Chocolate e café de qualidade da Bahia vão ganhar o mercado chinês

O delicioso chocolate produzido pela agricultura familiar na fábrica de Ibicaraí, e o premiado café gourmet de Piatã serão, em breve, saboreados por exigentes consumidores de cada cidade da China. Esse é o objetivo do projeto piloto discutido, neste fim de semana, pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, com empresários da New Cape Win, de Shangai, empresa que distribui na China, com exclusividade, o espumante da marca Terra Nova, fabricado pela Miolo no município baiano de Casa Nova. O encontro, realizado no gabinete da Seagri, foi resultados dos contatos realizados na China, durante a missão da Seagri, acompanhando o governador Jaques Wagner, em dezembro do ano passado. Participaram da reunião os empresários Zhon En, Liu Hao, He Renke e Jian Xueya, além de Jairo Vaz, superintendente de Atração de Negócios, Michael Freitas, proprietário da indústria Café Gourmet Piatã, e Rita Carvalho, coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais do governo da Bahia.

“Nós confiamos muito nos produtos brasileiros e queremos distribuir na China o café e o chocolate, de alta qualidade, produzidos na Bahia”, disse Zhon En, presidente da New Cape Win, que com sua comitiva e acompanhado por Jairo Vaz visitou a fábrica de chocolate de Ibicaraí. Construída e inaugurada no ano passado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), em parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (Cooafba), a fábrica atende a cerca de 300 famílias de pequenos produtores dos municípios da região, como Buerarema, Itajuípe e Coaraci. O chocolate produzido em Ibicaraí, que já se torna conhecido no mundo, foi um dos destaques do estande do Brasil no Salon du Chocolat de Paris, em outubro último.

Eduardo Salles destacou que a China é um país que tem muita importância para a Bahia e do interesse do governo do Estado promover os produtos da agricultura familiar na Ásia. “Esse é um projeto piloto que estamos implementando, e tenho certeza de que em pouco tempo poderemos ampliá-lo para a entrada de outros produtos da agricultura familiar, além do chocolate e do café de alta qualidade”, disse o secretário, lembrando que a rede de hotéis e cafeterias da China representa um grande mercado para os produtos brasileiros e baianos.

“Essa é uma grande oportunidade de mostrarmos que a agricultura familiar baiana produz com eficiência e qualidade”, afirmou Michael Freitas de Alcântara, proprietário da indústria Café Gourmet, instalada em Piatã, na Chapada Diamantina, região do Estado que se destaca pela qualidade do café que produz. Michael Freitas, que por diversas vezes teve o café de sua propriedade, de apenas três hectares, premiado em concursos estadual e nacional, tem hoje produção mensal de 2 mil toneladas, “mas temos capacidade instalada para 5 mil toneladas/mês e estamos preparados para atender à demanda da China”, disse o produtor.

O secretário Eduardo Salles lembrou que entre os fatores que facilitam a exportação para a China está a rota marítima semanal implantada pela Tecon Salvador, com navios partindo do Porto de Salvador diretor para Pequim. A grande vantagem, disse Salles, é a redução do tempo de viagem, que antes durava 51 dias e agora é feita em apenas 21 dias.

A Bahia mantém na China, na capital Pequim, um escritório de negócios, onde conta com a parceria e apoio da Apex (Agência Brasileira de Promoção à Exportação e Investimentos na China), para a promoção dos produtos baianos. Além do chocolate e do café de alta qualidade que a New Cape Win vai distribuir naquele país, o secretário propôs a inclusão do charuto fabricado no Recôncavo baiano. “Produzimos um dos melhores charutos do mundo, no mesmo nível dos famosos cubanos, e estamos aguardando a autorização do governo chinês para iniciarmos a exportação”, revelou o secretário.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]