Vida Melhor inaugura primeira Unidade de Inclusão Socioprodutiva em Salvador

A primeira Unidade de Inclusão Socioprodutiva (UNIS) do programa ‘Vida Melhor’ será inaugurada nesta terça-feira (17/01/2012), às 11h, no Bairro da Paz, com a presença do governador Jaques Wagner. O núcleo contará com 30 agentes de desenvolvimento e cinco consultores, que atuarão no fomento a pequenos empreendimentos da economia informal na região, que inclui ainda os bairros de Narandiba, Mussurunga, Pau da Lima, Cajazeiras, São Cristóvão, Itapoan e Vila Verde. Na oportunidade, também serão entregues equipamentos para ambulantes e para redes de cozinha comunitária.

A Unis, denominada Salvador Norte, está localizada na Rua da Resistência, 136. Vai proporcionar assistência técnica continuada, microcrédito assistido, qualificação, apoio para a comercialização dos produtos e serviços e até mesmo equipamentos e insumos. O programa vai contemplar ambulantes e arranjos produtivos de alimentação (Cozinheiras), costura, reciclagem e agricultura urbana.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que coordena o ‘Vida Melhor’ na área urbana, vai implantar 30 Unidades de Inclusão Socioprodutiva no estado. De acordo com o secretário Carlos Brasileiro, as próximas Unis serão instaladas no Subúrbio Ferroviário, Complexo Nordeste de Amaralina, Metropolitana 1 (Lauro de Freitas) e Feira de Santana. Cada Unis poderá atender entre 1,8 mil a 2 mil empreendedores informais. Os agentes escolhidos pertencem às comunidades onde as Unidades serão instaladas. São preferencialmente jovens, com ensino médio completo, conhecimento em informática e oriundos de famílias do Cadastro Único (CadÚnico).

Conjunto de estratégias

Coordenado pela Casa Civil do Governo do Estado, o programa ‘Vida Melhor’ é um conjunto de estratégias que envolve diversas secretarias e busca emancipar a população em situação de pobreza, tendo como meta a inclusão socioprodutiva de 400 mil famílias até 2015 – 120 mil urbanas e 280 mil rurais. O público prioritário é formado por pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social, na faixa etária de 18 a 60 anos.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]