Conselho Político discute prioridades do governo Dilma Rousseff

O senador Walter Pinheiro, líder do PT no Senado, saiu da primeira reunião do ano do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff, na manhã desta terça-feira (14/02/2012), com a certeza de que o Congresso contribuirá com as principais preocupações do governo: apreciação de projetos com impacto no controle dos gastos públicos, aperfeiçoamento da gestão pública e melhoria da qualidade de serviços nas áreas de saúde, educação e segurança.

“A reunião serviu para a gente afinar um pouquinho, num ano eleitoral, um ajuste de calendário que nos permita contribuir para que atravessemos essa fase de dificuldade com a possibilidade de implementação de projetos”, resumiu Pinheiro, destacando que a grande prioridade para 2012 é a manutenção de investimentos considerados prioritários sem descuidar da área social.

Em pronunciamento na tarde de hoje, Pinheiro defendeu que o Parlamento deve discutir projetos que podem ajudar a resolver as disputas entre estados por investimentos e por recolhimento de impostos, a chamada guerra fiscal, além da estruturação de um novo modelo de pacto federativo. “Nesse contexto do pacto federativo, devemos incluir projetos sobre temas como o ICMS, o comércio eletrônico, o Fundo de Participação dos Estados e Municípios (FPE e FPM), o modelo de partilha dos royalties do petróleo”, destacou.

Segundo o senador, a segurança pública também esteve entre os temas em debate com a presidente Dilma e na reunião dos líderes do Senado. “As recentes greves de policiais baianos e cariocas acenderam uma espécie de sinal de alerta no governo. Ficou acordada uma maior participação do Senado para contribuir com este debate, que é um dos principais temas de interesse dos cidadãos brasileiros”, disse.

A reunião do Conselho Político durou mais de duas horas, no Palácio do Planalto, e teve a participação de lideranças de 15 partidos da base aliada; do vice-presidente da República, Michel Temer; dos ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann (Casa Civil); e do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]