EBDA Presta Assistência Técnica a Produtores de Suíno, em Valença

A Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), de Itabuna, está desenvolvendo trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em propriedades familiares que estão iniciando a atividade de suinocultura, em Valença, Baixo Sul do Estado. Técnicos orientam agricultores rurais sobre como fazer instalações, manejo reprodutivo e nutricional, vacinação, prevenção de enfermidades, higienização e o correto descarte de dejetos. As atividades são realizadas através do Escritório Local do município.

Para a veterinária da EBDA, do Projeto Pacto Federativo do Território Baixo Sul, com sede em Valença, Mariana Machado, o sucesso da criação de suínos depende das boas práticas de manejo. “A alimentação é fator primordial para a obtenção de uma carne saudável e de qualidade, além do fornecimento de água limpa e potável para os animais. A higienização e vacinação também asseguram ao criador um bom estado de saúde dos suínos, o que garante retorno econômico com baixo custo de produção”, declarou Machado.

Os técnicos da empresa também sugerem alternativas alimentares, como o uso de hortaliças e frutas, a exemplo da jaca, banana e abacate – cortadas em pequenos pedaços, para facilitar a mastigação -, e de raízes com mandioca e aipim, que são fáceis de encontrar nas propriedades rurais da região.

Sob a responsabilidade da técnica Valquíria Pinto está a orientação, aos produtores rurais, de como usarem os dejetos dos suínos na complementação da adubação orgânica, a exemplo do plantio de hortaliças e culturas agrícolas. “Para que estes dejetos sejam utilizados de forma correta é preciso passar por um processo de decomposição e serem adicionados a outros compostos, como resíduos de capim e restos de frutas e vegetais”, comentou a técnica.

Agricultores familiares do município de Valença estão buscando aumentar as suas produções de porcos, visando agregar valor a carne suína, com a defumação do produto (mantinha), atualmente, muito procurado no mercado. “Esta grande procura levou ao aumento do valor do produto e, consequentemente, da oferta de defumados, o que é mais uma boa opção de renda complementar para o agricultor familiar”, declarou a chefe do Escritório de Valença e coordenadora do Pacto Federativo, no Baixo Sul, Sandra Marins.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]