Com as bênçãos de Iemanjá | Por Emiliano José

As ruas do Rio Vermelho ficaram cheias nesta quinta-feira (02/02/2012) com os festejos e homenagens à Iemanjá. A rainha das águas, como é conhecida no candomblé, recebeu milhares de presentes jogados ao mar, em sinal de gratidão e de respeito do povo baiano. O deputado federal Emiliano José (PT-BA) esteve presente à tradicional entrega de ofertas e, assim, como tantos fiéis, também pediu a proteção da rainha das águas. O deputado petista, acompanhado pelo ogã do Ilê Axé Oxumaré e presidente da AFA, Leonel Monteiro, levou as ofertas até a praia e jogou ao mar os presentes cuidadosamente escolhidos, para que não agridam o ambiente marinho. No lugar de vidros de perfumes ou presentes em plástico, apenas flores e outras ofertas que pudessem ser facilmente absorvidas pelo mar.

A tradicional homenagem à Iemanjá atrai centenas de baianos e turistas, que começaram a fazer suas homenagens já nas primeiras horas do dia. Os pescadores decoraram o carramanchão com palhas de coqueiros e é nesse espaço que fica guardado o presente principal, um segredo que só foi revelado no amanhecer deste dia 2 de fevereiro. Este ano, 30 artistas plásticos se uniram para criar uma concha feita em resina, decorada com 40 pérolas.

Tradição

A tradição de oferecer presentes a Iemanjá na enseada do Rio Vermelho começou em 1923, iniciativa de 25 pescadores, alguns adeptos do Candomblé, que buscaram na fé a solução para a falta de peixes no litoral do bairro.

No início, era chamada de festa da Mãe D’água e realizada em conjunto com a Paróquia do Rio Vermelho, mas na década de 60, o padre resolveu pôr fim ao sincretismo. A partir daí, os pescadores decidiram homenagear apenas o orixá. No Candomblé, Iemanjá é uma das entidades femininas mais importantes.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]