Sábado tem reggae no Mercado de Artes Popular em Feira de Santana. Confira notícias da PMFS

O público pode começar se preparar para mais uma tarde regada a muita música, animação e cultura regional no Mercado de Arte Popular (MAP). Neste sábado (11/02/2012), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) dá início a mais uma edição do projeto “No Map Todo Sábado é Show”.

A grade de fevereiro será aberta, a partir das 11 horas, com o Pré-Carnaval do MAP. O público vai conferir shows dos cantores de reggae Jorge de Angélica e Gilsan e o melhor do axé music com o cantor feirense Paulo Bindá.

“Atendendo a pedidos dos comerciários e do público estendemos o horário das apresentações que, a partir deste sábado, passam a acontecer até as 15h30. O projeto foi sucesso de público durante o mês de janeiro”, destaca o secretário municipal Magno Felzemburgh (Setdec).

No dia 18 será a vez da banda gospel Unidade Planta de Zaire levar o melhor do reggae evangélico ao palco do Mercado de Arte Popular. O encerramento do projeto será com os cantores Libu do Reggae e Beto Maravilha.

Último dia para inscrição no Protejo

Jovens interessados em participar do Projeto de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) tem até esta sexta-feira (10/02/2012), às 18 horas, para efetuar a inscrição na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), situada na rua Castro Alves, 1038, Centro.

Os interessados devem apresentar originais e cópias do RG, CPF, Certidão de Nascimento e comprovante de residência. As inscrições são gratuitas. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O processo de seleção será realizado através de análise de perfil, entrevista, avaliação da situação do candidato, prova documental e visitas domiciliares.

O projeto vai contemplar 200 jovens, com idade entre 15 e 24 anos em situação de risco e vulnerabilidade social ou em conflito com a lei e que residam no conjunto Feira X e adjacências ou no George Américo e adjacências. Os beneficiados passarão por Percurso Social Formativo (PSO) e receberão bolsa mensal no valor de R$ 100.

Durante 12 meses os selecionados cumprirão 800 horas em oficinas, cursos e atividades culturais, esportivas, educacionais para que se tornem disseminadores da cultura de paz em suas comunidades.

Unidades de saúde mantêm funcionamento

Todas as unidades de saúde que integram a Rede de Atenção Básica estão funcionando normalmente em Feira de Santana. Tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) estão mantendo o funcionamento das 8h às 16 horas. Nos bairros considerados de risco, o patrulhamento continua sendo intensificado por soldados do Exército, com suporte de outros militares e da Guarda Civil Municipal.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Daniele de Oliveira, as unidades situadas em áreas que têm registrado maiores índices de violência receberam a recomendação de atender com os portões fechados. “Em bairros mais violentos, como Oyama, Sítio Matias, Rocinha, Panorama e Francisco Pinto, as unidades estão funcionando com os portões fechados, mesmo contando com uma atenção especial do patrulhamento do Exército. Com portões fechados, profissionais e pacientes sentem-se mais seguros”, ressalta.

Daniele de Oliveira esclarece, ainda, que médicos dos PSF e UBS não trabalham sob escala de sobreavisos. “Esse tipo de escala não faz parte da rotina da Atenção Básica. O médico que trabalha de sobreaviso geralmente presta atendimento de média e alta complexidade, o que não caracteriza os tipos de serviços oferecidos em PSF e UBS”, explica.

Ela assegura que todos os procedimentos continuam sendo disponibilizados nas unidades, mesmo havendo uma redução na demanda de pacientes. “Embora tenha diminuído o fluxo de pacientes, devido ao clima de insegurança provocado pela greve da Polícia Militar, todos os serviços estão mantidos. Os atendimentos clínicos, de enfermagem e odontológicos, assim como os serviços de imunização, estão sendo prestados à comunidade normalmente”, afirma.

Em reunião realizada na última segunda-feira (6) com o comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente coronel Rogério Matos Santos, prefeito Tarcízio Pimenta, secretários Getúlio Barbosa (Saúde) e Mizael Freitas (Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos), e o coordenador médico do Programa de Saúde da Família (PSF), Keilon Sampaio, foi traçado o mapeamento das localidades que estão recebendo reforço no patrulhamento.

Na relação dos bairros que recebem atenção especial também estão: George Américo, Rua Nova, Cidade Nova, Feira X, Tomba, Baraúnas, Rocinha, Conceição, Pedra do Descanso, Santo Antônio dos Prazeres, Aviário, Sérgio Carneiro, Fraternidade e Jussara.

Verão no Parque em nova data

A programação do Projeto Verão no Parque, que acontece no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, foi adiada para o próximo dia 26 de fevereiro. A medida, segundo o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, visa primar pela segurança da população. “É uma ação que envolve um grande número de pessoas, com inúmeros serviços, e o apoio policial é indispensável. Com a nova data haverá mais segurança para as pessoas se deslocarem de suas casas para participar do evento”, destacou.

Dentre as atividades programadas para a 4ª edição do projeto estão: distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, a apresentação teatral da peça “A Floresta de Mariquita”, bem como oficinas com materiais recicláveis, exibição de vídeos educativos ambientais e brincadeiras com a criançada.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), em parceria com as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Transportes e Trânsito (SMTT), Educação e Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

O último domingo do Verão no Parque, no dia 26, também será marcado pela final do Concurso Feira Cresce, a Gente Cuida. O concurso de redação conta com a participação de alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com faixa etária entre 11 e 14 anos das redes pública (municipal e estadual) e particular. Os estudantes que produzirem os melhores textos serão premiados.

Os trabalhos podem ser entregues na Secretaria Municipal de Educação até o dia 23 de fevereiro. O aluno que conquistar o primeiro lugar receberá um notebook. Já o segundo lugar ganhará um kit contendo três livros de literatura, enquanto o terceiro lugar receberá dois livros de literatura.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]