Revista Virtual Brazilian Anthropology abre inscrições para publicação de artigos científicos, com as linhas temáticas Patrimônio e Museus

Encontram-se abertas as inscrições de artigos para o dossiê PATRIMÔNIO & MUSEUS a ser publicado no volume 9, número 2 da Revista VIBRANT (Virtual Brazilian Anthropology), em dezembro de 2012, cuja curadoria será dos professores Antonio A. Arantes (UNICAMP) e Antonio Motta (UFPE). A iniciativa busca responder a demandas e desafios contemporâneos nesse campo de reflexão e atuação profissional.

Memórias e identidades plurais, ligadas a grupos específicos que ascendem à condição de sujeitos de direitos na cena pública, matizam o campo museal e patrimonial na atualidade. Além disso, o desenvolvimento da tecnologia digital dá margem a inovações, em particular quanto à produção, conservação, sistematização e disseminação de informações sobre os mais diversos tipos de acervos, possibilitando inclusive a criação dos museus digitais. Preservação e musealização enfrentam também novas questões em decorrência de sua inserção em programas de desenvolvimento humano e social, em ações afirmativas, em projetos socioambientais e comunitários.

Novos sujeitos, novas tecnologias e novos usos da museologia e da preservação significam novas questões e desafios para a antropologia, a arqueologia e a museologia, assim como o desenvolvimento de abordagens multi e interdisciplinares, justificando a criação de bases institucionais e atividades acadêmicas especificas.

“Convidamos pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa no país a enviarem artigos abordando questões metodológicas, teóricas e práticas sobre os temas propostos e correlatos. Os trabalhos devem ser redigidos em língua inglesa, francesa ou espanhola. Para a apreciação dos assessores, contudo, serão aceitos trabalhos redigidos em português, cuja tradução, em caso de serem aprovados, ficará sob a responsabilidade dos autores. Recomenda-se que a tradução seja realizada pelos tradutores credenciados pela Vibrant. As instruções completas para formatação dos textos estão disponíveis no link Instruções para autores e a propostas serão aceitas até 31 de Abril de 2012.”

As instruções completas para formatação dos trabalhos estão disponíveis no link Instruções para autores.

Os autores devem submeter os seus trabalhos aos editores-convidados deste dossiê, Antonio Augusto Arantes Neto ([email protected]), e Antonio Motta ([email protected]) e à Vibrant ([email protected]).

*Virtual Brazilian Anthropology é uma revista semestral publicada pela Associação Brasileira de Antropologia.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]