MAPA divulga lista de fazendas autorizadas a exportar gado bovino para a União Europeia

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou hoje (03/01/2012) a lista das 1.948 fazendas autorizadas a exportar gado bovino para abate e carne in natura para a União Europeia (UE). A partir de agora, as autoridades sanitárias brasileiras ficarão responsáveis pela atualização e divulgação da lista a cada 15 dias no site do ministério.

Até agora, o documento tinha que ser publicado primeiramente no Diário Oficial europeu. O gerenciamento da chamada Lista Trace era feito exclusivamente pelas autoridades europeias desde 2007. Com a decisão, os relatórios das auditorias brasileiras não precisarão mais ser enviados à Comissão Europeia. O Mapa informou que pretende diminuir a burocracia do processo de credenciamento das fazendas autorizadas a vender para a União Europeia.

Segundo o ministério, a medida é um reconhecimento dos avanços do sistema brasileiro de rastreabilidade (Sisbov), incrementado, principalmente, após o embargo imposto pela UE à carne bovina do país no início de 2008. Para o diretor de Programas do ministério, Ênio Marques, é a retomada da confiança da UE no cumprimento das exigências de saúde animal pelo Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]