Segurança sob controle em Feira de Santana, segundo secretário Mizael Freitas. Confira notícias PMFS

seguranca-sob-controle-em-feira-de-santana-segundo-secretario-mizael-freitas-confira-noticias-pmfsCâmeras de monitoramento instaladas no centro e em alguns bairros da cidade têm registrado uma situação de normalidade, mesmo com a greve deflagrada pela Polícia Militar. A informação é do secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana.

As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas por diversos profissionais, diretamente da Central de Vídeo Monitoramento. Caso seja flagrado algum movimento que possa influenciar na segurança da população, afirma o secretário, são deslocadas equipes para realizar a segurança necessária.

Desde a última sexta-feira (03/02/2012), o policiamento do Município está sendo realizado pelo Exército, com o suporte da Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Companhia Independente de Polícia Especializada Litoral Norte (CIPE) em diversos pontos. “As câmeras estão integradas ao controle do sistema de Defesa Social pelo Exército Brasileiro.

Acompanhamos tudo que têm acontecido na cidade para garantir a segurança da comunidade a todo instante”, assegura o secretário de Prevenção e Violência.

Cadastro para Nota Fiscal Eletrônica até dia 29

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica já está sendo emitida por contribuintes de Feira de Santana desde o dia 1º de fevereiro. O novo sistema, implantado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), em janeiro deste ano, permite mais agilidade e segurança na emissão do documento. A implantação do sistema é obrigatória, como lembra o secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves. O contribuinte que não se cadastrar ficará impedido de emitir qualquer tipo de documento.

Os contribuintes do ISS e prestadores de serviços têm até o dia 29 de fevereiro para realizaram o cadastramento na sede da SEFAZ, instalada no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF), na Rua Barão de Cotegipe. A partir de 1º de março a emissão da nota através do sistema eletrônico passa a ser obrigatória.

Conforme Wagner Gonçalves, até o momento já foram emitidas 73 notas fiscais eletrônicas. “O comprovante de realização de serviços passará ser emitido online com mais rapidez. Os cálculos de valores serão feitos pelo sistema, desta forma não havendo possibilidades de erros, dentre outras vantagens. Vale ressaltar que este sistema oferece segurança para o consumidor, que receberá um e-mail posteriormente para confirmação da realização do serviço”, destaca o secretário municipal.

Bonfim de Feira receberá melhorias

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, em parceria com as secretarias municipais de Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Planejamento, vão executar ações conjuntas no distrito de Bonfim de Feira. Os secretários das respectivas pastas estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (07/02/2012) para diagnosticar os problemas e buscar soluções eficazes para a localidade.

Segundo o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, o principal objetivo é integrar as secretarias para executar os serviços emergenciais em Bonfim de Feira. “Os moradores do distrito de Bonfim de Feira serão beneficiados com esgotamento sanitário, que é uma solicitação antiga da comunidade. O projeto do esgotamento sanitário já está pronto e deverá ser executado em breve, melhorando assim a saúde e qualidade de vida da comunidade local”, explica.

Para o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, as melhorias para o distrito são essenciais para o bom desenvolvimento da localidade. “Identificamos os locais que precisam de criação de pontos de luz e manutenção dos braços de luz existente no distrito. Através desta ação conjunta vamos realizar serviços nas áreas de limpeza pública, iluminação e saneamento básico”, frisa. Estiveram presentes no encontro também os secretários municipais Carlos Alberto Firpo (SEDUR) e José Marconi (SEPLAN).

Maestro Miro inscreve para 16 cursos

As inscrições para as oficinas artísticas e culturais do Programa Arte de Viver, desenvolvido no Centro de Cultura Maestro Miro, continuam abertas até esta sexta-feira (10/02/2012). As pessoas interessadas em participar de um dos 16 cursos oferecidos podem fazer a inscrição das 8h às 12h e das 14h às 16h30.

Em 2012 o programa oferece os seguintes cursos: Teatro Infantil, Teatro Adolescente, Teatro Adulto, Teatro Melhor Idade, Dança Flamenca, Dança de Salão, Dança Afro, Dança Terapia, Dança do Ventre, Jazz Dance, Balé, Dança Tribal, Artes Plásticas, Canto/Coral, Violão e Teclado. Segundo o assistente administrativo do Maestro Miro, Aelson Mata, qualquer pessoa pode participar de um dos cursos.

“Estamos esperando a presença de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Oferecemos cursos para todas as faixas etárias e esperamos uma grande demanda”, disse. Para efetuar a inscrição é necessário apresentar fotocópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. A inscrição de crianças deve ser feita por um responsável e a certidão de nascimento é aceita. As aulas serão iniciadas no dia 12 de março. Mais informações através do telefone (75) 3614- 8410.

SAMU atenderá 28 municípios a partir de março

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Feira de Santana vai estender a atuação do órgão para mais 27 municípios que integram a microrregião. Com a perspectiva de implantação da regionalização do SAMU, prevista para ocorrer em março, 25 unidades móveis serão utilizadas para atender os chamados da população. A frota será composta por seis Unidades de Suporte Avançado (USA), que funcionam como UTI

móvel, e 19 Unidades de Suporte Básico. De acordo com a coordenadora do SAMU, Maíza Macedo, 12 ambulâncias irão permanecer em Feira de Santana e 13 serão distribuídas entre os municípios da microrregião.

“Em nossa sede, serão disponibilizadas nove USB e três USA. As demais ambulâncias estarão centradas em determinados municípios onde serão instaladas bases. Caberá a estes municípios atender a população dos municípios circunvizinhos”, explica.

Ainda de acordo com Maíza Macedo, a base do SAMU de Feira de Santana passará por uma pequena adaptação, para que o atendimento à demanda da microrregião ocorra com tranquilidade, mesmo sendo de forma provisória. “A sala de regulação será ampliada e mais profissionais deverão trabalhar no setor. Uma nova sede do SAMU será construída pelo Governo do Estado na área ao lado do Hospital Estadual da Criança. O SAMU regional deverá entrar em funcionalidade enquanto ela não ficar pronta”, salienta.

Segundo a coordenadora do SAMU, médicos, técnicos de enfermagem, técnicos auxiliares da regulação médica, condutores e supervisores de frota estão sendo instruídos sobre a regionalização do órgão. “Estamos reunindo separadamente as categorias para apresentar as atribuições de cada uma dentro da regionalização. Neste mês, iremos reunir todos os profissionais do SAMU para fazer uma explanação geral do funcionamento do serviço enquanto regional”, pontua.

Além de Feira de Santana, a regionalização do SAMU vai garantir a prestação do serviço nos seguintes municípios: Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Candeal, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Tanquinho, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Mundo Novo, Nova Fátima e Pé de Serra.

Defesa Civil presta assistência em incêndio

Um princípio de incêndio atingiu a cozinha de uma residência no conjunto Feira X, no início da tarde desta terça-feira (07/02/2012). O imóvel fica situado no caminho J 18, Rua B. O fogo atingiu o forro de gesso e telhado, quebrou o vidro de uma janela basculante e queimou um armário de madeira. Os próprios moradores contiveram o incêndio com o auxílio de extintores, mas solicitaram o apoio da Defesa Civil através da Central Disque Denúncia (CDD) 156.

O coordenador do órgão, Luiz Américo Soares, orientou os proprietários da casa a registrarem uma queixa na Polícia Civil para que prepostos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizem uma perícia no local. “Como a casa está no seguro, o laudo será informado à seguradora. O dono da casa relata que o fogão não tinha chamas e, portanto, é necessária uma perícia detalhada para observar as instalações elétricas ou algo semelhante que tenha ocasionado este incêndio”, comenta Américo.

Ele acrescenta que a comunidade sempre deve buscar noções de prevenção a incêndios, inclusive através do 2º Grupamento de Bombeiros ou da Defesa Civil. Em casos envolvendo objetos de madeira ou eletrodomésticos, o extintor mais recomendando é o de pó.

O proprietário da residência e comerciante, Jailson Lima, diz que estava almoçando no momento do incêndio. “Assim que vimos fomos pegar o extintor do carro e os vizinhos ajudaram a gente. Reformei a casa há dois meses e jamais esperava que isso acontecesse”, afirma.

Água encanada chega a Lagoa do Mendes

O desejo de ver chegar água encanada nas residências foi concretizado para 29 famílias que moram na localidade Lagoa do Mendes, no distrito de Humildes, que comemoraram a entrega da extensão da rede de água, na noite desta segunda-feira (06/02/2012). A intervenção foi realizada com recursos próprios do Município e resultou na tubulação de 310 metros de rede.

Há mais de quarenta anos convivendo com a longa espera de ver a água escorrer pelas torneiras de sua casa, a moradora Maria de Lourdes Silva, 52 anos, relata como era a vida diária. “Todos os dias eu tinha que caminhar até a casa de vizinhos que têm reservatórios para conseguir uma pequena quantidade e transportar sobre a cabeça vários baldes. Atualmente trabalho como lavadeira, então, dependo de água também para ganhar dinheiro. Finalmente nossa labuta chegou ao fim”, comemorou.

Para o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, o atendimento à solicitação da comunidade de Lagoa do Mendes representa uma grande satisfação. “Os antigos poços artesianos que abasteciam a sede do distrito de Humildes ficavam nesta localidade. Os moradores sabiam que a água partia daqui, mas até então não podiam usufruir desse bem. A entrega desta obra nos deixa feliz, pois a comunidade há tempos esperou por isso”, destacou.

Na oportunidade, o ex-vereador José Neri observou que o prefeito Tarcízio Pimenta tem dispensado atenção especial às necessidades do homem da zona rural. O vereador José Marques de Messias destacou os avanços conquistados pelo distrito ao longo de três anos, como a implantação da policlínica, de postos de saúde, além de casa lotérica e agência bancária, duas reivindicações que foram intermediadas pelo Governo Municipal. O vereador Antônio Francisco Neto, por sua vez, considerou que a localidade de Lagoa do Mendes está bem servida, com rede de água e rede de energia.

O prefeito Tarcízio Pimenta lembrou que a comunidade de Lagoa Mendes ficou privada por muito tempo de um benefício. “A conquista de hoje é um direito de vocês. Agora todos terão água, um bem que propicia a limpeza, a saúde e é necessário para nossa própria sobrevivência”, ressaltou. A entrega da extensão da rede de água em Humildes foi acompanhada também pelos secretários de Comunicação Social, Fabrício Almeida, de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, além do administrador do distrito, Edson dos Santos.

Saúde e qualidade de vida no Corredor do Guedes

A felicidade pela chegada da água encanada no Corredor do Guedes, distrito de Humildes, foi expressada de várias formas pelos moradores da localidade, durante a entrega da extensão da rede de água, na noite desta segunda-feira (06/02/2012). Com poucas palavras, a dona de casa Maria da Conceição Santos, 47 anos, traduziu a felicidade que sente.

“Contar com água encanada em casa é uma grande vitória, uma bênção de Deus. Somente aqueles que passaram anos sem verem uma gota de água escorrer por uma torneira sabem o que isso significa e podem imaginar a imensa alegria que invade nossos corações. A sensação é indescritível, estou muito feliz e já planejando plantar hortaliças para uso próprio”, revelou.

Para quem nasceu e cresceu na localidade Corredor do Guedes, como é o caso da lavradora Zélia de Oliveira Gomes, 55 anos, a chegada da água representa qualidade de vida. “É um grande avanço para nossa comunidade, que sofria muito nos tempos de estiagem e só faltava mesmo beber lama, já que as cisternas dos vizinhos ficavam praticamente secas. Agradeço primeiramente a Deus, e depois ao prefeito Tarcízio Pimenta, por atender nosso pedido e tornar possível o líquido que é fonte de vida dentro de nossas casas”, frisou.

Segundo o morador Celestino Oliveira Teixeira, 49 anos, a data jamais será esquecida. “Este dia entra para sempre na nossa história, pois hoje comemoramos uma conquista que nos trará benefícios até os nossos últimos dias de vida. A água chegou para mudar nossa triste realidade. Já não tínhamos mais esperança, pois foram vários os que prometeram. Hoje estamos realizando um sonho”, considerou.

Na comunidade do Corredor do Guedes foram instalados 2.300 metros de tubulação de rede de água. A intervenção foi realizada com recursos próprios do Município.

Melhorias em equipamentos públicos do Município

Mais dois equipamentos públicos do Município estão sendo recuperados pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos. Os serviços concentram-se na Praça Dois de Julho, localizada na rua Filinto Bastos (antiga Rua de Aurora), na Barroquinha, e a praça situada em frente ao Complexo Policial Investigador Bandeira, no conjunto Jomafa.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a revitalização dos espaços atende a solicitação da comunidade e visam proporcionar uma nova opção de lazer, em um ambiente muito mais agradável.

“Estamos realizando diversas melhorias nos locais, como capinação, varrição, poda de árvores, recuperação e pintura dos canteiros, construção de bancos e rampas para garantir a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, plantio de novos vegetais, substituição de lâmpadas, dentre outros”, aponta.

Alexandre Monteiro acrescenta que “o objetivo é transformar as praças da cidade em centros de convivência”. As intervenções no Jomafa incluem ainda a pavimentação asfáltica da Rua A, com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) e sinalização da via pública. Outros equipamentos que passaram por intervenção da Prefeitura recentemente foram as praças do Sítio Novo, Tiradentes (Praça do Gastão), Mário do Som e Vitória, ambas localizadas no bairro Lagoa do Subaé.

Governo solidário à família de advogado

O Governo Municipal presta solidariedade aos familiares do advogado e conciliador da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON), Itaracy Pedra Branca, pelo seu falecimento na madrugada desta terça-feira (07/02/2012). Ele veio a óbito no Hospital Português, em Salvador.

Em razão do falecimento, as duas unidades do PROCON, localizadas no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF) e avenida Maria Quitéria, suspenderam todas as atividades nesta terça-feira. Segundo o superintendente do órgão, Rafael Pinto Cordeiro, os funcionários querem prestar a última homenagem ao servidor.

O velório acontece nesta manhã, na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), e o sepultamento no Cemitério Piedade. Antes de atuar no Direito, Itaracy foi radialista na década de 50. Além disso, se dedicou ao comércio como empresário do ramo têxtil.

O advogado ocupou, ainda, cargos públicos nas esferas municipal e estadual. Foi vereador e secretário municipal de Turismo por duas vezes, além de diretor do Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial (CEDIN) e juiz conciliador na Vara de Pequenas Causas no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]