Jornal Grande Bahia | Redação | Publicado em 16/02/2012
Em Feira de Santana, estão abertas inscrições para cursos do PRONATEC. Confira notícias da PMFS

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), através da Casa do Trabalhador, deu início à inscrição dos cursos oferecidos pelo Programa Brasil Sem Miséria (PRONATEC) na manhã desta quinta-feira (16/02/2012). No turno matutino foram realizadas as matrículas de Assistente de Produção (40 vagas) e Porteiro Vigia (25). A partir das 13h a instituição inscreve os interessados em realizar os cursos de Auxiliar de Operações Logísticas (40 vagas) e Vendedor (20). Ao todo, são oferecidas 2.115 vagas em 57 cursos diferentes ministrados pelo Senai, Senac e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Segundo a diretora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, a procura pelas capacitações tem sido muito grande desde o início da manhã.   “Os cursos têm um cronograma de matrícula e início das aulas que está sendo distribuído em nossa recepção, além de ter sido entregue na audiência pública realizada esta semana. A cada dia inscrevemos para dois cursos pela manhã e mais dois à tarde”, explica Graça.

Para se inscrever o candidato deve ter idade entre 18 e 59 anos e apresentar o Número de Inscrição Social (NIS), RG e CPF, além de ter como escolaridade mínima o ensino fundamental incompleto. O público alvo são os beneficiários de programas sociais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família.   “Essas pessoas podem estar trabalhando. Tão logo eles concluam o curso, virão à Casa do Trabalhador para informar o curso realizado e concorrer à vaga. Vamos verificar se há oportunidade no banco de dados para o profissional compor a seleção”, detalha a coordenadora.   O curso terá carga horária de 200 horas, o que leva em torno de dois meses. As aulas, por sua vez, acontecerão de segunda-feira a sexta-feira. Uma das pessoas interessadas na capacitação de Auxiliar de Operações Logísticas é a dona de casa Roseane de Jesus. “Não posso perder uma oportunidade como esta. Um curso desses é caríssimo”, comenta.

A facilidade em obter uma vaga no mercado trabalho também levou a dona de casa Elisângela Almeida a buscar uma capacitação profissional. “Quando eu concluir o curso será muito mais fácil para conseguir um emprego. Temos que aproveitar esta oportunidade”, considera.   Os primeiros candidatos a preencherem as vagas, acrescenta Graça, serão aqueles que ocuparem as inscrições iniciais e preencherem todos os requisitos da documentação. Posteriormente, a Casa do Trabalhador fará um banco reserva para casos de desistência. A instituição está localizada na Rua Castro Alves, 894, centro. Mais informações através do telefone (75) 3603 2000.   O secretário da Setdec, Magno Felzemburgh, afirma que o principal objetivo dos cursos é qualificar este pessoal de forma mais ampla, oferecendo condições de eles obterem uma profissão. “Dessa forma, eles podem melhorar a classe social, econômica e familiar”. Últimos ajustes nas escolas em reforma   Alunos vão encontrar novo ambiente escolar a partir do dia 23

Com a aproximação do início do ano letivo na rede municipal de ensino, as escolas contempladas com serviços de reforma recebem os últimos ajustes para ficarem prontas. No dia 23 de fevereiro, quando milhares de alunos deverão retornar às aulas, as instalações de muitas unidades estarão totalmente recuperadas pelo Governo Municipal.   A Escola Municipal Jacira Almeida Santos, localizada na rua C, conjunto Feira IV, é uma das instituições que passam pelos últimos reparos. Na unidade, os serviços estão concentrados na conclusão da pintura interna. A escola recebeu pintura externa, reparos nas instalações hidráulica e elétrica, piso de resistência no pátio, retelhamento, forro em PVC nas salas de aula e substituição de portas e portões.    Conforme o mestre de obras Deusdete Oliveira, da Construtora Otamerca, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, os serviços deverão ser finalizados ainda esta semana. “Falta concluir alguns reparos e substituir os portões.

Os alunos encontrarão uma nova escola na próxima quinta-feira (23/02/2012)”, declara.    Além de todos os serviços de recuperação, a escola ganhou também duas rampas para facilitar a acessibilidade de alunos portadores de necessidades especiais. Em três anos o Governo Municipal já reformou mais de 170 escolas. Outra unidade que também está sendo contemplada com melhorias é a Escola Municipal da Amizade, situada na localidade de Tanquinho, no distrito de Humildes.   Oferta de emprego na Casa do Trabalhador   Disponibilizadas 100 vagas para Auxiliar de Produção    A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), através da Casa do Trabalhador, está oferecendo 100 vagas de emprego para Auxiliar de Produção. Os interessados têm até esta sexta-feira (17/02/2012) para se dirigir ao órgão, onde está sendo realizada a seleção.

Esta é uma boa oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. A vaga é disponibilizada para pessoas do sexo masculino, com idade entre 26 a 32 anos, e salário de R$ 900,00. Os interessados devem ter escolaridade mínima o 1º grau completo.   Conforme o secretário municipal Magno Felzemburgh (Setdec), a oferta de empregos através da Casa do Trabalhador é resultado também da parceria entre a Setdec e as indústrias instaladas em Feira de Santana. “Isso demonstra, sobretudo, a pujança econômica da cidade”, destaca.  A Casa do Trabalhador está situada na rua Castro Alves, 894, Centro.   Alimentos para famílias carentes da zona rural   Beneficiadas comunidades dos oito distritos de Feira de Santana    A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), vai distribuir 20 toneladas de alimentos a famílias carentes da zona rural.

Os alimentos foram doados pelo empresário do ramo de entretenimento José Carvalho Peixoto, proprietário do Golden Park. Serão beneficiadas comunidades dos oito distritos feirenses.   De acordo com o secretário Ozeny Moraes (Seagri), serão contempladas famílias que não recebem benefícios sociais, como Bolsa Família, e que tenham perdido a safra de inverno 2011. “Os alimentos já estão armazenados. Vamos distribuir cestas contendo feijão, leite, arroz, macarrão, açúcar, farinha, enfim, alimentos básicos de primeira necessidade”, afirma.   O secretário informa, ainda, que será realizado primeiramente levantamento nas comunidades para identificar famílias que atendam aos requisitos necessários para recebimento de donativos. O trabalho será executado por técnicos da Seagri juntamente com administradores dos distritos e agentes distritais.

A iniciativa, como destaca Ozeny Moraes, vai contribuir para amenizar o sofrimento provocado pelo longo período de estiagem na zona rural. “O Município ainda encontra-se em situação de emergência e até o momento nenhuma ajuda dos governos Federal e Estadual foi recebida para amenizar a situação dos agricultores que perderam mais de 80% da safra”, ressalta. Procon cobra cumprimento de lei   Empresas devem emitir declaração de quitação de débitos    A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) vai cobrar às concessionários de serviço público o cumprimento da Lei 12.007 de 2009, que determina a emissão da declaração de quitação anual de débitos aos consumidores. A lei está em vigor desde maio de 2010 e compreende empresas como a Coelba, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e concessionárias de telefonia.   A emissão de apenas um recibo garante que o consumidor quitou todos os meses da fatura, entre janeiro e dezembro. Segundo o superintendente do Procon, Rafael Cordeiro, há concessionárias que encaminham cartas de cobrança referentes há três anos anteriores. “Então, há uma dificuldade para encontrar o comprovante e, consequentemente, para harmonizar as relações de consumo. Vamos informar a lei às concessionárias e fazer com que, aqui em Feira de Santana, os consumidores recebam a quitação geral”, declara o superintendente, acrescentando que “não há notícia do cumprimento da lei na cidade”.

Caso a lei não seja cumprida, afirma Cordeiro, o Procon vai encaminhar notificação no sentido de divulgar a existência da norma. “Se a lei não for cumprida mesmo assim, vamos encaminhar para o Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor a informação para que adote as medidas necessárias”, afirma.   Conforme a lei, a declaração de quitação anual deverá ser encaminhada ao consumidor no mês de maio do ano seguinte ou no mês subsequente à completa quitação dos débitos do ano anterior ou dos anos anteriores, podendo ser emitida em espaço da própria fatura. Coletiva à imprensa sobre o Aterro Sanitário   Medidas serão anunciadas na tarde desta quinta-feira

O Governo Municipal anuncia nesta quinta-feira (16/02/2012), às 15 horas, durante coletiva à imprensa, as medidas que serão adotadas para garantir a destinação final do lixo em Feira de Santana. O encontro que tratará sobre o Aterro Sanitário será na sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), localizada na rua Tupinambá, s/n, bairro São João.   As medidas serão adotadas através da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos Municipais Concedidos (ARSEPUC), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), devido a problemas que vêm sendo registrados com a empresa Sustentare e Serviços Ambientais (antiga Qualix). Avanços e estratégias para Educação   Jornada Pedagógica da rede municipal foi aberta hoje   A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta quinta-feira (16/02/2012) a Jornada Pedagógica que marca o início do ano letivo 2012. O evento acontece até sexta-feira (17/02), na Igreja Universal do Reino de Deus, na avenida Getúlio Vargas, com o tema “Saberes Docentes na Contemporaneidade”.   O professor Casemiro Campos, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), proferiu a palestra de abertura da Jornada. O evento conta com a participação de professores, diretores, vice-diretores, coordenadores e demais profissionais da rede municipal de Educação.

Durante solenidade de abertura, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou o compromisso do Governo Municipal com a melhoria da qualidade de ensino na rede pública. Ele também pontuou os investimentos aplicados pela prefeitura para valorização dos alunos e profissionais da Educação.   Na oportunidade foram anunciadas novas intervenções, como a construção de mais escolas, aquisição de ventiladores para todas as escolas municipais, criação das referências G e H e reajuste para professores em efetiva regência de classe.   “O Governo está empenhado em fazer com que todos os investimentos reflitam em uma nova realidade para o ensino público em nosso Município. É preciso valorizar o trabalhador da Educação, promovendo melhores condições de trabalho, conseguindo atender os anseios da comunidade escolar. Também precisamos continuar dando atenção especial ao nosso aluno, com investimentos que reflitam em um aprendizado melhor e cntribua para boa formação pessoal e profissional deste cidadão”, destacou.

O secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, durante explanação sobre as ações do Governo Municipal no setor no período de 2009 a 2011, reafirmou que a Educação do Município nunca antes havia recebido tantos investimentos. Ele pontuou a implantação de programas para aperfeiçoar o ensino, os investimentos em formação e capacitação de profissionais, além das melhorias salariais.   “A Educação é prioridade e teve seu melhor período nestes três últimos anos, quando foram realizadas importantes ações que implicam em funcionários mais valorizados, escolas bem estruturadas e alunos mais estimulados. Podemos afirmar que, sem dúvida, que a rede municipal de ensino dispõe de corpo docente de maior qualidade”, afirmou.   O diretor da APLB, professor Germano Barreto, também destacou os avanços da Educação de Feira de Santana. “Os profissionais da rede tem alcançado importantes conquistas e vamos continuar lutando para termos um ensino público com mais qualidade”, afirmou.   Entrega de chaves do Residencial Figueiras   Mais 860 famílias beneficiadas com a casa própria    Os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida contemplados com unidades do Residencial Figueiras, no bairro Mangabeira, concluíram nesta quinta-feira (16/02/2012) a última etapa para a aquisição da casa própria: o recebimento das chaves de seus apartamentos. Os novos moradores comemoram a conquista e já se preparam para a mudança de residência.   O Residencial, localizado na avenida Iguatemi, é composto por 420 apartamentos.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza, a primeira etapa do programa contempla mais de sete mil famílias com renda de zero a três salários mínimos.    “O programa promove a redução do déficit habitacional no município de Feira de Santana. Na quarta-feira foram entregues 440 chaves do Residencial Videiras. Com a entrega de hoje estamos totalizando 860 famílias beneficiadas com a casa própria. E vamos continuar viabilizando esta conquista com o Minha Casa Minha Vida 2, que deve começar a inscrever novas famílias a partir de maço. Para esta nova etapa já foram contratadas mais de duas mil unidades”, informa.   A dona de casa Maria Lúcia Nunes de Souza deu pulos de alegria ao assinar o contrato e receber as chaves do apartamento.

Ela reside atualmente em uma casa alugada no bairro Parque Ipê. “A pessoas que ganha pouco e ainda paga aluguel vive sempre com dificuldade. Pagava R$ 250 para ter um teto para morar com minha família. Graças a Deus tudo vai melhorar, porque além de ter a minha casa própria, vou pagar bem menos”, comemora.   A vendedora Monique Oliveira também se emocionou. Ela também mora de aluguel em uma casa no bairro Barroquinha. “Estou contando as horas para me mudar com meu marido e minhas duas filhas. Sempre sonhei em ter a minha casa, às vezes achava que este sonho nunca seria realizado. Mas Deus me deu essa benção, estou muito feliz”, declarou.

Comissão vai viabilizar Memorial Francisco Pinto   Projeto arquitetônico e levantamento do acervo documental    Uma Comissão Especial constituída pelo Governo Municipal vai viabilizar a implantação do Memorial Francisco Pinto, em Feira de Santana. Instituída pela portaria número 078 de 10 de fevereiro, a comissão terá 180 dias para elaborar o projeto arquitetônico da obra, e também será responsável por levantar, organizar e compilar o acervo referente a vida política do ex-deputado,  falecido em 2008. O memorial será implantado na área ao lado do estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria.   “Vamos criar todo um arquivo informatizado, digitalizar documentos, atos políticos enfim, disponibilizar à população o histórico de todo um período político importante de Feira de Santana. Prefeito cassado em 64, deputado várias vezes , Francisco Pinto foi um dos expoentes políticos da cidade, reconhecido nacional e internacionalmente por sua caminhada pela redemocratização do país”, destacou o advogado e atual chefe de gabinete da Prefeitura de Feira de Santana, Milton Britto.

Ele ressalta ainda que o memorial hospedará também os restos mortais do homenageado, que serão transladados para o local, e  reunirá documentos importantes concentrados atualmente nas mãos de particulares. “A comissão estará articulada não somente com o Governo Municipal, mas também com os setores privados, para estabelecer convênios  e cooperações, objetivando que a obra seja finalizada até o final de 2012”, pontuou Britto.   Integram a comissão: Celso Ribeiro Daltro, Milton Pereira Britto, Thais Cavalcante Alencar, Antonio Pinto dos Santos (irmão de Francisco Pinto), Everaldo Marques de Cerqueira, Antonio Carlos Daltro Coelho e o jornalista Adilson Simas Rodrigues.