Adab desenvolve ações para o controle da raiva dos herbívoros em plantel pecuário baiano

Mais de 120 morcegos hematófagos foram capturados por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), na última semana, no município de Candeias. A ação tem como objetivo realizar o controle populacional dos quirópteros transmissores da raiva para o plantel bovino da região, considerada de alto risco para a ocorrência da doença.

Atividades como essas são realizadas durante todo o ano em diferentes municípios do Estado. Os morcegos são encontrados em locais escuros, úmidos e abandonados ou em matas próximas a áreas de criação de bovinos. “Esta ação exitosa das equipes da Adab tem importância estratégica, por se tratar de um município de alto risco para a ocorrência da raiva em herbívoros e terá impacto positivo na redução da incidência da raiva nesta área, bem como nos prejuízos ao rebanho estadual e à saúde da população”, salienta o diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

“As capturas são importantes porque, ao controlarmos a população destes indivíduos, diminuiremos o número de ataques aos animais e, com isto, reduzimos as chances de transmissão do vírus da raiva”, explica o Coordenador do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Neder, ressaltando que são capturados apenas os morcegos da espécie Desmodus rotundos.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]