Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia inicia as aulas no campus de Feira de Santana. Confira notícias da PMFS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inicia as aulas no campus de Feira de Santana no dia 2 de março. A data foi confirmada pela reitora da unidade, Aurina Oliveira Santana, durante uma audiência com o prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quinta-feira (02/02/2012). A construção do campus, situado no bairro Aviário, já foi concluída.

A unidade já conta com 300 alunos matriculados. Serão 160 no turno matutino e 240 nos períodos vespertino e noturno. Inicialmente estão sendo oferecidos os cursos técnicos: Eletrotécnica, Edificações e Informática, nas modalidades Integrada (para alunos que ainda não concluíram o ensino médio) e Subseqüente (voltada a estudantes que já terminaram o período escolar).

Durante a audiência a reitora apresentou algumas solicitações ao prefeito Tarcízio Pimenta, como a construção de uma quadra poliesportiva no campus, iluminação na avenida Senador Quintino (trecho até a entrada do campus), serviços de limpeza e infra-estrutura. “Vamos cumprir tudo aquilo que cabe a Prefeitura. O projeto da quadra já poderá ser encaminhado a Secretaria de Planejamento para iniciarmos a licitação e os demais serviços essenciais também serão garantidos”, assegurou Tarcízio.

Na oportunidade ele também salientou a preocupação do Governo Municipal em investir em educação. “Uma das plataformas da nossa gestão é investir o que for possível para melhorar a qualidade de ensino e a educação em nosso município. Dentro deste propósito já reformamos mais de 170 escolas, implantamos internet e lousa digital em muitas unidades, garantimos fardamento completo e material didático para os alunos, dentre outras ações”, enumerou o prefeito.

A reitora do IFBA destacou a importância da parceria com o Governo Municipal. “É fundamental contarmos com pessoas que se preocupam com a educação, como é o caso do prefeito Tarcízio Pimenta. Estamos a disposição do Município para realizarmos cursos de capacitação, de extensão, de qualificação para trabalhadores, como o PRONATEC, do Governo Federal”, pontuou Aurina.

Ela diz ainda que a meta é chegar a oferecer 1.200 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes na unidade. O ingresso é feito por meio de um processo seletivo. 50% das vagas são destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. A audiência contou com a presença do secretário de Relações Interinstitucionais, Nivaldo VieiFevereiro tem reggae e pré-carnaval no MAP

Programação faz parte do projeto “Todo sábado no MAP é show”

O clima de festa vai voltar a invadir o Mercado de Arte Popular com o projeto musical “Todo sábado no MAP é show” idealizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec). A grade de atrações do mês de fevereiro terá muito reggae e um pré-carnaval para aquecer o público fã do axé music.

A programação deste mês terá novidades, como informa o secretário municipal Magno Felzemburgh (Setdec). “Os shows, que antes terminavam às 14 horas, em fevereiro terminarão mais tarde, às 15 horas. Em alguns sábados serão realizadas duas apresentações. Estas mudanças vão permitir que os comerciários também possam prestigiar os artistas da terra, já que o comércio aos sábados funciona até as 14 horas, além de proporcionar mais diversão ao público”, informa.

Os cantores Jorge de Angélica e Gilsan abrem a edição de fevereiro neste sábado (04/02/2012). O segundo sábado do projeto será animado pelo cantor Paulo Bindá, que vai comandar o Pré-Carnaval do MAP. No dia 18 será a vez da banda gospel Unidade Planta de Zaire levar o melhor do reggae evangélico ao palco do Mercado de Arte Popular. Para encerrar o segundo mês do “Todo sábado no MAP é show”, haverá apresentações dos cantores Libu do Reggae e Beto Maravilha.

O sucesso do projeto durante o mês de janeiro foi destacado pelo secretário Magno Felzemburgh. “As nossas expectativas foram superadas. A cada sábado notamos o crescimento do número de pessoas, entre turistas e moradores da cidade, prestigiando os shows. O MAP já se concretizou como uma ótima opção de lazer e diversão aos sábados em Feira”, avalia.

Entrega de ruas pavimentadas no Tomba

Moradores agradeceram ao Governo Municipal pela conquista

Moradores satisfeitos, agradecidos e felizes com as obras de pavimentação de suas ruas. Este foi o cenário predominante na noite desta quarta-feira (01/02/2012) em algumas ruas do bairro Tomba. A Vila Romana e as travessas Evandro Cardoso, Flor de Liz, 3ª Travessa Romana e Auxiliadora receberam pavimentação em paralelepípedo, viabilizada pela Prefeitura de Feira de Santana, e foram oficialmente entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

A maratona de entregas foi iniciada na Vila Romana, no Tomba. Além de pavimentação, a via foi contemplada com três braços de luz atendendo a antigas reivindicações dos moradores. O produtor de eventos Jean Carlos Cedraz reside no local há 18 anos e declarou que este dia ficará marcado na história do bairro.

“Morávamos em condições indignas, com muita poeira, lama, alagamentos em dias de chuva. Muitos políticos passaram por aqui e nos prometeram a realização desta obra, mas foram apenas promessas esquecidas. Hoje estamos comemorando a conquista de uma batalha travada há muitos anos e estamos nos sentido respeitados como cidadãos”, declarou Jean.

Maria Zenaide Pinheiro também festejou a entrega da pavimentação. Ela agradeceu ao Governo Municipal pelas melhorias promovidas na Vila Romana e reafirmou que morar na Vila está bem melhor. “Quando chovia as casas ficavam alagadas, já enfrentamos água na altura dos joelhos. Era muito desespero e prejuízos. Mas, graças a Deus e ao compromisso do prefeito Tarcízio Pimenta e de sua equipe, estamos concretizando o sonho do calçamento de nossa rua”, afirma.

Na travessa Evandro Cardoso a solenidade de entrega das melhorias foi marcada por apresentação do grupo de percussão do Projeto Resgatando Vidas, que promove o resgate de jovens envolvidos no universo das drogas, e da cantora gospel Isaiane. O clima também foi de satisfação entre os moradores. Durante entrega da pavimentação, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou a instalação de braços de luz para garantir mais segurança à comunidade.

A estudante Kalily Moura Menezes irradiava alegria. “Cresci aqui andando na terra. Confesso que não tinha mais esperança de ver esta rua calçada. Mas, hoje estamos vendo o nosso sonho realizado e, com certeza, vamos viver bem melhor livres da poeira, da lama, dos alagamentos e da sujeira”, declara.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a satisfação de entregar mais intervenções promovidas pelo Governo Municipal contribuindo para que a população de Feira de Santana viva com dignidade e segurança. Na oportunidade, pontuou outras intervenções realizadas no bairro, como a reforma da Policlínica do Tomba e pavimentação de diversas ruas.

“A grande obra é aquela que mexe com a vida do cidadão, proporcionando melhores condições de vida através de obras como estas de pavimentação e outras nos mais diversos setores como saúde, educação. É preciso ter sensibilidade para olhar para quem mais precisa e ofertar a estas pessoas soluções para que levem uma vida mais digna”, declarou relembrando à comunidade que a Prefeitura vai distribuir aos alunos da rede municipal de Educação kits de fardamento e material escolar.

O vereador Ailton de Araújo, autor da indicação para execução das obras, agradeceu ao prefeito pela atenção dedicada à comunidade do Tomba. Ele ressaltou que a pavimentação das vias atende a antigas solicitações dos moradores. “Este é um momento para agradecermos ao prefeito por cumprir o seu compromisso firmado com este bairro. São obras muito significativas para pessoas que conviviam com transtornos provocados pela falta de pavimentação”, afirma.

A entrega de obras também foi prestigiada pelos secretários municipais Fabrício Almeida (Comunicação), Alexandre Monteiro (Serviços Públicos), Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano), José Marcone (Planejamento), diretor da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Jair de Jesus e profissionais de comunicação.

Festa dos Humildes começa nesta sexta-feira

Padroeira do distrito será homenageada com novenário

Louvada pelos fiéis do distrito de Humildes há mais de 100 anos, a padroeira Nossa Senhora dos Humildes será celebrada entre a comunidade mais uma vez. Entre os dias 3 e 12 de fevereiro a população local vai participar de novenário, missa, leilão e procissão, além de assistir a apresentação de bandas e músicos.

Neste ano o tema da festa é “Nossa Senhora dos Humildes com a família ao pé da cruz”. Segundo Teobaldo do Nascimento, integrante da comissão do evento, os festejos vão começar com a novena na Igreja Nossa Senhora dos Humildes, nesta sexta-feira (03/02/2012), às 19h30.

No domingo (05/02) acontece a Festa da Comida, às 11h, com a venda de almoço para arrecadar recursos para a festa, na Praça da Matriz, e às 16h terá leilão de prendas. O novenário encerra na noite do dia 11 (sábado), quando acontecem apresentações na Praça da Matriz, a partir das 22h. No dia seguinte, 12 (domingo), a programação continua com missa solene, às 10h, celebrada pelos padres Severino e Cristovão.

À tarde, às 16h, acontece a procissão percorrendo as principais ruas do distrito e, logo após, a benção do Santíssimo Sacramento. No mesmo dia o público vai se divertir com o som dos grupos Beijo Roubado e Amor à Bordo, a partir das 22h.

“Todos os anos temos a participação de 22 comunidades dos distritos e de moradores de São Gonçalo e Feira de Santana. A festa é bem conhecida na região e sempre tem uma grande participação”, afirma.

SMS alerta contra a hanseníase

Feira de Santana registrou 139 novos casos da doença em 2011

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), está alertando a população contra a hanseníase. A iniciativa é motivada principalmente pela passagem do Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, comemorado no último domingo (29/01/2012). Somente em 2011 foram registrados 139 novos casos da doença em Feira de Santana. No ano de 2010 o total de casos foi de 89.

Como explica a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase, Maria da Conceição Carneiro, a hanseníase é uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos de braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz.

“A hanseníase é uma doença secular, causada por bacilo, porém que hoje tem cura. Ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa através das gotículas lançadas no ar quando o indivíduo fala, tosse ou espirra e tem como principais sinais manchas brancas ou avermelhadas que não apresentam sensibilidade ao serem tocadas, não coçam e nem desaparecem do corpo”, esclarece.

Ainda de acordo com a coordenadora do Programa de Hanseníase, que atende pacientes com suspeita da doença e monitora o tratamento no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda, além das manchas na pele, existem outros sinais que atestam a doença. “Dormência nos pés e nas mãos, caroços e inchaços no rosto e nas orelhas e diminuição de força nas mãos e nos pés também são considerados sintomas da hanseníase”, informa.

O tratamento, conforme Maria da Conceição, é eficiente, caso não seja interrompido. “Ele pode durar de seis meses a um ano e não pode ser abandonado mesmo no caso de melhora dos sintomas. É bom lembrar que a doença compromete os nervos periféricos da face, braços e pernas. Não provoca óbitos, mas traz incapacidades físicas se não for tratada. Por isso, quanto antes for feito o diagnóstico, mais rápida será a cura”, alerta.

O Programa de Hanseníase realiza a investigação de casos suspeitos por demanda espontânea. O paciente não precisa necessariamente ser encaminhado por um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) para ser atendido, basta comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas no CSE, localizado na rua Germiniano Costa.

Conforme dados do Ministério da Saúde divulgados na última semana, 30.298 novos casos da doença foram detectados no Brasil. Dos novos casos registrados, 2.192 foram entre menores de 15 anos.

Refeitório e guarita para o projeto Flores do Sertão

Reivindicação dos floristas foi apresentada em reunião

A construção de um refeitório e uma guarita na área onde será desenvolvido o projeto Flores do Sertão foi discutida na manhã de quarta-feira (01/02/2012), em reunião na Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri). Na oportunidade, foi apresentado o orçamento para viabilizar a proposta complementar do empreendimento, que deverá estar em pleno funcionamento a partir de março.

Além do secretário da Seagri, Ozeny Moraes, participaram da reunião representantes da Associação dos Floristas de Feira de Santana e da Coelba, responsável pela doação da área de 8.702 metros quadrados, no bairro Sítio Matias, para implantação do projeto. O terreno, localizado sob a linha de transmissão da Coelba, foi dividido em 18 lotes, que serão cultivados por nove floristas.

“Com o custo de produção menor, será mais fácil e lucrativa a comercialização”, prevê Ozeny Moraes, ressaltando que trata-se de um projeto piloto que servirá de modelo para outras culturas. “Não vou medir esforços para viabilizar esse empreendimento, que certamente será sucesso, porque vai garantir, ao mesmo tempo, qualidade e preço”, destacou.

A importância do projeto foi destacada pelo produtor Francisco de Jesus Rodrigues, conhecido como Dinho do Caroá, representante dos floristas. “A produção terá um custo mais barato e com mais variedades. Acreditamos que será um incentivo a mais para todos os floristas”, afirmou. Os compradores, em seu entendimento, também serão beneficiados.

Para Elson Farias, representante da Coelba, o projeto tem grande importância, principalmente pelo fato de ser acessível a todos. Segundo ele, a Coelba está investindo na preservação da área e cumprindo seu papel social. “Estamos zelando, sobretudo, pela segurança das pessoas”, disse.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]