FOTON MOTORS vai investir US$ 300 milhões na construção de fábrica em Camaçari

Pólo de Camaçari é ampliado com instalação de indústria do setor automobilístico. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Pólo de Camaçari é ampliado com instalação de indústria do setor automobilístico. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Pólo de Camaçari é ampliado com instalação de indústria do setor automobilístico. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Pólo de Camaçari é ampliado com instalação de indústria do setor automobilístico. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

O parque automobilístico baiano vai ganhar mais uma montadora. Depois da Ford e da JAC Motors, quem anuncia a instalação de uma fábrica na Bahia, em Camaçari, é a chinesa Foton Motors do Brasil, representante do maior fabricante de caminhões do mundo, que assina, nesta sexta-feira (14/09/2012), às 13h30, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), protocolo de intenções com o Governo da Bahia para implantação do empreendimento.

Com investimento de US$ 300 milhões, a unidade fabril será erguida em uma área de um milhão de metros quadrados e, inicialmente, irá trabalhar com duas linhas de produção paralelas, lançando dois modelos de veículos comerciais no mercado.

A previsão é de que a produção seja iniciada no final de 2013, com produção de 30 mil veículos por ano até 2017. O planejamento prevê ainda a instalação de 130 pontos de vendas em todo o país nesse período.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, a vinda da empresa para a Bahia mostra a capacidade e a infraestrutura do estado para abrigar investimentos deste porte. “A Bahia está orgulhosa de mais esta conquista, que consolida o parque automobilístico baiano como um dos mais importantes do país”.

Empregos

Segundo o diretor-executivo da Foton Motors do Brasil, Osmar Hidalgo, a fábrica irá gerar, até 2017, mil empregos diretos e seis mil indiretos, contribuindo para o crescimento socioeconômico da Bahia.

Ele afirma que diversos fatores contribuíram para a escolha da cidade baiana como o crescimento do polo automotivo local e a presença de fornecedores especializados. Ele cita ainda a proximidade de portos, que agregam conveniência logística. A planta fabril terá capital 100% nacional, por iniciativa do grupo Mater Participações.

Com atuação nas áreas ambiental e de óleo e gás, conta também com mais de 50 anos de experiência no comércio de veículos e prestação de serviços. Essa experiência acumulada é colocada agora na construção da marca Foton no Brasil.

A produção, horizontalizada, contará com os fornecedores do parque fabril já existente na região e também deverá atrair novos sistemistas para a Bahia. A previsão é de que o índice de nacionalização dos veículos produzidos seja de 65% até 2017.

Empresa

Com sede em Changping District, Beijing, China, a Foton é a maior produtora de veículos comerciais e pesados do mundo, com uma produção anual superior a 700 mil veículos. Com diversas fábricas em todo mundo, emprega hoje mais de 26 mil pessoas.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141316 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário