Jornal Grande Bahia | Carlos Augusto | Publicado em 25/04/2012
Vereadores avaliam a Micareta de Feira de Santana 2012

Segurança, organização, estrutura, equipamentos e atrações, tudo funcionou muito bem na Micareta de Feira de Santana, disse o líder do Governo na Câmara, o vereador Maurício Carvalho. | Foto: Carlos Augusto (Guto Jads)

Maior Carnaval fora de época do país

Feira de Santana fez o “maior Carnaval fora de época do país”, afirma Maurício , em discurso nesta terça-feira (24/04/2012), na Casa da Cidadania.

O vereador, que já foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer, afirmou que a Micareta deste ano foi um verdadeiro sucesso em todos os seus aspectos. Ele parabenizou a atuação de todos os secretários municipais.

Na oportunidade, Maurício destacou matéria do jornal Folha do Estado, edição de hoje,  sob o título “Barraqueiros satisfeitos com vendas durante a folia”.

Na sua concepção, os comerciantes ficaram satisfeitos porque a Prefeitura Municipal fez uma Micareta voltada, sobretudo para o folião pipoca, que compareceu em massa. “Uma festa como essa deve receber elogios até dos mais secretários”, disse o líder governista.

Para ele, as críticas que o gestor do Município vem recebendo, por ter dançado com as bailarinas da banda de pagode É o Tchan, têm cunho político. “Continuamos, exatamente, a misturar o campo político com a gestão”, disse.

“Nada de anormal aconteceu”, diz Ronny, sobre dança do prefeito com bailarinas de “É o Tchan”

Perseguição política em ano eleitoral, é como justifica o vereador Reinaldo Miranda – Ronny a postagem na internet sobre a dança do prefeito, ao lado das bailarinas do “É o Tchan”, na Micareta.

Sem revelar nomes, Ronny declarou que há pessoas, em blogs, que “querem plantar a maldade, afirmando que o prefeito estava bêbado”.

Ronny diz não vê dificuldade de o prefeito, como homem público, estar em um momento de alegria. “Na quinta-feira de Micareta, quando foi filmado esse vídeo, nada de anormal aconteceu”, garantiu, salientando que presenciou toda a cena.

Segundo o vereador, no ano de 2009, o prefeito Tarcízio Pimenta subiu no trio que se apresentava o cantor Ninha, da banda Trem de Pouso, e em 2010, o gestor, ao lado de Carlinhos Brown, dançou com os foliões em um trecho do circuito da festa. Todavia, não houve nenhuma repercussão negativa nos meios de comunicação.

Conforme Ronny, nesta época, alguns blogueiros, que hoje acusam o prefeito, trabalhavam na Secretaria de Comunicação Social e, por conta disso, “não tiveram a coragem de falar que o gestor estava alcoolizado. Entenderam que o prefeito estava descontraído”, observa.

Em aparte, Roque Pereira também fez questão de salientar que o vídeo – postado no You Tube com a denominação: “Tarcízio Pimenta bêbado na Micareta de Feira 2012” – não pode ser atribuído à imprensa feirense, uma vez que, segundo ele, foi elaborado  por apenas um blogueiro da cidade.

Na sequência, o vereador disse que esteve também no camarote do prefeito, na quinta-feira de Micareta. “Em momento algum vi o prefeito Tarcízio ingerindo bebida alcoólica; eu o vi tomando Coca Cola, juntamente com os vereadores Alcione Cedraz e Maurício Carvalho”.

Ele afirmou que “quem conhece o prefeito Tarcízio Pimenta, sabe que ele não consome bebida alcoólica”. Em consonância com o discurso de Roque, os vereadores Maurício Carvalho e Ronny também afirmaram que nunca viram o chefe do Executivo Municipal em estado de embriaguez.

Micareta 2012: Praça da Kalilândia ofereceu diversão para as crianças, registra Alcione

A Praça da Kalilândia foi uma boa alternativa de diversão para as crianças, durante a Micareta de Feira de Santana. O registro foi feito pelo vereador Alcione Cedraz, em resposta a críticas do vereador Lulinha.

Em  discurso na Câmara nesta terça-feira (24), Lulinha reclamou um investimento maior para o lazer das crianças na maior festa popular da cidade.

Segundo ele, no sábado e domingo da festa não teve atrações para esse público. “É necessário que os blocos possam investir em bandas para animar as crianças”, disse.

Alcione, então, fez o contraponto. “Acho que o colega não se informou sobre o espaço que o Governo Municipal estruturou na Praça da Kalilândia. Ali os pais puderam levar seus filhos para um espaço seguro, tranquilo e com várias atrações”, afirmou.

Micareta 2012: Marialvo analisa aspectos positivos e negativos da festa

Aspectos positivos e negativos da Micareta 2012 foram analisados nesta terça-feira (24), na Câmara, pelo vereador Marialvo Barreto. A redução da violência e a participação dos artistas de Feira, que, segundo ele, brilharam na festa, foram pontos elogiados pelo petista.

Além do sucesso dos artistas locais,  Marialvo registrou as apresentações de artistas consagrados nacionalmente. “Foram muitos boas”. Ele citou que o melhor show foi o do cantor de arrocha Pablo.

“Ele deu em todos eles. Quem pode dizer que arrastou público foi Pablo. O povo desceu junto em um momento ruim, neblinando; a multidão não estava nem aí”, afirmou. Na opinião de Marialvo, o arrocha ainda vai entrar no circuito nacional por ser um ritmo novo parecido com o bolero.

O trabalho dos blocos alternativos foi outro ponto positivo destacado pelo vereador. Também a participação da Quixabeira da Matinha mereceu elogios. Ele disse ter observado a participação em massa de moradores daquele distrito. “A juventude da Matinha esteve presente no bloco da Quixabeira”.

Sobre a queda da violência, Marialvo credita ao folião, que foi desarmado para o circuito da festa, e ao bom trabalho realizado pelas Polícias Militar e Civil.

Entre os pontos negativos da festa, Marialvo mencionou a liberação para vendedores com até quatro caixas de isopor em carros de mão, carregados de cerveja e refrigerante. Segundo ele, os carros tomavam muito espaço na avenida e acabaram prejudicando os foliões que estavam nos blocos ou brincando a Micareta.

“Eles colocavam várias caixas de isopor numa grade de ferro e tinha hora que você não conseguia se movimentar”, disse.

Micareta 2012: Vereador faz elogios à organização e críticas aos blocos, que sonegam tributos

“O prefeito Tarcízio Pimenta precisa ser parabenizado 10 vezes”, afirma o vereador David Neto, referindo-se à organização da Micareta 2012.

Segundo ele, foi uma das melhores já realizadas na cidade. “Pela primeira vez faltou espaço nas ruas para o folião pipoca, de tanta gente que participou da festa”, afirmou.

David Neto aproveitou a oportunidade para  criticar a posição de alguns blogueiros que postaram reportagens e vídeos criticando o prefeito por ter dançado ao lado das bailarinas do “É o Tchan”.

E alertou o Governo para a sonegação de tributos que, segundo ele, acontece da parte dos blocos.  “Os dirigentes dos blocos se sentem cheios de direitos, mas não querem ter deveres. Eles não pagam seus tributos por usarem o espaço municipal”, pontuou.

Micareta: “Me Leva Que Eu Vou”, bloco de inclusão social, é elogiado por Gerusa

Integrado por pessoas assistidas por programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura, o bloco “Me Leva Que Eu Vou” mereceu elogios da vereadora Gerusa Sampaio, na sessão desta terça-feira (24), por sua performance na Micareta 2012.

O bloco desfilou na avenida com cadeirantes, idosos, crianças e portadores de necessidades especiais. Sem cordas, os foliões especiais puderam acompanhar o trio comandado pela banda Chicaê.

“Ali é uma expressão, uma manifestação de amor, de superação daquelas pessoas que estão nas cadeiras de rodas; mães que levam seus filhos especiais, que vibram e dançam com muita alegria”, afirmou.

Gerusa informou que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, é que mantém o bloco Me Leva Que Eu Vou. “É preciso que a gente dê a este bloco mais visibilidade, porque ali sim é um exemplo de cidadania”, observa.

Micareta 2012: Bastinho elogia participação da Quixabeira da Matinha e Secretaria de Cultura

O desfile do bloco Quixabeira da Matinha foi um dos pontos altos da Micareta 2012, de acordo com o vereador José Sebastião – Bastinho. Em discurso na Câmara nesta terça (24), ele disse que o tradicional grupo do distrito criado com o desmembramento de Maria Quitéria vem fazendo um resgate do samba de roda na Bahia.

O vereador disse que para muitos esta cultura já havia caído no esquecimento, mas com o apoio da Prefeitura de Feira e de alguns empresários, “o bloco Quixabeira da Matinha veio ao circuito da Micareta e fez uma festa brilhante, sacudindo todos os foliões”.

Bastinho elogiou a atuação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer: “depois de muitos anos, consegue fazer o resgate da maior festa popular do interior do Brasil, com a contratação de grandes estrelas da música baiana para o folião pipoca, como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Margareth Menezes, Carlinhos Brown,  Netinho, entre outros.

O vereador afirmou que se sente feliz, “porque volta o brilho nos olhos dos foliões de Feira de Santana”.

Ausência de revista nos portões de acesso ao circuito da Micareta é alvo de críticas

Se não existe vistoria aos foliões, com uso do detector de metais, é desnecessária a fixação de portões de ferro nos acessos ao circuito Maneca Ferreira, durante a Micareta. A observação está sendo feita pelo vereador Frei Cal.

Em  discurso na Câmara Municipal, nesta terça-feira (24), ele disse que não participou da Micareta deste ano, mas obteve informações que os foliões não foram revistados pela Polícia Militar, nos portões que davam acesso ao circuito Maneca Ferreira.

Frei Cal informou que os portões foram comprados pela Prefeitura e instalados, pela primeira vez, no circuito da festa, na gestão do ex-prefeito José Ronaldo, quando o vereador Alcione Cedraz era secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Segundo o peemedebista, naquela época acontecia a revista policial nos foliões, que considera importante.  Para ele, este procedimento nos portões é mais uma maneira de oferecer segurança as pessoas que prestigiam a Micareta de Feira de Santana.

O vereador Lulinha disse que, independentemente dos policiais, a Prefeitura Municipal contrata fiscais para atuar nos portões. “Este ano, eu não vi fiscais. Será que  vão receber sem trabalhar?”, questionou.

Tourinho reprova, mas Angelo não vê excesso de Tarcízio em dança no trio 

Os vereadores de oposição ao Governo Municipal, Roberto Tourinho e Angelo Almeida, manifestaram opiniões diferentes sobre o vídeo postado na internet com a dança do prefeito ao lado das bailarinas do “É o Tchan”.

O vídeo que pode ser visto no You Tube teve grande repercussão. Enquanto Tourinho reprovou a atitude do chefe do Executivo, Angelo disse que não houve excesso da parte de Tarcízio.

Para o vereador Tourinho, o vídeo traz um prejuízo muito grande para Feira de Santana, “principalmente no momento em que o prefeito tem recebido bastantes orações de homens e mulheres de credibilidade no município”.

“Uma cena como esta é um atentado a imagem do homem público e, consequentemente, também a religiosos que desejam ver Feira de Santana no caminho do progresso e do desenvolvimento”, observa.

Angelo tem outra opinião. “Não creio que o prefeito mereça crítica por dançar no trio. Ele tem o direito de se manifestar. Ninguém pode lhe tirar esse direito”.

O vereador governista Reinaldo Miranda – Ronny cumprimentou o petista “pelo bom senso”.