Zé Neto participa do Encontro Nacional de Deputados Estaduais e Prefeitos do PT em Brasília. No Encontro também foi comemorado os 32 anos do PT

ze-neto-participa-do-encontro-nacional-de-deputados-estaduais-e-prefeitos-do-pt-em-brasilia-no-encontro-tambem-foi-comemorado-os-32-anos-do-pt“Nós somos Governo para realizar os sonhos do povo, e não para distanciá-los,” ressaltou Zé Neto

Nesta sexta-feira (10/02/2012), o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Neto, esteve na capital federal, Brasília, para participar do Encontro Nacional de Deputados Estaduais e Prefeitos do Partido dos Trabalhadores – PT, quando também foi comemorado os 32 anos da sigla. O objetivo é reunir as demandas e projetos de cada estado e unir forças para que a rápida concretização dos projetos. O evento foi realizado no Centro de Convenções Brasil 21 e prosseguiu até o sábado (11), contando com a presença de cerca de 400 parlamentares e prefeitos petistas.

Pela manhã, grupos de deputados e prefeitos foram divididos, de acordo com cada região do país, em auditórios. Em cada um, foram discutidos temas específicos de cada localidade. No auditório dos deputados estaduais da região Nordeste, a bancada do PT da Bahia foi representada por cinco parlamentares: Zé Neto, Fátima Nunes, Bira Corôa, Marcelino Galo e Zé Raimundo. No total, 32 deputados do Nordeste participaram do primeiro dia do Encontro.

Definições

Segundo o Secretário Nacional de Assuntos Institucionais do PT, deputado Geraldo Magela, a manhã de discussão não poderia ser válida se não houvesse gerado resultados. Assim, após as propostas levantadas pelos parlamentares para a continuação do desenvolvimento social e econômico da região Nordeste, definiu-se:

– Facilitar o contato das bancadas estaduais com o Diretório Nacional do PT;

– Criar um Fórum exclusivo de líderes (partidários e de governo) das bancadas petistas estaduais;

– Permitir participação desses líderes em reuniões do Diretório Nacional (a próxima reunião será em maio em Porto Alegre-RS), sendo que, no estado em que o Governo for petista, o líder do Governo também participará; e onde o Governo não for petista, apenas o líder partidário participará;

– Preparar reuniões de deputados estaduais e prefeitos com os ministros da sigla;

– Inserir o papel dos Estados no Pacto Federativo;

– Fortalecer o elo entre o Governo Federal e as bancadas estaduais do PT;

– Formar uma executiva para cumprimento de metas regionais, formada por seis deputados, sendo três homens e três mulheres, assim sugeridos e dependentes de aprovação pela maioria: Deputado Luis César Bueno (PT-GO) como coordenador geral da executiva; deputada Maria Tereza (PT-MG), membro pelo Sudeste; deputado Jailson Lima (PT-SC) pelo Sul; deputado Sinésio Campos (PT-AM) pelo Norte; deputada Conceição Vieira (PT-SE) pelo Nordeste e deputada Arlete Sampaio (PT-DF) pelo Centro-Oeste; e

– Criar um banco de dados de projetos e ideias dos deputados estaduais.

O deputado Luis César também sugeriu que seja feita uma moção convocatória para os deputados estaduais petistas, a fim de que estes participem da XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que acontecerá de 29 de maio a 1º de junho de 2012 em Natal-RN.

Para o líder do Governo e deputado Zé Neto (PT-BA), as reuniões nacionais de parlamentares devem ser retomadas. Zé Neto afirma que, como Governo, os parlamentares agora tem ainda mais responsabilidades por dever cumprir as ações dos movimentos sociais, a exemplo da prática do ex-presidente da República Lula e da atual presidenta Dilma Rousseff. “Eu proponho que sejam feitas mais reuniões como esta e que sejam convocados representações institucionais do Governo Federal. Nós somos Governo para realizar os sonhos do povo, e não para distanciá-los,” ressaltou Zé Neto.

O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) e o estadual Zé Raimundo (PT-BA) também participaram ativamente, discutindo o fortalecimento do legislativo estadual, o relacionamento com os parlamentares federais e o Governo e as eleições 2012.

Plenária e Comemoração dos 32 anos do PT

Durante a tarde, foi realizada uma grande plenária com deputados e prefeitos, na qual participaram da mesa a presidenta Dilma Rousseff e o presidente nacional do PT, Rui Facão e, às 18h30min, aconteceu o Ato em Comemoração aos 32 anos do Partido dos Trabalhadores com as presenças de ministros de Estado, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e membros do Diretório Nacional do PT.

Na oportunidade, os prefeitos do PT divulgaram a “Carta de Brasília”. Confira o conteúdo do documento clicando aqui.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).