Coluna de Antôno José Larangeira de 18 de janeiro de 2012

18Yeda no Mais Social

A educadora e arquiteta Yeda Barradas Carneiro, esposa do senador João Durval (PDT) e mãe do prefeito João Henrique (PP), deve assumir o Mais Social, rede de ação social da Prefeitura, por decisão tomada pelo prefeito da cap, que está em viagem à Europa. O fato deve-se ao afastamento da ex-primeira-dama e deputada estadual Maria Luíza (PP), hoje ex-mulher do alcaide de Salvador.

Vistoria

Por estar pré-escolhidas na Bahia para receber seleções durante a Copa do Mundo 2014, hoje, Feira de Santana será vistoriada por técnicos contratados pelo Comitê Organizador Local da FIFA. De acordo com o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa, nesta segunda etapa, 11 locais (em nove municípios) serão vistoriados. Destes, três estão em Feira (o Estádio Jóia da Princesa, a Vila Olímpica dos Amadores e o Estádio Ribeirão. “A cidade foi selecionada por sua infraestrutura e proximidade com a capital baiana. Em um raio de distância de aproximadamente 100 quilômetros de Salvador, Feira está incluída”, explica o secretário Extraordinário para Assuntos da Copa, Ney Campello.

Meninas bebem mais

As adolescentes com idades entre 14 e 16 anos já consomem mais bebidas alcoólicas que os jovens do sexo oposto. Uma pesquisa realizada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) mostra que o consumo de álcool já atinge cerca de 55% das meninas nessa faixa etária em todo o país.Em comparação com os adolescentes da mesma idade, elas bebem 15% mais. Foram entrevistados na pesquisa 62 mil adolescentes com idades entre 10 e 16 anos, em 16 estados brasileiros. Segundo o estudo, é a partir dos 14 anos que as meninas começam a beber mais que os meninos. (Fonte: Por Simas).

Residencia no HEC

Ministério da Educação aprovou recentemente os cursos de Residência em Pediatria e Neonatologia proposto pelo Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana. A partir do mês de março, oito residentes em Pediatria Geral e quatro em Neonatologia terão no HEC um campo de estudo e de formação para se tornarem especialistas. “Ficamos muito felizes com a aprovação destes cursos, pois estamos tornando o HEC um centro formador de profissionais. Ele já nasceu com a vocação de ser um hospital-escola e estamos galgando esse caminho vitorioso, com mais essa conquista.”, destacou a diretora técnica da instituição, a médica Edilma Reis.

Feira lidera violência

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) quinta-feira ultima (26/01/2012) apontam Feira de Santana como líder no ranking de homicídios intencionais do interior do Estado em 2011. Com cerca de 560 mil habitantes, o município registrou 379 homicídios no ano que passou, o que começa preocupar e muito a população feirense.

Após a divulgação desses dados, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) pede mais segurança no Estado. “Os dados da SSP apontam também que o número de homicídios intencionais na Bahia reduziu pela primeira vez em 10 anos, porém não é essa a impressão que muitos cidadãos têm. Em Feira de Santana, por exemplo, cerca de 20 pessoas já foram assassinadas só neste ano. As ações contra a violência precisam ser mais eficazes”, frisa. A parlamentar destaca que, “diante da violência que já vinha crescendo em Feira de Santana, o Governo Municipal está realizando ações de combate à violência, a exemplo da criação da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e da instalação do sistema de vídeo-monitoramento em pontos estratégicos da cidade, que já contribuiu para a prisão de acusados de assassinato com as imagens captadas”.

Esporte radical

Quando encerravamos esta coluna, estava definida a construção da plataforma para saltos de asa delta no Morro de São José, distrito de Maria Quitéria, com a devida aquiescência do prefeito Tarcízio Pimenta. O projeto Voo Livre será uma ótima opção de lazer com estímulo à prática de decolagem de parapente, balonismo e planador. Na primeira etapa da obra estão inclusas a construção de uma estrada com 4.200 metros e passeio lateral para dar acesso ao morro de São José, mirante, estacionamento com 40 vagas, sanitários, reservatório para captar água das chuvas e dá suporte aos sanitários, além de contar com energia solar.

Esta coluna é publicada nos sites da

TRIBUNA DA BAHIA

www.jornalgrande bahia.com.br.

www.noticiasdabahia.com.br1

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]