DESENBAHIA garante crédito para catadores que atuam no Carnaval

Para promover melhores condições de trabalho aos catadores de material reciclável da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA), irá conceder um total de R$ 86 mil em financiamentos para quatro cooperativas que atuam na coleta e comercialização de resíduos sólidos durante o Carnaval. Com a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), a linha de crédito e o apoio aos trabalhadores integram as ações do programa Vida Melhor.

Com o empréstimo, as cooperativas terão maiores condições de comprar o material coletado pelos catadores avulsos que, além de gerarem renda, contribuem para a preservação do meio ambiente. O financiamento às cooperativas terá juros de 0,5% ao mês e pagamento feito em parcelas iguais. O objetivo é capitalizar os catadores de latinha para elevar o estoque da coleta e permitir o comércio de material a preços justos.

Além do financiamento, o governo garante alimentação, depósitos de coleta e armazenamento, equipamentos individuais de proteção como luvas e bonés. A iniciativa é do projeto ‘EcoFolia Solidária: O trabalho decente preserva o meio ambiente’, que tem como objetivo a inserção socioprodutiva desses trabalhadores.

De acordo com o gerente de Microfinanças da DESENBAHIA, Marcelo Mesquita, as condições são vantajosas. “O custo do empréstimo é baixo. Também damos um prazo de pagamento que seja adequado à vazão do estoque grande que eles acumularem durante o Carnaval. No ano passado, foram recolhidas mais de 50 toneladas de latinha na festa. O prazo da linha de crédito depende do volume e da capacidade que eles têm, sem afetar o preço de mercado.”

Os empréstimos serão concedidos às cooperativas de Catadores de Nova República (CANORE); de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET); de Reciclagem da Bahia (COOPERES); e de Reciclagem, Meio Ambiente e Promoção da Cidadania (RECICOOP).

*Com informação : Secom BA

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]