, implantado por meio das Associações dos Moradores que são instituídas em cada empreendimento, é outro diferencial que contribui para o sucesso com os clientes. Os cursos de capacitação oferecidos para os gestores que administram os residenciais tornam a tarefa mais fácil e garantem maior autonomia para seus membros.

É assim, atuando de forma transparente, estabelecendo vínculos e estimulando o desenvolvimento de todas as formas, que a Damha trabalha para transformar a vida das pessoas e criar um novo futuro.

Leia +

Feira de Santana ganha novo empreendimento imobiliário

Lilia Campos leva profissionais da imprensa feirense para São Paulo com objetivo de conhecer a DAMHA Urbanizadora

Damha Urbanizadora traz como conceito a arte de criar, construir e encantar os clientes

Damha Urbanizadora traz para Feira de Santana conceito avançado de moradia em loteamento fechado

Sede da Damha Urbanizadora, em São José do Rio Preto, São Paulo. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Sede da Damha Urbanizadora, em São José do Rio Preto, São Paulo. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Feirenses visitam a sede do Damha Golf Club, em São Carlos.

Feirenses visitam a sede do Damha Golf Club, em São Carlos.

Confira a reportagem fotográfica

Loading Images
wpif2_loading
Sede da Damha Urbanizadora, em São José do Rio Preto, São Paulo.
Área verde e espaço de convivência é um padrão adotado pela DAMHA Urbanizadora em todos os empreendimentos
Empreendimentos Damha
Os residenciais da Damha privilegiam o lazer e o bem-estar dos seus moradores
Panorâmica do Damha Golf Club, localizado em São Carlos
A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é aspecto fundamental e outro diferencial importante da empresa
Para a Damha, urbanizar significa muito mais do que construir. Isso vale para todos os seus empreendimentos, desde os loteamentos fechados e condomínios residenciais até a opção do Villas Damha e dos Parques. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)
Área verde de um empreendimento da Damha Urbanizadora.
Feirenses visitam a sede do Damha Golf Club, em São Carlos.
Para a Damha, urbanizar significa muito mais do que construir. Isso vale para todos os seus empreendimentos, desde os loteamentos fechados e condomínios residenciais até a opção do Villas Damha e dos Parques. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).