Mais 75 famílias recebem água encanada no distrito da Matinha, em Feira de Santana

Comunidade de Jenipapo II é beneficiada com mais uma extensão de rede de água, numa parceria do Governo do Estado com o Município

A Comunidade de Jenipapo II, no distrito da Matinha, em Feira de Santana, comemorou mais uma inauguração de redes de água nesta tarde de quinta-feira (16/02/2012). A Embasa – Empresa Baiana de águas e Saneamento entregou mais 2.600 metros de extensão de água tratada e canalizada às localidades de Corredor da Assembleia de Deus, Corredor Antonio Pereira, Corredor de Elza, Corredor do Antonio e Rua dos Ferreiras. Ao total, 75 famílias foram beneficiadas.

A intervenção é uma parceria do Governo do Estado, através da Embasa, com a Prefeitura Municipal, na qual a Embasa entra com a realização dos assentamentos dos tubos e ligações domiciliares e a Prefeitura disponibiliza material e serviço de escavação.

Segundo seu Dinho, morador que cedeu sua casa para celebrar a inauguração, “está tudo muito bom agora e estão todos satisfeitos.” Sobre o que muda com a água encanada, seu Dinho foi direto: “Tudo. Antes a gente tinha que ‘se bater’ atrás de água pra dar para os animais, cozinhar, dar banho nos meninos. Agora está tudo mais fácil e a água boa pra beber.” Outra moradora da comunidade, dona Irene, contou que antes tinha muita dificuldade para conseguir água: “Eu caminhava muito até Alecrim Miúdo atrás de água. Agora está tudo uma maravilha,” comemorou.

Segundo o pastor Carlos, líder religioso da comunidade, desde o ano de 1997 que as famílias do Jenipapo II clamam por água em suas residências. “Nós já tínhamos lutado por água encanada e finalmente hoje chegou o grande dia, pois só quem sabe da necessidade é aquele que passa por isso. Quero agradecer ao Governo do Estado, na pessoa do deputado Zé Neto. Também agradeço ao prefeito e à Embasa, pela sensibilidade de fazer o nosso sonho, realidade,” agradeceu o pastor.

O diretor regional da Embasa, Onias Neto, ressaltou que esta é mais uma ação do Estado, que faz parte do programa Água para Todos. Segundo Onias, só em Feira já são mais de 100 KM de extensão de rede implantados nos distritos depois do convênio do Estado com a Prefeitura.

O vereador Angelo Almeida disse que não é apenas a realização de um sonho da comunidade e do Governo, mas o significado de mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas. “A cada um real investido aqui, equivale a uma economia de quatro reais na saúde pública. Com água tratada e encanada as pessoas procuram menos as unidades de saúde por adoecerem menos. Estou aqui a pedido do deputado Zé Neto, que não pôde comparecer devido ao falecimento do pai do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Vim trazer um abraço e os parabéns a todos vocês que agora estão sendo incluídos socialmente através do acesso a uma melhor qualidade de vida,” explicou Angelo.

O prefeito municipal, Tarcízio Pimenta, disse que “o deputado Zé Neto, apesar de não poder vir, sempre que pode está aqui conosco e é importante que ele sempre esteja, porque nós precisamos fazer mais parcerias e beneficiar mais famílias.”

Para Aurelino Bento, chefe de gabinete do deputado estadual Zé Neto, as obras de ampliação de rede é fundamental, pois “significa diminuir diversas dificuldades de saúde na zona rural, tendo mais relevância ainda na comunidade do Jenipapo II, pelo alto número de crianças nessa região.” Bento ainda frisou a importância do convênio firmado entre Estado e Município, que antes não existia e acabava prejudicando a população.

Água Para Todos – Os recursos da ordem de R$ 3,7 bilhões destinados à segunda fase do Programa Água para Todos beneficiarão 4,785 milhões de baianos até 2014. São R$ 700 milhões a mais em relação à primeira, aplicados para o acesso à água de qualidade. Esta etapa visa atender 2,5 milhões de pessoas com abastecimento de água, 2 milhões com esgotamento sanitário e 285 mil com saneamento integrado.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]