Pesquisadores da defesa agropecuária reconhecem importância de mestrado profissional na Bahia

A Bahia foi o primeiro estado do Brasil a implantar mestrado profissional em defesa agropecuária. Em 2010, a Secretaria da Agricultura investiu neste projeto de capacitação, no qual já ingressaram aproximadamente 15 profissionais e cuja primeira turma defenderá a tese no próximo mês de maio.

Este fato foi lembrado por pesquisadores do segmento durante um encontro, em Minas Gerais, que analisou os avanços da inovação tecnológica em defesa agropecuária. O evento, encerrado nesta quarta-feira (01/02/2012), em Belo Horizonte, reuniu 40 agentes fomentadores, reguladores, executores e pesquisadores do setor.

“O mestrado profissional busca apoiar atividades que ampliem a competência cientifica tecnológica e de gestão, de modo a contribuir significativamente para a ampliação e melhoria das ações de defesa agropecuária do País”, destaca o secretário da Agricultura, o engenheiro agrônomo Eduardo Salles, lembrando que as pesquisas são voltadas especificamente nas áreas de saúde animal, sanidade vegetal, qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e vegetal, além de insumos agropecuários.

O curso, objeto do Edital CNPq/SDA nº 64/2008, é fruto de um termo de compromisso entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cnpmf) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura.

“Trata-se de um marco importante para a Bahia, por se tratar de algo inédito no país e por favorecer a qualificação aos fiscais estaduais da Adab, o que possibilitará aos servidores concursados, o conhecimento técnico-científico na área de competência de execução de suas ações”, acrescenta o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Paulo Emílio ressaltou ainda que o mestrado é uma oportunidade para que os profissionais envolvidos nas atividades possam lidar com as constantes mudanças tecnológicas, explorando a criatividade, inovação e buscando soluções para as os desafios da defesa agropecuária.

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]