Líder do Governo na AL-BA, Zé Neto afirma que medidas mais contundentes estão sendo tomadas no tocante à greve de policiais militares

Um efetivo de 150 homens da Força Nacional de Segurança desembarca em Salvador por solicitação do governador Jaques Wagner ao Ministério da Justiça.

Após inúmeras reuniões, o Estado decidiu fortalecer o policiamento em Feira de Santana, e nas localidades que forem necessárias, dado o clima de tensão provocado por ocorrências geradas por parte do quadro dos Policiais Militares em greve nesta quinta-feira (02/01/2012). De acordo com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), através do governador Jaques Wagner, a situação foi comunicada, inclusive ao Exército.

Além de Companhias Especiais, que já foram deslocadas para Feira, a Polícia Federal entrará na operação que está sendo montada para manter a ordem na cidade e o Estado também está em contato com a Força Nacional. Conforme avaliações, havendo necessidade da presença do Exército ele entrará em campo.

“Estamos agindo com atenção redobrada. Não podemos deixar de reconhecer que em Feira de Santana, o clima de tensão e as ocorrências impõem medidas mais contundentes, com as que estão sendo tomadas”, frisou o parlamentar. De acordo com ele, agora a noite, o policiamento será ampliado tanto pela Polícia Civil, que fará operações especiais, quanto pelos Policiais Militares que não aderiram ao movimento de greve, e também pelas Companhias Especiais, que estão sendo deslocadas para a cidade.

Como a grave foi julgada ilegal pela Justiça, o deputado acredita que o retorno ao nível de diálogo, necessário à construção da saída para os impasses, nesse instante passa pelo bom senso, legalidade e espírito de democracia, que devem nortear os destinos da Bahia. “Estamos buscamos soluções concretas, especialmente para esta situação que, momentaneamente, enfrentamos com o povo baiano”, afirmou Zé Neto.

O parlamentar lembra que a atual gestão estadual encontrou a PM acima da 20ª posição em ganhos salariais no Brasil e, atualmente, ela está em 8ª posição. “No último mês de novembro aprovamos o Projeto de Lei que cria gratificações entre R$ 400 e R$ 4 mil reais para toda a Segurança Pública, especialmente ao PMs, o que demonstra nossa disposição com a categoria”, disse ao referir-se ao Prêmio por Desempenho Policial, que reconhece o desempenho das corporações civil e militar no processo de redução da criminalidade na Bahia, o que reafirma o compromisso do Governo Wagner com as políticas públicas e ações continuadas na área da Segurança Pública.

Força Nacional e Exército vão reforçar a segurança em toda a Bahia – Um efetivo de 150 homens da Força Nacional de Segurança desembarca em Salvador nesta quinta-feira (2), por solicitação do governador Jaques Wagner ao Ministério da Justiça. Outros 500 homens chegam à Bahia para reforçar o policiamento ostensivo em todo o estado. Também está prevista a presença de tropas do Exército, após entedimento do governador com a presidente Dilma Rousseff.

“Não admitirei que a segurança da população baiana seja colocada em risco por um pequeno grupo de pessoas, ainda mais porque estas desconsideraram a decisão judicial que considerou a greve ilegal”, afirmou o governador Wagner. Ele disse, ainda, que “neste momento, o diálogo e o bom senso são as melhores formas de superar o impasse. Porém, na defesa dos interesses maiores da população baiana, continuarei usando medidas enérgicas, caso isso se faça necessário”, concluiu Wagner.

Nesta sexta-feira (3) à tarde, o secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, e o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, se reúnem com o comandante da VI Região Militar, general Gonçalves Dias, para definir a participação do Exército no reforço à segurança no estado. “Vamos reforçar a sensação de segurança, já que a PM está nas ruas e apenas uma minoria está promovendo atos de vandalismo”, afirmou o secretário Mauricio Barbosa, em entrevista coletiva no auditório da Secretaria de Segurança Pública, ao lado do coronel Castro e do delegado-geral da Polícia Civil, Helio Jorge.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]