Seminário baiano discutirá alternativas de convivência com a seca | Jornal Grande Bahia


Jornal Grande Bahia | Carlos Augusto | Publicado em 26/11/2012
Seminário baiano discutirá alternativas de convivência com a seca
Deputado federal Afonso Florence promove debate sobre alternativas de convivência com a seca.  (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)

Deputado federal Afonso Florence promove debate sobre alternativas de convivência com a seca. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)

O Nordeste vive a pior seca dos últimos 30 anos. A estiagem já atingiu mais de 10 milhões de pessoas. Para discutir os problemas e as alternativas de convivência com a seca no Semiárido Nordestino, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), da Câmara dos Deputados, realizará seminário na próxima sexta-feira (30/11/2012), das 9h às 18h. O evento, iniciativa do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), acontecerá no Auditório do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) de Salvador, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O Seminário será divido em dois momentos. O primeiro tem como tema “Alternativas e Experiências  de Convivências com a Seca no Semiárido Nordestino – Relatos, sugestões e possibilidades”, com participação de representantes do DNOCS; da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); Articulação do Semi-Árido (ASA); Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Bahia (FETRAF); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG/FETAG); e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa).

O segundo painel contará com exposições de autoridades dos Governos Federal e Estadual. Nesta etapa, participam o secretário da Casa Civil da Bahia,  Rui Costa, o secretário de Planejamento, José  Sergio Gabrielli, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia,  Marcelo Nilo, o assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para assuntos do Semiárido Brasileiro, Jerônimo Rodrigues, e o diretor-presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

Painel 1:

Tema “Alternativas e Experiências de Convivência com a Seca no Semiárido Nordestino – Relatos, sugestões e possibilidades”. Entidades participantes:

·         Codevasf

·         DNOCS

·         Embrapa

·         CONTAG/FETAG

·         IRPAA

·         ASA

·         FETRAF

Painel 2:

·         Secretário da Casa Civil da Bahia,  Rui Costa, com a palestra “As Intervenções do Estado na articulação das Ações de  enfretamento  e das consequências da  seca”;

·        Secretário do Planejamento da Bahia, José  Sergio Gabrielle, com o assunto “Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado diante ao fenômeno da estiagem”;

·         Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia,  Marcelo Nilo, com o tema “Papel do Legislativo baiano na construção de Políticas Públicas de enfretamento as Consequência da Seca no Estado”;

·         Assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para assuntos do Semiárido Brasileiro, Jerônimo Rodrigues, vai discorrer sobre “Ações e Projeções do MDA no convívio com a seca”;

·         Diretor-presidente da Codevasf, Elmo  Vaz, falará sobre “Água Para  todos e os Programas de Irrigação no contexto do Semiárido baiano”.