Em Feira de Santana, nesta sexta-feira, é oficializada a cessão de terrenos para construção de novas escolas da rede estadual

Unidades de ensino serão construídas nos bairros Viveiros e Conceição; Também serão assinados convênios de municipalização de outras sete escolas.

A partir desta sexta-feira (03/01/2012), mais um importante passo será dado em prol da educação em Feira de Santana. O secretário Estadual da Educação, Oswaldo Barreto, estará neste dia, às 10h, na Prefeitura Municipal, juntamente com o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT), para oficializar a cessão, pela Prefeitura Municipal, de terrenos para a construção de duas novas unidades da rede estadual de ensino na cidade.

O ato lavra a abertura de centenas de vagas a partir da construção de uma escola no Bairro Viveiros e outra no Conceição.

“As novas escolas, além de ampliar a oferta em educação na cidade, tendem a normalizar a freqüência dos estudantes e diminuir, significativamente, os casos de desistência devido à distância que os alunos desses bairros têm que percorrer diariamente para estudar”, comenta o deputado Zé Neto, que, atento às causas dos feirenses e a partir de conversas com as comunidades locais, levou a demanda até o Governo do Estado que, em uma série de diálogos com a Diretoria Regional da Educação (Direc 2) e Prefeitura da cidade, possibilitou o atendimento a este antigo sonho da população.

As unidades do Bairro Viveiros e do Conceição também devem desafogar a demanda das escolas dos bairros mais próximos e gerar postos de empregos diretos indiretos. Com isso não apenas as comunidades locais e seus estudantes ganham, mas toda a cidade.

Estrutura – As novas escolas disponibilizarão 600 vagas cada para estudantes do Ensino Fundamental II (antigo ginásio) e do Ensino Médio. Elas contarão com biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, quadra de esportes, dentre outros espaços importantes para o processo ensino-aprendizagem.

Municipalização – logo após a oficialização da cessão dos terrenos, será assinado convênio para a municipalização de sete escolas estaduais em Feira de Santana. De acordo com o titular da Direc 2, Beldes Ramos, a medida se dará em cumprimento ao previsto na Lei de Diretrizes Bases da Educação. A Lei institui que é de competência dos municípios gerir as ofertas em educação do maternal à quarta série.

As escolas a serem municipalizadas são as seguintes: Allan Kardec (bairro Jardim as Acácias), Lions das Itapororocas (Mangabeira), Olga Noêmia (Cidade Nova), Adenil da Costa Falcão (Jomafa), Erasmo Braga (Rua Nova), Amélia Dourado (Santa Mônica) e Juiz Walter Ribeiro (Centro).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]