Crises econômicas levam a aumento de criminalidade, diz Unodc

Relatório, divulgado na semana passada, revela que assaltos, por exemplo, podem duplicar em épocas de recessão; foram analisados vários países incluindo o Brasil.

Um estudo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, afirma que as crises econômicas podem causar um aumento da criminalidade.

O documento, “Monitorando o Impacto da Crise Econômica sobre o Crime”, foi divulgado pelo Unodc, na semana passada.

Roubos de Carro

De acordo com a pesquisa, casos de assaltos, homicídios e até roubo de automóveis podem duplicar em épocas de recessão.

O relatório foi compilado com dados da polícia de 15 países para delitos como assalto a mão armada, assassinatos e roubos de carro. A pesquisa se focou nos possíveis efeitos da crise financeira, especialmente entre 2008 e 2009.

Em oito dos 11 países que atravessaram a recessão, havia a ligação entre fatores econômicos e a criminalidade.

Rigor

Segundo o Unodc, a presença de gangues de jovens e a facilidade de acesso a armas são alguns dos fatores que levam aos crimes.

O consumo de álcool e drogas e a falta de rigor na aplicação da lei também ajudam a agravar a situação.

A pesquisa cobriu um espaço de 20 anos com os picos da criminalidade registrados entre 2008 e 2009. Os dados foram analisados mensalmente em vários países incluindo Brasil, Filipinas, Ilhas Maurício e Canadá.

*Com informação : Rádio Onu

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]