Empresa responsável pela administração do Aeroporto João Durval Carneiro em Feira de Santana será definida em março. Confira notícias da PMFS

A empresa responsável pela ampliação e administração do Aeroporto João Durval Carneiro será definida no dia 29 de março, às 10 horas, quando será realizada licitação pública no auditório da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

O edital foi publicado na edição desta quarta-feira (08/02/2012) do Diário Oficial. Conforme edital, a empresa vencedora também terá o direito de explorar comercialmente o equipamento e será responsável, ainda, pela manutenção e operacionalização da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação e Tráfego Aéreo (EPTA) e equipamentos de segurança.

A reativação do Aeroporto de Feira de Santana, como destaca o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Magno Felzemburgh, vai estimular o desenvolvimento econômico e o setor de turismo na cidade. Ele ressalta que o equipamento vai atender mais de 100 municípios da região.

“Feira de Santana está comemorando essa conquista importante para o desenvolvimento de nosso Município. A Setdec participou das discussões, representando o Governo Municipal. A ampliação do Aeroporto vai gerar mais empregos e renda para o Município. Esta será uma obra fundamental para impulso nas áreas de negócios e para o turismo da região”, avalia.

O edital da licitação para concessão do aeroporto pode ser adquirido na sede da Agerba, situada na
avenida Luis Viana Filho, IV Travessa, nº. 435, Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Segurança mantida durante manifestação

Policiais da Companhia Independente Litoral Norte, Exército Brasileiro e Força Nacional continuam garantindo a segurança em Feira de Santana. Na tarde desta quarta-feira (08/02/2012), um grupo de policiais militares grevistas realizou manifestação em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, reivindicando melhorias para a categoria.

Após a mobilização no centro da cidade, eles seguiram em carreata percorrendo ruas e avenidas. Apesar da manifestação pacífica, a segurança foi mantida com o intuito de garantir a tranquilidade dos cidadãos feirenses. A greve dos policiais militares foi deflagrada no dia 31 de janeiro.

Serviço de limpeza pública sofre alteração

Em virtude da greve da Polícia Militar da Bahia, deflagrada no último dia 31, os serviços do I Mutirão de Limpeza Pública em Feira de Santana sofreram alterações. Prepostos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) também estão encontrando dificuldades em realizar a coleta de lixo.

Na noite desta terça-feira (07/02/2012), os bairros Jardim Acácia, Queimadinha, Chacará São Cosme e Muchila tiveram a coleta prejudicada. “Desde a última quinta-feira (02/02/2012) estamos tentando reordenar a coleta de lixo domiciliar na cidade. Solicitamos a compreensão da comunidade, pois iremos montar um esquema especial para que o serviço seja regularizado o quanto antes”, afirma o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro.

Segundo o secretário o lançamento de mais dois bairros contemplados para receber os serviços do Mutirão de Limpeza foi cancelado. Os trabalhos serão concluídos ainda nos bairros Jomafa e Aviário. “A previsão é que a partir da próxima semana possamos dar continuidade ao mutirão. Alguns agentes de limpeza e educadoras ambientais sofreram ameaças de assaltos por causa da greve dos policiais militares”, pontua.

O Mutirão de Limpeza começou no dia 10 de janeiro e até o momento já contemplou o conjunto Feira IX, rua Cristóvão Barreto (Pilão) e demais ruas na Brasília, além dos bairros Kalilândia, São João e conjunto Wilson Falcão.

Os serviços especiais ainda serão executados no Caseb, Queimadinha, Rocinha, Centenário/ Milton Gomes, Morada das Árvores, Feira V, Campo Limpo, Jomafa, Feira X, Gabriela, Feira IV, Viveiros, Jardim Cruzeiro, Sobradinho, Jardim Acácia, dentre outros.

Comissão discute Conferência sobre Transparência

A Prefeitura de Feira de Santana vai realizar nos dias 27 e 28 de fevereiro a I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Nesta quarta-feira (08/02/2012), membros da comissão organizadora discutiram detalhes do evento durante reunião na Secretaria Municipal de Governo (Segov).

A Conferência, como afirma o secretário municipal Celso Pereira, tem como objetivo promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle social dos recursos públicos.

O evento será realizado no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, na rua Deraldo Alves Costa, bairro Baraúnas. O encontro será aberto às 19h30 com palestra magna “Transparência e Controle Social no Brasil: uma necessidade urgente” proferida pelo ex-ministro Chefe de Estado da Controladoria Geral da União, Waldir Pires.

Durante a Conferência os participantes vão discutir e definir as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual nos dias 29 e 30 de março, em Salvador. Também haverá a aprovação de regimento interno e eleição dos delegados representantes da sociedade civil, poder público e dos
conselhos de políticas públicas.

“Serão apresentadas 20 propostas para a Etapa Estadual. A Etapa Nacional acontecerá entre 18 e 20 de maio, em Brasília, e terá como resultado um documento final com 80 diretrizes, que servirá de base para a elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social”, explica Os interessados em participar podem realizar as inscrições pelo site www.feiradesantana.ba.gov.br. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (75) 3602-8430.

Joia pronto para mais uma partida do Baianão

O Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, recebe na noite desta quarta-feira (08/02/2012) mais uma partida do Campeonato Baiano 2012. O Bahia de Feira, líder da competição, enfrenta o Serrano, décimo colocado, às 20h30, pela sétima rodada do baianão.

O estádio recebeu melhorias, executadas pelo Governo Municipal, para receber os jogos do Campeonato.

O público também terá segurança garantida. De acordo com o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Wilson Passos, a Federação Bahiana de Futebol assegurou a realização da rodada em todo o Estado. O estádio feirense também conta com sistema de videomonitoramento 24 horas equipado com 16 câmeras.

“As partidas estão mantidas e contarão com apoio do Exército e tropas da Polícia Militar. Já foram realizados os serviços de corte e pintura do gramado. O estádio Joia da Princesa está preparado para mais esta rodada”, afirma Wilson Passos.

O Estádio tem capacidade para 16 mil pessoas, recebeu melhorias no sistema de iluminação, recuperação e pintura das arquibancadas, áreas para estacionamento de veículos, paisagismo, revisão da rede hidráulica, impermebialização da laje das cabines de imprensa e cadeiras cativas, recuperação do gramado, dentre outros.

Recadastramento do Passe Livre na SMTT

Portadores de necessidades visuais, mentais, auditivas e físicas que dispõem do passe livre devem recadastrá-lo até o dia 30 de março, na Central de Atendimento Especial, localizada na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O recadastramento está sendo feito das 7h30 às 13h30.

O passe livre oferece acesso gratuito ao transporte coletivo urbano. Para continuar usufruindo o serviço e efetuar o recadastramento é necessário apresentar a fotocópia da Carteira de Identidade, do comprovante de residência atual e relatório médico atualizado, a partir do mês de dezembro de 2011.

Diariamente, cerca de 100 pessoas tem realizado o processo na Central de Atendimento Especializada. Um dos contemplados com o passe é a portadora de necessidade mental Raimunda dos Santos, mãe da dona de casa Ana Kelly dos Santos.

Segundo Ana Kelly, sua mãe precisa se transportar todos os meses para o Hospital Especializado Lopes Rodrigues para fazer tratamento médico. “Com o passe livre fica muito mais fácil. Ela tem o passe há três anos e, desde então, ficou tudo melhor para a gente circular pela cidade”, afirma.

Os usuários podem tirar suas dúvidas ou fazer reclamações através dos telefones (75) 3603 7311, em horário comercial, ou (75) 3603 7304, telefone do Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran), que funciona 24 horas. A SMTT está localizada na rua Newton Vieira, s/nº, bairro São João, próximo ao Shopping Boulevard.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]