Suzano Papel e Celulose atinge marca recorde de área fomentada certificada pelo FSC

A Suzano Papel e Celulose, dando continuidade à estratégia de expandir a atuação sustentável da empresa para todos os elos da cadeia sob sua influência registrou alta no processo de certificação florestal das áreas de fomento localizadas no Extremo Sul da Bahia. Nos dois últimos anos foram 59 certificações do FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), que também envolve os fornecedores do Programa de Fomento Florestal.

De 2009, quando a empresa estreou a modalidade no País com os fomentados certificados, o número saltou de três produtores para sete com certificação individual no Sul da Bahia. Essas certificações garantem a origem e condições adequadas do manejo florestal da madeira que abastece a produção de celulose da companhia.

Em 2011, a Suzano foi a primeira empresa do setor a criar um projeto de certificação em grupo para fomentados, com a orientação de consultores que apóiam os fomentados no processo de certificação, fornecendo informação e consultoria ao longo de todo o processo. “Naquele momento, a ideia surgiu para atender a demanda por aumento da área de fomento certificada e adaptar o projeto à realidade dos produtores locais”, diz Osni Sanches, gerente executivo de Operações Florestais.

Para ter o certificado FSC, os produtores precisam fazer investimentos em processos e na própria auditoria. Surgiu então a ideia de fazer isso em grupo, diluindo o investimento e ampliando a abrangência da certificação. Em julho do ano passado o primeiro certificado em grupo foi anunciado. Cinco fomentados foram reconhecidos em uma área de plantio de 3.200 hectares(terras na região de Mucuri e Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia). Em dezembro do mesmo ano, o segundo certificado coletivo para 12 fomentados foi anunciado. A área envolve o plantio de2.600 hectares.

Para este ano, a Suzano conta com três grupos recomendados para certificação, com a aprovação do processo já garantida e no aguardo apenas da expedição do documento do FSC. Esses grupos somam 35 fomentados em um total de 9.800 hectares. Do total de 61.021 hectares de fomento no Sul da Bahia, 12 mil estão certificados ou recomendados.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY and Latibex: XSUB) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 87 anos, com operações globais em aproximadamente 80 países. Atualmente, possui cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, e Mucuri, no Estado da Bahia. A operação da companhia está dividida em três unidades de negócios: Florestal, Celulose e Papel. Em 2010, com a definição de um novo posicionamento estratégico, sua atuação da ganhou duas novas frentes: energia renovável e biotecnologia.

Sobre o FSC

O Forest Stewardship Council® (FSC®) atesta o correto manejo das florestas baseado em princípios e critérios rigorosos que levam em conta boas práticas de uma empresa em relação aos aspectos sociais, ambientais e econômicos em seu manejo florestal. Para obter o selo, uma empresa deve oferecer padrões exemplares de conduta.

Com toda a sua linha de produtos com certificação FSC, a Suzano Papel e Celulose detém o maior escopo florestal com múltiplas certificações em todo o mundo, além de possuir o mais completo mix de produtos com o selo FSC do mercado e ser líder mundial na produção de celulose de eucalipto 100% certificada.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]