Primeira morte de meningite tipo C de 2012 registrada na Bahia

A primeira vítima da meningite tipo C este ano, na Bahia, morreu na segunda-feira (13/02/2012), segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A vítima era um homem de 28 anos que morava em Salvador. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) reforça o alerta à população sobre a doença e destaca a importância da vacinação.

“A meningite é uma doença grave que pode ser provocada por vírus, bactérias e micro-organismos, e acometer qualquer indivíduo, de qualquer idade. As transmissões ocorrem de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias. Por isso, todo cuidado é pouco! É preciso que todas as medidas sejam tomadas para evitar que o surto da doença no Estado aumente e novos casos sejam registrados. A vacina é a melhor forma de prevenção”, declara a parlamentar.

A doença ocorre por conta de uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central, chamadas de meninges. Existem dois tipos de origem da meningite: viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, e bacteriana, considerada mais grave do ponto de vista clínico. Uma forma contagiosa é causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar; outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente.

Este ano, a Sesab já registrou 13 casos da meningite tipo C na Bahia, com apenas uma morte. Em 2011, a doença matou 125 pessoas no Estado. O número é menor que em 2010, quando a doença causou 145 óbitos. O total de casos confirmados de meningite até a 52ª semana epidemiológica (encerrada em 31 de dezembro de 2011) foi de 1.267 em toda a Bahia.

Deste total, 425 (34%) foram de origem bacteriana, 649 (51,2%) virais, 166 (13,1%) não especificadas e 27 (2%) de outra etiologia. Entre as bacterianas, a Meningocócica registrou com 182 casos e 57 óbitos, e a meningite por Haemophillus influenzae 11 casos e um óbito. Conforme boletim divulgado pela Secretaria, os casos de meningite ocorreram em 61 municípios.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]