VIEP intensifica bloqueio de transmissão da dengue em Feira de Santana

Intervenção em locais que registram mais notificações

Uma série de ações de intervenção para o combate à dengue foram intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP), em bairros que apresentam os maiores números de notificações de casos suspeitos da doença. A medida visa promover a quebra da cadeia de transmissão da dengue, através da aplicação de inseticida por meio da bomba costal, contribuindo assim para eliminar o mosquito adulto.

A ação já foi realizada esta semana no bairro Santo Antônio dos Prazeres e no distrito de Humildes, localidades que registraram nestes primeiros dias do ano, respectivamente, cinco e nove notificações de casos suspeitos. No distrito de Humildes, as borrifações de inseticida foram realizadas em dezembro e reforçadas esta semana. As equipes da Viep percorreram várias localidades, como Fazendas Fulô, Doutor, Campestre e Tanquinho, além das ruas Salgadeira, Conego Olimpo, Fernando Alves e Pica-pau.

Como forma de mobilizar a comunidade, a equipe de Educação em Saúde da Viep está promovendo também caminhadas contra a dengue. Na manhã desta quinta-feira (12/01/2012), a caminhada foi realizada no Santo Antônio dos Prazeres, e contou com o apoio da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) que atua no bairro. A caminhada no distrito de Humildes ainda não tem nada definida.

A chefe da VIEP, Janice Estrela, observa que os trabalhos de bloqueio de transmissão da dengue são válidos e considerados uma estratégia eficaz. “Como o produto é liberado diretamente na região que apresenta o foco, é considerado mais eficaz que o carro fumacê, o qual favorece a dispersão do produto no ambiente. O bloqueio toma como base os casos notificados que estejam no raio de 150 metros, nas regiões apontadas no mapa do sistema de geocodificação para eliminar o Aedes aegypti na fase adulta”, explica.

Ainda de acordo com Janice Estrela, as ações de intervenção terão continuidade. “Baseado no diagnóstico das localidades, vamos continuar desenvolvendo estas ações, que somam esforços com o trabalho realizado pelos agentes de endemias nas visitas domiciliares, quando são eliminados criadouros e destruídas as larvas dos mosquitos”, salienta.

Comissão provisória elabora plano para reduzir as desigualdades sociais do município

Primeira reunião para definir o plano aconteceu nesta manhã

“Eles não têm escola. Eles só cheiram cola, batizados meninos de rua, eles não querem isso, que juízo, prejuízo, injustiça”. Os versos da música “Garotos de Rua”, do cantor e compositor feirense Gilsam, abriram a primeira reunião da Comissão Provisória para a elaboração do Plano Municipal de Política e Promoção da Igualdade Racial, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (12/01/2012), na Casa dos Conselhos.

O Plano tem como objetivo reduzir as desigualdades sociais do município e está sendo elaborado por uma comissão provisória composta por 38 entidades governamentais e não-governamentais. “O documento está sendo construído a partir de um processo articulado de mobilização entre governo, sociedade civil e demais entidades, e é imprescindível para que Feira de Santana avance na implementação da igualdade em nosso município” destacou Maelli Lima, uma das coordenadoras da comissão provisória.

Representando o Núcleo Odungè, e a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Portal do Sertão), a ativista negra, Lourdes Santana, que também faz parte da coordenação Comissão Provisória, ressaltou a importância do Plano. “Modifica toda relação com a Cultura Negra no município, garantindo inclusive o repasse de verbas para que se trabalhe a questão racial nos diversos eixos. A Cultura Negra deixa de ser evidenciada somente na Micareta, passando a fazer parte de uma questão social global”, destaca.

O cantor e compositor Gilsam observou que o Plano é abrangente e contempla as necessidades de inclusão do negro, principalmente, em relação ao mercado de trabalho, arte e a cultura. “É o povo que menos tem oportunidade, por isso o Plano é importante. Vai garantir ações para a valorização daqueles que são tradicionalmente excluídos. Os artistas negros em Feira são penalizados por não existir uma política que nos possibilite a mostrar o nosso fazer artístico”, pontuou.

O projeto tem o prazo de 90 dias para ficar pronto. Depois de finalizado, o documento será encaminhado à Câmara Municipal para a votação.

Escolas municipais são reformadas no bairro Mangabeira 

Unidades contam com laboratório de informática e lousa digital

Alunos do bairro Mangabeira terão muito mais estímulo para estudar neste ano. As escolas municipais Ester Silva Santana e Demóstenes Álvaro de Brito, ambas situadas na localidade, estão sendo contempladas com os serviços de recuperação. As duas unidades já contam com laboratório de informática e salas com lousa digital.

Nas instituições de ensino foram executados os serviços de substituição do piso por um de alta resistência, cobertura do telhado com forro em PVC, revestimento nas salas de aula, troca de portas e alargamento das rampas para garantir a acessibilidade dos alunos portadores de necessidades especiais.

Segundo o chefe da Divisão de Manutenção de Prédios Escolares, Alberto Gouveia, os operários estão trabalhando diariamente para entregar as unidades antes do início das aulas da rede municipal, no dia 23 de fevereiro.

“As unidades vão ganhar imobiliário novo, sanitários novos, ventiladores e equipamentos tecnológicos. Os trabalhos estão sendo realizados com muita eficiência para oferecermos uma estrutura com mais qualidade e conforto para professores, alunos e pais”, destaca.

O Governo Municipal tem dedicado atenção especial à Educação visando garantir melhoria na qualidade do ensino e aprendizado. Além da reforma já executada em mais de 170 escolas, estão sendo realizados investimentos na capacitação de professores e melhorias salariais para a categoria, distribuição de Kits de fardamento e material escolar.

Procon registra número recorde de atendimentos no período de férias 

Foram realizados 713 atendimentos até o início desta quinta-feira

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) já realizou 713 atendimentos neste ano. O número é recorde para o período dedicado às férias e revela que os consumidores não deixam de registrar suas queixas. Tanto em dezembro quanto neste mês, o órgão tem sido bastante procurado.

Segundo o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, a média de atendimentos realizados em janeiro está sendo parecido ao índice anual. Em dezembro o órgão recebeu 2.798 queixas nas duas unidades. Do dia 4 até o início da manhã desta quinta-feira (12/01/2012) o órgão contabilizou 562 atendimentos.

“Geralmente nos meses de dezembro e janeiro há uma queda no número de atendimento por conta das férias e festejos de final de ano, mas o consumidor sabe que ao procurar o Procon vai encontrar a solução para sua queixa”, ressalta o superintendente.

Rafael Cordeiro acrescenta que os consumidores estão mais atentos aos seus direitos. “O Procon vai bater recorde de atendimento neste mês. O consumidor já sabe que ao procurar o órgão terá a orientação necessária em relação aos seus direitos”, afirma.

Uma das consumidoras que buscou o atendimento foi a vendedora Valdilene Figueiredo. “É a primeira vez que venho ao Procon e, em pouco tempo, conseguir registrar minha queixa e resolver meu problema”, diz.

A unidade do Procon situada no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf) está funcionando das 7h30 às 13h30, como estabelece o turnão. Já o Procon localizado na avenida Maria Quitéria funciona das 8 às 12h e das 14 às 17 h.

Matrícula informatizada agiliza atendimento 

Alunos novos serão matriculados de 23 e 28 deste mês

Rapidez e segurança. Estas são as principais vantagens do sistema de informatização da matrícula na rede municipal de ensino, inclusive para os alunos novos. Eles poderão fazer a pré-matrícula entre os dias 23 e 28 deste mês com o preenchimento de formulário disponibilizado no site www.matriculafacil2012.com.br.

No ato da pré-matrícula, devem ser informados todos os dados do aluno. As informações coletadas serão enviadas para a secretaria da escola escolhida, que entrará em contato com o solicitante para a efetivação da matrícula. “O prazo para apresentação dos documentos é de 48 horas”, informa o gerente do Projeto Educação Digital, Anailton Gomes.

Ele explica ainda que caso não haja disponibilidade de vaga na escola solicitada, por meio desse sistema o inscrito também pode ser encaminhado para outra unidade de ensino considerada como melhor opção. “De qualquer forma, o formulário de pré-matrícula online agiliza o processo para os pais e para a escola”, diz.

Para os alunos que já fazem parte da rede a renovação da matrícula também é feita via internet. Até agora já foram feitas mais de 20 mil pré-inscrições, que serão validadas na próxima segunda-feira (16/01/2012), na Escola Municipal Monteiro Lobato, em ato com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta. Além deste, estão funcionando mais 32 postos de matrícula.

Abertas inscrições para o Protejo 

200 vagas estão sendo disponibilizadas

Promover a inclusão social e resgate da cidadania de jovens em situação de risco ou vulnerabilidade social, egressos do sistema de privação de liberdade e expostos à violência. Estes são os objetivos do Programa de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo), que iniciou o processo de inscrições nesta quinta-feira (12/01/2012).

Podem se inscrever jovens de ambos os sexos, com idade entre 15 e 24 anos e que residam nos bairros Feira X e adjacências ou George Américo e adjacências. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 24 na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), na rua Castro Alves ,1038, Centro, das 8h às 12h e das 14 às 18 horas.

Os interessados devem comparecer ao órgão portando original e cópia do RG, CPF, Certidão de Nascimento e comprovante de residência. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O resultado da primeira etapa de seleção será divulgado em 31 de janeiro.

De acordo com a coordenadora de Projetos da Seprev, Luciana Flores, serão disponibilizadas 200 vagas. Segundo ela, a Seprev está reforçando a divulgação do processo seletivo junto aos órgãos e instituições de atendimento e defesa social.

“A estrutura já está pronta para receber os beneficiados. Enviamos ofícios para toda rede de assistência, como Defensoria Pública, Ministério Público, Casa de Atendimento Sócio Educativo, dentre outros órgãos de assistência jurídica e social. O nosso propósito é promover a formação profissional destes jovens, promover a reinserção social e posteriormente ampliar o projeto”, destaca.

Cada participante receberá bolsa mensal no valor de R$ 100. Durante 12 meses os selecionados cumprirão 800 horas em oficinas, cursos e atividades culturais, esportivas, educacionais para que se tornem disseminadores da cultura de paz em suas comunidades.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]