Morre o advogado e ex-secretário de Turismo de Feira de Santana, Itaracy Pedra Branca

O advogado Itaracy Pedra Branca faleceu na madrugada de hoje (07/02/2012), em Salvador. Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Grande Bahia. Com. Br

O advogado Itaracy Pedra Branca faleceu na madrugada de hoje (07/02/2012), em Salvador, no Hospital Português.  Antes de atuar no Direito, Itaracy abriu o leque de comunicadores na família Pedra Branco, sendo radialista de fama na década de 50. Ainda, se dedicou ao comércio como empresário do ramo têxtil.

Ocupou cargos públicos importantes nas esferas municipal e estadual sendo vereador na 6ª Legislatura (1967-1970) e destacado secretário de Turismo na gestão do ex-prefeito José Falcão da Silva, além de diretor do CEDIN e juiz conciliador na Vara de Pequenas Causas no SAC. Atualmente atuava como conciliador no PROCON Feira de Santana.

Câmara emite nota pública pela morte do ex-vereador Itaracy Pedra Branca

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Antônio Francisco Neto, emitiu nesta terça-feira (7) nota pública em nome da Mesa Diretora e de todos os vereadores lamentando a morte do ex-vereador Itaracy Pedra Branca.

NOTA PÚBLICA

A Câmara Municipal de Feira de Santana lamenta, profundamente, a perda do ex-vereador Itaracy Pedra Branca. Consternados, a Mesa Diretora e todos os integrantes da Casa da Cidadania se solidarizam com os familiares e amigos do ex-vereador, que cumpriu mandato na legislatura de 1967 a 1971, representando com destaque e dignidade a população de Feira de Santana.

Especialista em Regimento, Itaracy travou grandes debates com Araújo Freitas

Além de ser um dos principais quadros do MDB na Câmara, integrando a bancada que fazia oposição à Arena, o vereador Itaracy Pedra Branca, que cumpriu mandato de 1967 a 1971, se destacava no plenário da Casa por ser profundo conhecedor do Regimento Interno.

O registro é feito pelo jornalista Adilson Simas. Pesquisador da história política de Feira, Adilson militou politicamente no mesmo partido de Itaracy e o conheceu de perto. Os dois foram também colegas de imprensa, visto que Itaracy, nos anos 50, foi um dos mais famosos radialistas da cidade.

O jornalista registra que naquela legislatura dois suplentes ascenderam ao cargo. Além da vereadora Laura Folly, que entrou no lugar de Hugo Navarro (eleito deputado estadual), também o suplente Araújo Freitas assumiu o mandato.

Segundo Adilson, foi com Araújo Freitas que Itaracy travou os maiores debates em plenário. Afinal, Freitas, a exemplo de Itaracy, era especialista em Regimento Interno.  Relembra o jornalista, em seu blog (porsimas.blogspot.com):

“Por ser profundo conhecedor do Regimento Interno (Araújo Freitas), protagonizou grandes discussões com Itaracy maior conhecedor da matéria (naquela legislatura)  do lado emedebista”.

Itaracy formou bancada emedebista ao lado de Falcão, Noide, entre outros

O ex-vereador Itaracy Pedra Branca, que faleceu nesta terça-feira (7), integrou o Parlamento Municipal em Feira de Santana na 6ª Legislatura, período de 1967 a 1971.

O jornalista e pesquisador da história da política local, Adilson Simas, observa que ele formava à época o bloco minoritário, representado pelo MDB. Ao seu lado, outros dois advogados, José Falcão e Noide Cerqueira – que viriam a ser prefeito e deputado federal, mais adiante.

José Falcão viria a ser o líder político de Itaracy. O convidaria mais adiante, quando foi eleito prefeito, para o cargo de secretário municipal de Turismo, Recreação e Cultura (Setur).

No cargo, ele ficou por 10 anos (primeiro e segundo mandatos de Falcão) e, portanto, foi responsável pela organização da Micareta e do São João de São José por uma década.

Na mesma legislatura figuravam ainda outros nomes que se tornariam destaques da política local, a exemplo do professor Luciano Ribeiro, que chegou ao cargo de vice-prefeito na gestão do prefeito Colbert Martins.

A composição legislativa contava também com  o médico Jackson do Amaury e o pecuarista Theódulo Bastos de Carvalho Junior.

De todos estes políticos que militavam no MDB (hoje PMDB), somente o professor e ator Luciano Ribeiro continua vivo.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]