EBDA realiza curso básico de Apicultura em Gandu

O Curso Básico de Apicultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), promovido pela gerência regional de Itabuna, começou nesta quarta-feira (08/02/2012) e vai até a próxima sexta-feira (10/02/2012), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), no município de Gandu. O objetivo do evento é ensinar aos técnicos da empresa o manejo direcionado à produção de mel. A intenção é que, posteriormente, o conhecimento seja repassado para os agricultores familiares interessados na prática apícola. A EBDA é uma empresa vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura.

Paulo Carilo, técnico da EBDA de Itabuna, ministra as aulas e utiliza cartilhas, apostilas e folhetos como materiais didático-pedagógicos. Recursos audiovisuais também auxiliam na aprendizagem e interação dos participantes. Além disso, os 21 participantes da capacitação irão a campo para aprender a fazer captura de abelhas e técnicas de manejo. As ações serão realizadas na zona rural do município, na Associação dos Apicultores de Nova Ibiá (AANIB), onde está instalada uma Casa do Mel. “É sempre um prazer enorme difundir a atividade apícola. Vamos trocar experiências e interagir uns com os outros, podendo assim tornar esta atividade ainda mais agradável”, comentou Carilo.

Os temas abordados no curso são floradas, biologia das abelhas, manejo de rainhas, divisão de enxames, instalação de apiário, produtos das abelhas, manejo de colmeias, controle de enxames, controle de pragas, doenças, processamento e beneficiamento da cera.

“Este curso é fundamental, para a expansão da atividade apícola nos Territórios de Cidadania, os técnicos que estão participando irão multiplicar os conhecimentos adquiridos aqui, em suas regiões de atuação, estimulando os agricultores familiares a ingressarem na atividade apícola”, disse o gerente regional de Itabuna, Wagner Ayres, que esteve na abertura dos trabalhos.

Técnicos da EBDA dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Ibicaraí, Gandu, Valença, Itapebi e Taperoá participam do curso. Também esteve presente na aula inaugural o técnico da EBDA Carlos Ubiratan de Andrade, representando a Coordenação Estadual de Apicultura.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]