Estrelas do vôlei voltam a brilhar nesta sexta-feira nas areias de Salvador

As estrelas do vôlei de praia brasileiro estão prontas para voltar à atividade no ano olímpico, e o palco do retorno será Salvador (BA), cidade que recebe entre sexta-feira (03/02/2012) e domingo (05/02/2012) a etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil 2012. A primeira de dez etapas da temporada será realizada na arena montada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao Shopping Aeroclube, e terá entrada gratuita nos três dias de competição.

Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol – http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link: http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Temporada começa com novidades

A etapa baiana será a primeira no novo formato adotado pela CBV para 2012. Nesta temporada, as etapas serão disputadas por 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. Outra alteração foi o sistema de acesso à competição, que antes era realizado pelo qualifying e agora acontece através das etapas do Circuito Estadual que são realizadas na semana anterior.

As 16 duplas masculinas que disputarão a competição já estão definidas: Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Evandro/Harley (RJ/DF), Benjamin/Juca (MS/BA), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Renatão/Jorge (PB), Fábio Luiz/Álvaro Filho (ES/PB), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES), Tiago/Jefferson (BA/RJ), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Moisés/Vitor Felipe (BA/PB), Gilmário/Luciano (PB/ES) e Bruno/Hevaldo (AM/CE).

No feminino, a disputa pelo título será entre Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Ângela/Lili (DF/ES), Taiana/Vivian (CE/PA), Karin/Raquel (SUE/SP), Maria Clara/Raquel (RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Neide/Rebecca (AL/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Izabel/Pri Lima (PA/RJ).

As 16 duplas masculinas e as 12 parcerias femininas formarão quatro chaves, de onde sairão os dois melhores para a rodada das quartas-de-final, que acontecerão no SÁBADO (04.02), assim como as semifinais. As finais e disputas de terceiro lugar serão realizadas no domingo.

Temporada 2012 pode ter quebra de recordes

Na temporada 2012, a etapa baiana pode ter novos recordistas de conquistas. Atual campeão ao lado de Pedro Cunha (RJ), o baiano Ricardo busca o tetracampeonato, já que venceu também ao lado do ex-parceiro Emanuel (PR) nas temporadas 2003 e 2006. Caso volte a vencer, o campeão olímpico garantirá o quarto título, deixando para trás os cearenses Franco e Roberto Lopes, campeões em 1992, 1998 e 1999.

No feminino, a disputa pelo recorde de títulos é entre Larissa (PA) e Talita (AL), que vêm se revezando no lugar mais alto do pódio na Bahia desde 2006, quando a alagoana conquistou seu primeiro título ao lado de Renata (RJ). Talita venceu novamente em 2009 e 2011, jogando com Maria Elisa (PE).

Larissa, por outro lado, foi campeã em 2007 e 2010, com a parceira Juliana (CE). Em 2008, quando a cearense estava contundida, a melhor jogadora das duas últimas temporadas subiu ao lugar mais alto do pódio com a conterrânea Vivian (PA).

Atualmente, três medalhistas olímpicas dividem com Larissa e Talita as honras de recordistas de conquistas na Bahia. Adriana Behar e Shelda (RJ/CE), campeãs em 2001, 2002 e 2003, e Sandra Pires (RJ), que venceu em 1995, com Jacqueline (RJ), e em 1998 e 1999, formando dupla com Adriana Samuel (RJ), podem ser ultrapassadas pelas concorrentes.

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA BAIANA

1992 – Salvador – Isabel/Jacqueline (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1993 – Salvador – Rejane/Cristina (BA/RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 – Salvador – Isabel/Roseli (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1995 – Salvador – Jacqueline/Sandra (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1998 – Salvador – Adriana/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1999 – Salvador – Adriana/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2001 – Salvador – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Murilo/Klepper (PE/PA)
2002 – Feira de Santana – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 – Feira de Santana – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2006 – Salvador – Renata/Talita (RJ/AL) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 – Salvador – Juliana/Larissa (CE/PA) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2008 – Camaçari – Vivian/Larissa (PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2009 – Salvador – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 – Salvador – Juliana/Larissa (CE/PA) e Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ)
2011 – Salvador – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]