Bahia Pesca vai capacitar tripulação de barcos oceânicos

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), vai capacitar operacionalmente a tripulação de quatro barcos para a pesca oceânica. As embarcações, as primeiras que a Bahia terá desse tipo, estão sendo construídas a partir de convênio celebrado entre Ministério da Pesca, governo do Estado, através da Seagri, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e as cooperativas de pescadores de Camaçari e Itacaré.

Para verificar os trabalhos e planejar o curso, uma missão técnica integrada pelo presidente e pelo gerente da Bahia Pesca, respectivamente Isaac Albagli e José Roberto Pantaleão, além do presidente da Cooperativa Mista de Pesca em Itacaré, Agnaldo Grem, e do diretor administrativo da Cooperativa dos Pescadores de Camaçari, Ajax Tavares, visitaram o estaleiro na última segunda-feira (30/01/2012).

Segundo Pantaleão, os barcos operam no sistema long line, com 100 quilômetros de linha principal, têm 21 metros de comprimento, 60 toneladas de arqueação bruta, capacidade para 20 mil litros de óleo e cinco mil litros de água, desalinizador, túnel de congelamento e duas câmaras frigoríficas com capacidade para 40 toneladas de pescados. Podem pescar atuns, mecas, dourados, tubarões, cavalas e permanecer até 20 dias em alto mar.

“Estes barcos e os terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus entram em operação ainda este ano e são o ponto de partida para a Bahia ingressar definitivamente na pesca oceânica”, adianta Isaac Albagli. Ele destaca que com o treinamento “estes pescadores vão sair da pesca artesanal, atividade desenvolvida próxima ao litoral, onde os estoques estão no limite da sustentabilidade, para a pesca oceânica onde há recursos pesqueiros em abundância praticamente inexplorados”.

A capacitação de gestão será ministrada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA). Participarão dos cursos 50 pescadores, 25 de cada cooperativa.

foto: sugestão de legenda: O barco tem capacidade para 40 toneladas de pescados.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]