Prefeitura de Feira de Santana envia projeto para implantar Secretaria de Ciência e Tecnologia. Confira notícias

A Prefeitura de Feira de Santana vai encaminhar projeto sobre a criação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia à Câmara de Vereadores, na abertura dos trabalhos legislativos. A iniciativa foi divulgada pelo prefeito Tarcízio Pimenta no início da tarde desta quarta-feira (01/02/2012), em entrevista ao Programa Jornal da Povo, na Rádio Povo AM.

A criação da secretaria, conforme o prefeito, justifica-se pela necessidade de o Município continuar evoluindo. Segundo ele, o custo benefício com o investimento no Programa Feira Cidade Digital tem sido extremamente positivo, tanto que a cidade obteve ganhos até mesmo na geração de emprego e renda.

“Hoje temos um Call Center na cidade com mais de 1.200 postos de emprego. 90% dos funcionários tiveram a oportunidade de conseguir o primeiro trabalho”, declara o prefeito, completando que “os centros digitais formam pessoas até mesmo na zona rural, pois oferecem cursos de informática”.

Durante a entrevista, o prefeito também disse que vai reavaliar o funcionamento do turno único na Prefeitura de Feira de Santana, no final deste mês, para definir a continuidade ou interrupção do horário especial de expediente. “O turnão tem dado certo e foi implantado para reduzir custos e otimizar os serviços”, ressalta.

Na oportunidade, ele também destacou que a Micareta está ganhando um novo aspecto com a disponibilidade de atrações nacionais para o folião pipoca. O prefeito observa que atrações geralmente contratadas pelos blocos têm sido trazidas pela Prefeitura de Feira de Santana para o público se divertir sem as cordas.

Aviário e Jomafa recebem Mutirão de Limpeza

Mais dois bairros de Feira de Santana foram contemplados na manhã de terça-feira (31/01/2012) com os serviços especiais do I Mutirão de Limpeza Pública. Trata-se do bairro Aviário e conjunto Jomafa. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Os serviços estão sendo executados por prepostos dos departamentos de Limpeza, Iluminação Pública e Áreas Verdes.

A iniciativa está sendo realizada simultaneamente em dois bairros a cada semana. Os serviços foram iniciados com a desobstrução dos canais de macrodrenagem, localizados na Rua J, no bairro Aviário. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, o mutirão além de promover a limpeza dos bairros está atento à saúde da população.

“Estamos realizando a limpeza dos canais para evitar que animais nocivos prejudiquem a saúde da população. No bairro Aviário contamos também com a ajuda da equipe da Central Única da Favela (Cufa). Eles estão orientando a população sobre as formas de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, explica.

Moradora do bairro Aviário há 40 anos, Matilde Ferreira, ressalta que a ação é de grande importância para a comunidade. “Estamos muito felizes. Sei que com o Mutirão de Limpeza as condições de moradia vão melhorar bastante”, afirma.

Ademilson de Jesus destaca que a limpeza do canal chegou na hora certa. “A limpeza dos canais é necessária, pois evita que muriçocas e animais peçonhentos transmitem doenças para a comunidade. Com o mutirão nosso bairro ganhará diversos benefícios”, ressalta.

O Mutirão de Limpeza começou no dia 10 de janeiro e até o momento já contemplou o conjunto Feira IX, rua Cristovão Barreto (Pilão) e os bairros Brasília, Kalilândia, São João e conjunto Wilson Falcão. Nestas duas últimas localidades foram coletadas aproximadamente 118 toneladas de lixo domiciliar e mais 97 toneladas referentes à coleta manual e mecanizada.

A Sesp realizou também a limpeza de seis mil metros linear de ruas do conjunto Wilson Falcão e aproximadamente nove mil metros de via pública no bairro São João. Os serviços incluem capinação, varrição, retirada de terra, sacheamento (retirada de mato no calçamento) e pintura de meio fio.

Os serviços especiais ainda serão executados nos seguintes bairros: Caseb, Queimadinha, Rocinha, Centenário/ Milton Gomes, Morada das Árvores, Feira V, Campo Limpo, Jomafa, Feira X, Gabriela, Feira IV, Viveiros, Jardim Cruzeiro, Sobradinho, Jardim Acácia, dentre outros.

Mais ruas entregues à população

A maratona de inaugurações e entrega de obras desta semana foi iniciada na noite de terça-feira (31/01/2012). Moradores das ruas General Osório Duque Estrada, no bairro Cidade Nova, e Bela Vista II, e travessas Bela Vista II e Uberlândia, no Parque Getúlio Vargas, comemoraram com muita festa a conclusão das obras. As vias foram pavimentadas a paralelepípedo.

Em ambas as localidades, o prefeito Tarcízio Pimenta ouviu agradecimentos dos moradores. A rua General Osório Duque Estrada foi a primeira a ser inaugurada. O cantor gospel Lázaro, ex-vocalista da banda Olodum, esteve no local para prestigiar a inauguração. “A minha sogra reside nesta rua, assim como alguns músicos da nossa banda, e vejo com muita alegria essa intervenção da Prefeitura melhorando as condições de quem vive aqui”, salientou.

O morador Leopoldo Sânzio disse que os moradores da parte final da rua se sentiam excluídos pelo poder público. “Quando foi feita a primeira etapa da pavimentação, só contemplou parte da rua. Nunca entendi porque não chegou até aqui. Durante muitos anos vivemos em um verdadeiro brejo. Mas hoje, graças a Deus e ao prefeito Tarcízio Pimenta essa realidade foi mudada”, comemorou.

O vereador Reinaldo Miranda destacou a importância desta obra para os moradores da General Osório Duque Estrada. “Só quem acompanhava de perto a situação dessas pessoas sabe o tamanho do sofrimento delas. Isso aqui era só mato e lama”, frisou. O prefeito Tarcízio Pimenta também anunciou a execução do projeto de paisagismo no canteiro central, e a pavimentação de vias adjacentes.

Na rua Bela Vista II, a alegria dos moradores contagiou todo o bairro Parque Getúlio Vargas. A moradora Fátima Amaro não escondeu a emoção. “Antigamente essa rua fazia vergonha. Era o tempo todo a gente convivendo com a lama. Mas hoje a nossa realidade mudou. E posso dizer que o que sinto hoje é orgulho da minha rua”, ressaltou.

A vereadora Cíntia Machado revelou que muitos moradores já estavam desacreditados. “Foram muitos anos de espera. Todo o bairro já estava pavimentado, mas não conseguíamos trazer a pavimentação para esta via”, lembrou. O prefeito Tarcízio Pimenta também anunciou outros investimentos na localidade. “Nos próximos dias vamos entregar o PSF, vamos reformar também a escola municipal, e continuar trabalhando para melhorar a vida da população”.

Também estiveram presentes nas inaugurações os secretários municipais: Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano), Antônio Carlos Coelho (Meio Ambiente), Fabrício Almeida (Comunicação Social), Jairo Carneiro Filho (Administração), o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, além de membros da equipe de governo.

Educadores Ambientais capacitados

Com o intuito de preparar mais dez educadores ambientais para orientar a população quanto ao descarte irregular de lixo e entulho, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) promoveu o curso de Educação Ambiental. As aulas teóricas e práticas foram ministradas na segunda-feira (30) e terça-feira (31/01/2012), na sede da secretaria.

Eduardo Macário, chefe de Análise de Projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) e palestrante do curso, destacou a importância da capacitação dos agentes para atuarem nas áreas detectadas como principais pontos de despejo de resíduos sólidos.

“Durante o curso foram abordados temas referentes à poluição do meio ambiente e os principais tipos de crimes ambientais. Queremos integrar as ações que já são desenvolvidas na Semmam em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos”, afirmou.

Cada educador ambiental irá atuar nos pontos onde as placas da Campanha Sujou? Limpou! estão fixadas. Os educadores ambientais também vão preencher um questionário com as seguintes informações: o que está sendo jogado, endereço, o tipo de veículo utilizado para o descarte irregular, placa do veículo, nome do responsável, nome da empresa, dentre outros.

Para a educadora Cristiane da Silva o curso é importante, pois facilita a abordagem à população. “As aulas práticas foram essenciais. Iremos repassar para a comunidade tudo aquilo que aprendemos”, destacou.

Fabiana Lôbo Barros, participante do curso, informou que além de distribuir panfletos educativos, a população toma conhecimento sobre os dias e horários da coleta domiciliar. “Também informamos à comunidade o serviço disponibilizado pela Central Disque Denúncia 156”, frisou.

A Campanha Sujou? Limpou! é desenvolvida em parceria com a Guarda Civil Municipal, Centro de Zoonoses, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

Restaurante Popular volta a funcionar hoje

O Restaurante Popular do Centro de Abastecimento retoma as atividades nesta quarta-feira (01/02/2012) após período de manutenção. O atendimento ao público foi suspenso no início de janeiro para realização de serviços que visam garantir mais segurança e melhor atendimento ao público.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Magno Felzemburgh, foi realizada revisão das redes elétrica e hidráulica, manutenção dos equipamentos, nas caldeiras e ventiladores e dedetização.

“Estes procedimentos são realizados sempre no início do ano e são indispensáveis para assegurarmos o bom funcionamento do Restaurante Popular. A partir de hoje os feirantes, carregadores, ambulantes, enfim, todos os frequentadores poderão voltar a fazer suas refeições no equipamento pagando apenas R$ 1,00 pelo serviço”, afirma Magno Felzemburgh.

As refeições fornecidas no Restaurante Popular estão de acordo às normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). No ano de 2011 foram oferecidas 264 mil refeições, com cardápio variado, sucos e sobremesa. O restaurante funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 1h às 14 horas.

Condema empossa novos membros

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) agora tem novos membros. Integram o órgão representantes de diversas secretarias municipais, que foram empossados nesta terça-feira (31/01/2012) durante solenidade promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), no auditório do Hotel Acalanto.

Fazem parte do Condema o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Firpo, como titular; e José Braga da Silva, como suplente. Representando a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), o secretário José Marcone de Souza, como titular; e José Reinaldo Coelho da Silva, como suplente. O secretário Alexande Monteiro é titular representando a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp); e Roberto Barbosa Portugal, como suplente.

O Conselho é um órgão de instância colegiada e deliberativa e de natureza permanente, criado pela Lei nº. 1.515 de 16 de dezembro de 1991, com as alterações da Lei Complementar 1.612/1992. Alexandre Monteiro destaca que o objetivo do Condema é contribuir com as ações ambientais no Município. “Aproveitamos a solenidade para solicitarmos o apoio dos representantes dos diversos órgãos competentes para atuarem no combate ao descarte irregular de lixo na cidade”, pontua.

Qualidade de vida na Vila Romana

A comunidade da Vila Romana, localizada no bairro Tomba, já não é mais prejudicada com lama, buracos e alagamentos em dias de chuva. Hoje os moradores locais podem sair de suas casas e trafegar por ruas pavimentadas a paralelepípedo, sem sofrer com as mudanças no tempo.

Morador local há 18 anos, o produtor de eventos Jean Carlos conta que a localidade era um caos quando chovia. “A água invadia nossas casas e tudo era mais difícil. Graças a Deus e a Prefeitura isso mudou, e hoje moramos numa rua mais limpa, o que é mais saudável para todos”, observa.

Depois que a rua de Jean Carlos foi calçada, ele fez até um jardim próximo a sua casa para decorar a Vila Romana. A localidade possui 34,35 metros quadrados de extensão e foi pavimentada pela Construtora Patrimônio, contratada pela Prefeitura de Feira de Santana através de licitação pública.

A obra, orçada no valor de R$ 75.956.40, será entregue pelo prefeito Tarcízio Pimenta na noite desta quarta-feira (1º de fevereiro), às 19 horas, juntamente com as Travessas Flor de Liz, Evandro Cardoso, Vila Auxiliadora e 3ª Travessa Romana, localizadas no bairro Tomba.

Outra moradora satisfeita com a obra é a estudante Joice Fagundes. Segundo ela, tudo melhorou depois que a obra foi realizada. “Quando chove não tem mais lama, buraqueira. Vivemos uma nova realidade hoje”, afirma.

Prefeito recebe comandante do 35º BI

O novo comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente coronel Rogério Matos dos Santos, foi recebido pelo prefeito Tarcízio Pimenta no final da manhã desta quarta-feira (1º). Na oportunidade, o prefeito solicitou a manutenção da parceria entre o Governo Municipal e o Exército, sobretudo em situações urgentes.

Nos últimos anos o 35º BI apoiou a Prefeitura de Feira de Santana em ações de combate à dengue e até mesmo nos dias de chuvas intermitentes, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade. “É importante continuar mantendo este elo. Todos os comandantes que passaram pelo 35º BI tiveram uma boa aproximação com a Prefeitura”, ressalta Tarcízio Pimenta, acrescentando que o Exército é a “mão amiga”.

Durante a reunião o prefeito também destacou os investimentos realizados na segurança pública pelo Município, a exemplo da criação da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e Central de Vídeo Monitoramento, além das melhores condições de trabalho para a Guarda Civil Municipal e oferta de viaturas para os oito distritos.

“A iniciativa do Governo Municipal é muito boa. Vamos continuar mantendo um bom relacionamento com a Prefeitura e estaremos disponíveis para o que for preciso”, assegura o comandante. O secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, também participou da reunião.

Capacitação para instrutores nesta semana

Trabalho em equipe, administração do tempo e arte da gestão são alguns dos temas abordados no I Encontro dos Instrutores do Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e acontece entre esta quarta-feira (01/02/2012) e sexta-feira (03/02/2012), no Sest/Senat.

Participam da capacitação os instrutores dos cursos artesanais e semiprofissionalizantes do Centro Integrado de Capacitação de Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (Cicaf), do Centro Municipal de Formação de Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Jr. e do Pré-Vestibular Cidadão.

Segundo a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania, Ivone Magalhães, o encontro tem o objetivo de orientar o pessoal sobre o trabalho em equipe, além de integrá-los. “É um trabalho muito bom, principalmente para eles se conhecerem”, afirma.

No primeiro momento, esta quarta-feira, houve ginástica laboral e, em seguida, palestra com a psicóloga Ludmila Guimarães sobre “A importância do trabalho em equipe”. Nesta quinta-feira (02/02/2012) haverá dinâmica referente à “Administração do tempo e eficácia pessoal”, e palestra sobre “A arte da gestão de pessoas com a especialista em gestão de pessoas, Luana Moreira.

No mesmo dia haverá, ainda, estudo dirigido com a pedagoga Sara Nascimento sobre “Resiliência e pedagogia da presença”. O encontro termina nesta sexta-feira com ginástica laboral, planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas. A coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves, considera a iniciativa bastante positiva.

“O encontro vem para oferecer conhecimento e tomarmos mais ciência. Também é bom porque a gente se integra e conhece outros colegas de trabalho”, destaca. A formação continuada conta com a participação de aproximadamente 70 instrutores e acontece das 8h às 12h.

Guarda Civil Municipal reforça efetivo

A Guarda Civil Municipal reforçou o efetivo nas ruas em aproximadamente 40 homens, visando garantir a segurança do patrimônio público em Feira de Santana. A medida foi determinada pelo secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mizael Freitas, por conta da greve deflagrada pelos policiais militares em todo o estado.

De acordo com o secretário, a orientação é que a atuação dos guardas municipais seja de atenção exclusiva ao âmbito da instituição, com reforço nas áreas mais necessárias. Mizael Freitas informou ainda que a Central de Videomonitoramento da Seprev continua em pleno funcionamento, durante 24 horas ininterruptamente, cobrindo pontos estratégicos da cidade.

O comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius, disse que a ação é direcionada para áreas próximas a policlínicas e praças. Além disso, a GM acompanha as operações do SAMU e está garantindo apoio à Justiça. “Nesta quarta-feira acompanhamos o cumprimento de ordem judicial expedida pela juíza Lúcia Cavalleiro, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, contou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]