Mulheres de agricultores familiares participaram de uma capacitação para a confecção de produtos de limpeza e higiene realizada pela Secretaria da Agricultura, através da gerência da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) de Irecê, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra, nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Seabra. Durante o curso, as alunas tiveram a oportunidade de aprender a fazer sabão em barra e líquido, desinfetante, pasta de limpeza e sabonete de arueira.
“Lá em casa não terá mais desperdício de óleo, pois já sei fazer sabão. Produzirei meus próprios sabões, venderei e terei meu dinheiro no final do mês”, disse Suely Rosa, que mora na comunidade Fazenda Malhada, em Seabra.
Para a técnica social da EBDA de Irecê e ministrante do curso, Maria José de Oliveira, foi pensando, justamente, na geração de renda para as participantes do curso, e na possibilidade de evitar o desperdício e a poluição, a partir do aproveitamento de óleo saturado na produção de sabão, que o curso foi aplicado.