Distrito de Humildes celebra festa de Nossa Senhora dos Humildes há mais de 100 anos. Confira notícias da PMFS

A fé e emoção tomaram conta de centenas de fiéis durante a missa solene em comemoração a Nossa Senhora dos Humildes, no distrito de Humildes, na manhã deste domingo (12/02/2012). Reunidos na igreja por mais de três horas, os católicos assistiram à pregação do padre Severino Sobrinho juntamente com outros padres, além de festejarem a posse do vigário Cristiano Fechine.

A padroeira local é louvada no distrito há mais de 100 anos. Em 2011 os festejos começaram no dia 3 de fevereiro, com o novenário, e foram seguido por leilões e apresentação de bandas e músicos. Neste ano o tema da festa é “Nossa Senhora dos Humildes com a família ao pé da cruz”.

Segundo o presidente da comissão da festa, Sebastião Soares, o evento reuniu mais de 1.000 pessoas em cada novena. “Tivemos vários palestrantes abordando a integração e participação da família na igreja. Houve comitiva de Candeia Grossa, São José, Pé de Serra e de todas as comunidades de Humildes em nossa festa”, conta. A mulher de Soares, Cinira Soares, também é presidente da comissão.

O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, destacou que a festividade vai se tornar mais forte a cada dia. “Esta comunidade é uma das mais efervescentes. Humildes é bastante desenvolvido e já começamos a pensá-lo como cidade pela pujança, quem sabe num futuro bem próximo”, pontua.

Durante a missa solene, o padre Severino afirmou que o prefeito dá mais esperança ao local quando pensa no distrito como uma cidade futuramente. “Ficamos satisfeitos com o empenho da Prefeitura na limpeza de nossa praça e apoio à festa”, afirma.

As comemorações também contaram com a presença da primeira dama e deputada estadual, Graça Pimenta, secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, e superintende municipal de Trânsito, Denilson Santiago, e secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira.

Ainda na tarde deste domingo, às 17h, acontece a procissão percorrendo as principais ruas do distrito e, logo após, a benção do Santíssimo Sacramento. No mesmo dia o público vai se divertir com o som dos grupos Beijo Roubado e Amor à Bordo, a partir das 20h.

Procissão de Nossa Senhora dos Humildes

Centenas de fiéis saíram em procissão no distrito de Humildes, no final da tarde deste domingo (12/02/2012), para agradecer as bênçãos alcançadas e renovar os pedidos à padroeira local, Nossa Senhora dos Humildes. Além da santa, foram homenageados Santo Antônio, São Sebastião, Nossa Senhora das Graças, Irmã Dulce e Nossa Senhora Do Carmo, dentre outros, alvos de devoção nos povoados.

Reunidos em prol de um único objetivo, homenagear a padroeira, os fiéis percorreram as ruas do Tanque, da Salgadeira, Joselito Amorim, Cônego Olímpio e do Bambu, e a Praça da Matriz. Os andores, por sua vez, foram decorados com rosas, lírios, flores do campo e palmeiras, que deram um brilho à festa.

O lavrador Antônio Lacerda, morador do Fulô, levou a imagem de Santo Antônio com sua comunidade e afirma que não perde uma só edição das comemorações. “Venho há mais de 30 anos e tenho a maior alegria em participar. Também acompanhei todas as noites das novenas neste ano, deste o dia 2 de fevereiro”, conta.

A fé em Nossa Senhora dos Humildes também leva a dona de casa Rosalina Dias a acompanhar todas as edições da festa. “A comemoração é uma maravilha. Desde que era criança já vinha com meus pais e hoje tenho alegria em trazer a imagem de Nossa Senhora da Conceição, de lá do Jenipapo”, disse. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Trânsito, organizou todo o trânsito local enquanto a procissão circulava pelo distrito.

Mais qualidade de vida no Pampalona

O Governo Municipal entrega na próxima semana mais obras executadas com o propósito de garantir mais qualidade de vida à população de Feira de Santana. Na segunda-feira (13/02/2012), às 18 horas, os moradores das ruas Nova Canaã, Jaçarandi e 2ª travessa Jaçarandi, no bairro Pampalona, recebem os serviços de pavimentação das vias.

As obras foram executadas pela Construtora Lima e Silva, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, e com recursos próprios do Município da ordem de R$ 161.500. As obras resultaram em 2.798 metros de pavimentação em paralelepípedo.

A moradora Ludmila da Silva, que reside na rua Nova Canaã há 18 anos, afirma que a realização da obra representa uma conquista para a comunidade do bairro Pampalona. “Estamos muito satisfeitos com o calçamento de nossa rua. Vamos ter mais qualidade de vida, as nossas casas estão livres da poeira e a partir de agora não vamos mais precisar enfrentar lama e buracos”, declara.

O vigilante Antonio Souza, residente na rua Jaçaarandi, lembra que a via não oferecia condições adequadas para o tráfego de veículos. “A rua estava em péssimas condições, era um tormento passar por aqui de carro, moto ou bicicleta. Em dias de chuva a situação piorava com o lamaceiro que se formava em frente a nossas casas. Graças a Deus, o prefeito ouviu e atende o nosso pedido”, afirma.

Ações de saúde no Parque da Cidade e Sesc

Ações educativas para sensibilizar e orientar a população sobre as formas de prevenção e combate a várias endemias serão desencadeadas neste domingo (12/02/2012) pela Equipe de Educação em Saúde, da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). Biólogas da equipe irão levar orientações ao público que vai buscar lazer no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, onde será realizada mais uma edição do Projeto Verão no Parque, e aos visitantes e associados do Serviço Social do Comércio (Sesc).

No Parque da Cidade, a equipe vai apresentar o teatro de fantoche sobre a dengue e promover a distribuição de panfletos informativos. Outras atividades ligadas à área cultural, esportiva, de lazer e saúde também serão desencadeadas. A programação no equipamento será iniciada a partir das 9 horas. Já na unidade do Sesc, a equipe vai realizar também a exposição de vetores, como escorpiões, barbeiros, caramujos e o Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação acontece das 9 às 14 horas.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Equipe de Educação em Saúde, Déborah Sande, as ações se propõem a sensibilizar os cidadãos para o combate de vetores. “São atividades de cunho educativo que podem resultar em mudança de comportamento. Para abordar a dengue, por exemplo, destacamos as formas simples de evitar a proliferação do mosquito. As orientações podem implicar em atitudes e, assim, fazer com que o morador dentro de sua residência descarte os recipientes que podem servir de criadouro”, destaca.

Déborah Sande lembra que o verão é a estação favorável a proliferação do mosquito transmissor da doença. “A soma entre altas temperaturas, como as que são registradas no verão, e a incidência das chuvas pode resultar num acréscimo no número de casos de dengue. Daí a importância das ações educativas, que ajudam a disseminar informações e evitar que o assunto caia no esquecimento da população”, ressalta.

Além de abordar a dengue, os panfletos informativos que serão distribuídos abordam também outras endemias como hanseníase, rubéola, esquistossomose, doenças sexualmente transmissíveis, febre amarela, além do consumo de alimentos saudáveis.

MAP mantém atividades normalmente

Apesar da interdição da área de apresentações, o Mercado de Arte Popular (MAP) está funcionando normalmente. Na manhã deste sábado (11/02/2012), vários consumidores de Feira de Santana e cidades vizinhas fizeram suas compras.

A área de apresentações artístico-culturais foi interditada provisoriamente na tarde desta sexta-feira (10/02/2012), pela Defesa Civil, com base em um laudo técnico emitido por engenheiros das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Planejamento (Seplan). O diagnóstico indica a existência de fissuras nos pilares e problemas no teto.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado de Arte Popular, Nelson Dias, assegura que o movimento comercial não sofreu qualquer alteração. “A área de shows acumula muitas pessoas e, com o som alto, a estrutura abala. Aos poucos as pessoas se acostumam com a ideia e percebem que foi melhor assim”, afirma.

Para a pintora Suzana Oliveira, a medida favorece consumidores e comerciários. “É melhor prevenir a ver um desastre acontecer. Agora está mais seguro para todos nós, inclusive para quem circula por perto”, considera. Nesta segunda-feira (13/02/2012) engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Feira de Santana farão uma nova avaliação da estrutura do Mercado de Arte Popular (MAP).

Movimento intenso no comércio e feiras livres

Todo o comércio, feiras livres e restaurantes de Feira de Santana funcionam normalmente neste sábado (11/02/2012). Nas Avenidas Senhor dos Passos, Getúlio Vargas e feiras dos bairros Tomba e Estação Nova, o movimento de consumidores é intenso a todo instante.

Segundo o vendedor de uma livraria, Antônio Santos, a procura por material escolar está boa desde o início da semana. “Depois do Carnaval as vendas aumentam ainda mais porque vários pais deixam para comprar alguns itens da lista nesta época. Mas a demanda está muito grande nesta semana”, assegura.

Seja nas lojas de joias, confecções, cosméticos ou confecções, a circulação de pessoas é sempre grande. Nas lojas de calçados, por exemplo, vários pais estão à procura de tênis e mochila. “Vim comprar um par de tênis novos para minha filha, que vai voltar às aulas. Só tive tempo hoje, mas estou achando as lojas mais seguras”, comenta a lavradora Rosângela Santos.

Os caixas eletrônicos das agências bancárias situadas no centro comercial também recebem uma grande demanda no final de semana. A expectativa dos clientes é que o movimento continue e a segurança normalize assim que a greve da PM for encerrada. Nesta manhã já havia alguns policiais no módulo localizado em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria.

Sinalização no bairro Rua Nova

Após pavimentar mais ruas do bairro Rua Nova com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), dá início a sinalização das vias públicas. Desta vez o Governo Municipal contempla as Ruas Augusto dos Anjos e Acácia.

A previsão do secretário da SMTT, Flailton Frankles, é que as sinalizações horizontal e vertical das duas ruas sejam concluídas até esta terça-feira (14/02/2012). Porém, antes mesmo de o serviço ser totalmente encerrado, diz ele, motoristas e pedestres já sentem muito mais segurança ao trafegar pelas ruas.

Segundo o mototaxista Cristiano Macedo, a sinalização oferece maior visibilidade ao condutor. “De longe avistamos um quebra mola, sabemos onde não é permitido estacionar e nos informamos sobre o acesso a outras ruas. É muito melhor”, assegura.

O comerciante da Rua Augusto dos Anjos também aprovou o serviço. Porém, ele solicita a implantação de quebra molas em frente ao seu entreposto comercial, no cruzamento com a Rua Acácia. “Tem uma igreja aqui do lado e um grande movimento de carros. O quebra molas é importante para disciplinar os motoristas, principalmente condutores de moto”, comenta.

Também conhecida como 18 do Forte, a Rua Augusto dos Anjos dá acesso à via Tomé de Souza e passa pela praça Cícero Carneiro, também conhecida como Praça de Dona Pomba, até chegar às imediações do Alto do Cruzeiro.

Recuperação da Avenida Sérgio Carneiro

Um trecho da Avenida Antônio Sérgio Carneiro, localizada no bairro Santo Antônio dos Prazeres, foi totalmente recuperado na manhã deste sábado (11/02/2012). A área estava com vários buracos ocasionados pelas chuvas e recebeu a intervenção da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A comerciante Thais Mendes, funcionária de um mercadinho situado na avenida, conta que até mesmo os ônibus haviam trocado o acesso ao bairro por conta dos buracos. “Muitas pessoas não conseguiam trafegar por aqui devido a esta situação. Os carros que fazem transporte para o bairro e distrito estavam passando por outras ruas”, afirma.

Ela acrescenta que a área já foi recuperada anteriormente, mas os buracos sempre apareciam em dias de chuva. “Agora a gente espera que isso não aconteça mais”, disse a comerciante.

Os serviços foram acompanhados pelo prefeito Tarcízio Pimenta. A avenida liga o bairro Santo Antônio dos Prazeres ao Aeroporto Governador João Durval Carneiro e dá acesso ao distrito de Jaíba.

Calumbi recebe ruas pavimentadas na terça

Obras de pavimentação são fundamentais para garantir boas condições de trafegabilidade a motoristas e pedestres, assegurar melhores condições de vida à população, eliminando transtornos como poeira, buracos e lama. Este tipo de serviço é um das prioridades do Governo Municipal, que vem atendendo reivindicações de moradores com serviços de pavimentação asfáltica e em paralelepípedo em ruas e avenidas da sede e dos distritos.

Na próxima terça-feira (14/02/2012), às 18h, o prefeito Tarcízio Pimenta entrega oficialmente os serviços de pavimentação a paralelo das ruas Taruaçu e Taruaça, no bairro Calumbi. Ao todo foram investidos recursos próprios do tesouro municipal da ordem de R$ 110.480 em 2.500 metros quadrados de calçamento.

Este investimento, para a comerciante Eleuziete de Jesus, significa a valorização do cidadão. “Precisávamos desta obra para ter melhores condições de vida. O calçamento da rua, além de nos proporcionar uma vida melhor, influencia na valorização dos imóveis e ajuda a melhorar as vendas nos estabelecimentos instalados aqui”, avalia.

O morador Miguel Santana comemorou o anúncio da entrega dos serviços. “Nem acreditei quando os rapazes começaram a trabalhar na pavimentação. Graças a Deus o calçamento deu fim aos buracos que geravam muito transtorno e desgosto aos moradores. Agora estamos felizes e agradecidos”, afirma.

Revitalização da Praça 2 de julho

Feira de Santana ganhará mais uma praça totalmente reformada nos próximos dias. A Praça 2 de julho, localizada na Rua Filinto Bastos (conhecida como Rua de Aurora), no bairro Barroquinha, está recebendo intervenções para oferecer um novo espaço de lazer para a comunidade.

Já foram realizadas no local varrição, capinação, e limpeza geral. Os serviços concentram-se atualmente na recuperação de todos os canteiros e colocação de pedras portuguesas. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, o equipamento deverá ser entregue a comunidade dentro de 15 dias.

“Vamos realizar um paisagismo moderno com a plantação de novos vegetais, iluminação eficientizada e pintura. Estamos atendendo a uma solicitação antiga da comunidade e comerciantes que trabalham nas proximidades da praça”, explica.

A professora Matildes de Araújo, conhecida como Pró Laide, parabenizou o Governo Municipal pela reforma do equipamento. “Há muito tempo que nós moradores aguardávamos com ansiedade pela recuperação do espaço. Com certeza a praça ficará linda como todas que já foram recuperadas pelo Governo”, comemora.

O morador do distrito de Bonfim de Feira, Jackson dos Santos, conta que a praça já está ficando muito bonita. “Sempre pego ônibus aqui na praça e percebia que há muito tempo precisava de melhorias. A comunidade tem que conservar o equipamento para que possamos desfrutar sempre do espaço”, pontua.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]