Governo Tarcízio Pimenta investe em melhorias na rede municipal de ensino de Feira de Santana e promove eventos educacionais e esportivos

Governo Tarcízio Pimenta investe em melhorias na rede municipal de ensino de Feira de Santana e promove eventos educacionais e esportivos.

Ao retornar às aulas no dia 23 de fevereiro, milhares de alunos da rede municipal de ensino vão encontrar as escolas totalmente reformadas e com uma infraestrutura muito mais confortável. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, está recuperando 13 escolas municipais situadas no Campo Limpo, Mangabeira, Caseb, Três Riachos e outras localidades.

Em três anos o Governo Municipal já reformou mais de 170 escolas. Uma das unidades de ensino contempladas com as melhorias é a Escola Municipal Judith Alencar Marinho, situada na rua Senai, bairro Campo Limpo. A instituição recebeu pintura interna e externa, forro em PVC, reparos nas instalações hidráulica e elétrica, piso no pátio, substituição de fechadura, retelhamento e ampliação do muro e portão.

“Nossa escola está bem melhor, tanto que os pais têm elogiado a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana. Ficou ótimo depois que foram feitos todos os serviços de recuperação”, assegura a diretora da escola, Luciene Azevedo. A escola também vai receber jardim e recuperação do parque infantil.

Outra unidade beneficiada com o investimento é a Ester da Silva Santana, localizada na rua Tupinambá, bairro Mangabeira. Nesta unidade o Governo Municipal substituiu o piso, colocou revestimento nas paredes, forro em PVC e executou reparos nas redes hidráulica e elétrica e o retelhamento, além de construir novos banheiros masculino e feminino.

“A gente vinha solicitando esta reforma há muito tempo. Depois que a obra for concluída vai melhorar muito, tanto para os professores quanto para os alunos”, comenta a vice-diretora da escola, Ivana Pinheiro.

A unidade atende 351 alunos do 1º ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino, enquanto a Escola Municipal Judith Alencar conta com 180 estudantes da Educação Infantil nos dois turnos.

Semana de adaptação no Colégio Militar; Aula inaugural para os novos alunos nesta segunda-feira

O Colégio da Polícia Militar Diva Portela, localizado no Campo Limpo, vai promover “A Semana de Adaptação”, a partir desta segunda-feira (06/02/2012). A iniciativa visa desejar boas vindas para os alunos novos e, sobretudo, orientá-los sobre o regimento da instituição. A programação é para os estudantes, pais, professores e a direção do colégio.

Conforme o diretor da instituição, major Ebenezer Tuy, na oportunidade os alunos da casa farão uma avaliação do desempenho na escola e os que se matricularam em 2012 serão informados sobre o regimento escolar, horários de chegada e saída, cortes de cabelo, fardamento, dentre outros.

“O CPM tem um colegiado diferenciado. A instituição tem regras e elas devem ser cumpridas. Nós formamos os alunos com o propósito de seguirem a carreira militar”, ressalta Ebenezer Tuy.

Ele acrescenta que o compromisso com a lealdade, respeito ao patriotismo e disciplina de comportamento são apenas algumas das exigências que devem ser obedecidas pelos alunos.

“Eles têm que ter entendimento cívico e comportamento adequado”, reforça.

No Colégio da Polícia Militar, os alunos aprendem a cantar os hinos Nacional e de Feira de Santana, por exemplo.

“Todos os dias, antes das atividades, são entoados os hinos”, destaca Tuy.

A instituição é direcionada para alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Programação

Dia 06/02

  • 8h às 10 horas – Aula inaugural com direção, professores, alunos novos e pais.
  • 10h30 às 12 horas – Reunião com direção, pais e alunos veteranos.
  • Local: CDL

Dias 07, 08, 09, 10/02

  • 7h às 12 horas – Treinamento para alunos novos.
  • Local: CPM

Dia 07/02

  • 19 horas – Aula inaugural do noturno.
  • Local: Auditório da Igreja dos Mórmos (Próximo a Afas)

Parque Servilha contemplado com PSF; Imóvel no Campo do Gado Novo está sendo totalmente adaptado

As ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes serão reforçadas no loteamento Parque Servilha, localizado no bairro Campo do Gado Novo, com a implantação de uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF). O imóvel onde será implantado o PSF está sendo totalmente adaptado e deverá ficar pronto nos próximos dias.

Enquanto prossegue a execução dos serviços, os moradores da localidade aguardam com muita expectativa ver o PSF em pleno funcionamento e já comemoram os benefícios.

“Agora posso encontrar atendimento médico pertinho de casa. Isso representa uma grande vitória para todos nós, pois antes tínhamos que nos deslocar até a unidade do Campo do Gado Novo, subindo várias ladeiras até finalmente chegar ao PSF”, revela a costureira Maria José da Silva, 58 anos, que há 25 anos reside na rua Luís Servilha, onde funcionará a unidade.

Mãe de três crianças, a moradora Suzi Vânia do Nascimento considera a implantação do PSF um grande avanço.

“Estamos felizes em contemplar a chegada de um posto de saúde no Parque Servilha. A unidade vai trazer muitos ganhos para todos os moradores, principalmente para aqueles que são pais e têm crianças pequenas em casa. Teremos agora a garantia de um melhor acompanhamento da saúde de nossos filhos”, considera.

O PSF Parque Servilha já recebeu pintura interna e reparos na rede elétrica. Na sala de vacina, as paredes ganharam revestimento em azulejo. A unidade também já conta com todo o mobiliário, que serão utilizados nos consultórios médico e de enfermagem e nas demais salas.

“Os últimos ajustes serão executados e esperamos que dentro de 15 dias o serviço de padronização seja concluído”, prevê a chefe da Divisão de Administração e Manutenção das Unidades de Saúde, Elizama Mendes.

Volta às aulas na rede municipal no dia 23 de fevereiro; Alunos vão ganhar kit de fardamento e material escolar

Volta às aulas tem sinônimo de reencontro, descoberta e emoção. Na Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana, este retorno – dia 23 – também será marcado no ano de 2012 pela garantia de mais comodidade e conforto. Todos os alunos das escolas municipais vão receber o kit fardamento e o kit material escolar, uma medida do Governo Municipal que visa oferecer melhores condições e satisfação às crianças e adolescentes.

Os kits de fardamento são compostos de duas camisetas com mangas, uma bermuda, um par de tênis, dois pares de meia e ainda uma mochila. A distribuição será feita em cada uma das 207 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os estudantes vão receber kits de material escolar personalizados de acordo com a série em que estudam porque eles são compostos pelos itens necessários para suas atividades. O kit de Educação Infantil é composto por um caderno de ortografia, quatro lápis pretos, um caixa de lápis de cor, uma borracha branca, um apontador para lápis, um tudo de cola, um estojo de hidrocor, uma caixa de giz de cera, um estojo, uma caixa de massa de modelar, uma caixa de tinta guache, uma tesoura sem ponta, um pincel número 12.

Já o kit para o Ensino Fundamental das séries iniciais, além dos itens descritos acima, contém ainda seis cadernos brochuras e uma régua. Para o Ensino Fundamental séries finais, os cadernos brochuras são substituídos por cadernos universitários e os alunos recebem também canetas azuis, pretas, vermelhas, um compasso escolar, um gabarito geométrico e todos os outros materiais.

O prefeito Tarcízio Pimenta explica que o investimento deve resultar numa escola pública melhor preparada para receber o aluno da rede municipal de ensino.

“Nossos estudantes merecem frequentar uma escola pública digna, com todos os recursos necessários para uma aprendizagem de qualidade. O fardamento e os kits escolares vão proporcionar melhores condições não apenas aos alunos como também às famílias”, atesta o prefeito.

Exército garante a segurança no Joia; Fluminense e Vitória da Conquista jogam pela 6ª rodada do Baianão

A segurança dos torcedores que irão acompanhar o jogo entre o Fluminense e Vitória da Conquista, na tarde deste domingo (05/02/2012), no Estádio Municipal Alberto Oliveira (Joia da Princesa), será garantida por soldados do 35º Batalhão de Infantaria. Policiais militares, guardas municipais e militares da Força Nacional de Segurança também irão reforçar a segurança no local.

Uma vistoria na área interna e externa do estádio foi realizada na manhã deste domingo, pelo tenente coronel do 35º BI, Rogério Matos dos Santos e major da PM, Márcio Mazza. A ação foi acompanhada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e diretor de Esportes, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos.

De acordo com o tenente coronel Santos, um efetivo formado por aproximadamente 200 homens, dentre policiais militares, guardas municipais, tropas do Exército e militares da Força Nacional, irá atuar no Joia da Princesa.

“Foi analisado nesta vistoria a estrutura do estádio, para que possamos distribuir da melhor forma o efetivo, e assim contribuir para que a partida transcorra com tranquilidade. Os militares da Força Nacional vão permanecer em Feira de Santana após o jogo”, informou.

Na oportunidade, o diretor de Esportes Wilson Passos destacou a recuperação das condições do gramado do Joia da Princesa.

“O tratamento que realizamos com a implantação de areia lavada começa agora a apresentar resultados. Como já foi explicado, o tratamento exige uma demanda de tempo maior para a grama crescer. Acredito que em 15 dias, no máximo, o gramado cobrirá totalmente o campo”, ressaltou.

A sexta rodada do Campeonato Baiano 2012 em Feira de Santana acontecerá às 17h.

Campo do Osso vai ganhar alambrado; Melhorias em equipamento situado no Jardim Cruzeiro

As instalações do Campo do Osso, situado no bairro Jardim Cruzeiro, próximo ao Estádio Municipal Alberto Oliveira (Joia da Princesa), receberão a intervenção do Governo Municipal. Atendendo as solicitações dos moradores adeptos do futebol do Jardim Cruzeiro e bairros circunvizinhos, como Barroquinha, Rua Nova e Baraúnas, a Prefeitura de Feira de Santana vai instalar alambrado e realizar a terraplagem do campo.

O anúncio foi feito na manhã deste domingo (05/02/2012) pelo prefeito Tarcízio Pimenta e diretor de Esportes, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos, durante a interrupção de uma partida de futebol no campo e comemorada pelos participantes.

De acordo com o presidente da Associação de Futebol da Barroquinha, Gutemberg Bacelar, a instalação do alambrado, assim como a nivelação da área do campo são reivindicações antigas dos moradores.

“Várias vezes solicitamos estes serviços aos gestores municipais anteriores, que prometeram e não cumpriram. Ficaremos aguardando e torcendo para que o prefeito Tarcízio Pimenta entregue o campo com estas melhorias logo em breve”, ressaltou.

Para Emerson Simões Pereira, que também é um dos usuários do espaço, o alambrado em volta do campo vai ajudar a evitar muitos problemas.

“A bola utilizada durante as partidas muitas vezes cai sobre o telhado de vizinhos ou atinge veículos que circulam nas ruas transversais. Com a instalação do alambrado, não teremos que conviver mais com essas situações”, destacou.

Segundo o diretor de Esportes, Wilson Passos, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento deverá visitar o Campo do Osso nos próximos dias, para elaborar o projeto de melhorias do espaço e assim dar início ao processo licitatório.

Poluição sonora lidera chamados da Central 156; O serviço recebeu 19 solicitações referentes ao assunto

A maior demanda de solicitações registradas pela Central Disque Denúncia (CDD) neste final de semana está relacionada à poluição sonora automotiva. De zero hora de sábado (04/02/2012) até o meio dia deste domingo (05/02), o serviço recebeu 19 solicitações referentes ao assunto. Ao todo, 50 chamados foram registrados no período através do número 156, disponível à comunidade durante 24 horas para receber solicitações ou denúncias.

Para atender as solicitações referentes à poluição sonora automotiva, explica a operadora Renata Silva dos Santos, é deslocada até o local da denúncia uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) e prepostos da Guarda Civil Municipal.

“A demanda neste fim de semana foi grande, mas sempre estamos buscando atender todos os pedidos da comunidade”, ressalta.

Ainda de acordo com Renata Silva, outras solicitações que apresentam também um maior número de registros nos finais de semana estão relacionadas a acidentes de trânsito. “Na manhã deste domingo, a Central recebeu três chamados referentes a este assunto. Os acidentes ocorreram nas avenidas Presidente Dutra e João Durval Carneiro e também no conjunto Feira X. Nestas ocorrências, de imediato acionamos a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT)”, explica.

A Central Disque Denúncia está instalada na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). Através do número 156 também podem ser solicitados serviços públicos necessários para melhoria da qualidade de vida da população, como a retirada de lixo e entulho, remoção de animais mortos e poda de árvores, solicitações que lideram os chamados de segunda a sexta-feira.

Adiada Audiência Pública da Setdec; Cursos de programa social para 1.515 famílias

A Audiência Pública que seria realizada nesta segunda-feira (06/02/2012), para apresentação do cronograma e a pré-matrícula para os cursos profissionalizantes do programa Brasil Sem Miséria, foi adiada devido à greve dos policiais militares. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, estava marcado para as 7h30, no Complexo Esportivo Oyama Pinto.

De acordo com o secretário da Setdec, Magno Felzemburgh, será divulgada uma nova data para realização da Audiência Pública, cuja programação inclui palestras ministradas por técnicos da Casa do Trabalhador. Ele lembra que trata-se de uma parceria entre os governos municipal e federal e que serão oferecidas 1.515 vagas em 27 cursos.

Dentre os cursos oferecidos estão: porteiro, vigilante, costureiro, vendedor, operador de telemarketing, recepcionista de eventos, agente de informações turísticas, assistente de produção, mecânico de manutenção e soldador. As vagas serão disponibilizadas para pessoas incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que possuem o Número de Identificação Social (NIS).

Ambulantes remanejados da Praça da Bandeira; Ordenamento do comércio informal no centro da cidade

Visando facilitar o tráfego de pedestres e melhorar o aspecto visual do centro da cidade, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), promoveu o remanejamento de ambulantes da Praça da Bandeira.

Os vendedores, como informa o secretário Magno Felzemburgh, foram transferidos para outras áreas.

“Os comerciantes informais ocupavam a principal área de ligação das ruas Marechal Deodoro e Sales Barbosa. Com o remanejamento os pedestres poderão transitar com mais conforto e tranquilidade. Os ambulantes foram remanejados para espaços solicitados por eles mesmos”, explica.

O secretário ressalta que a iniciativa integra as ações de ordenamento do comércio informal no centro de Feira de Santana. As ações consistem em orientação e notificação de vendedores ambulantes instalados de forma irregular, conforme decreto baixado pela Setdec em dezembro de 2010.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141303 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário