Vergonha: Centro Histórico de Salvador é único sítio brasileiro em lista mundial de monumentos ameaçados

Uma organização privada intitulada Fundo Mundial de Monumentos (WMF, sigla em inglês) incluiu o sítio histórico de Salvador na lista de locais ameaçados pelo tempo e pelas más condições de conservação que precisam arrecadar fundos particulares para a sua manutenção. A lista possui 67 sítios de 41 países de todos os continentes. No texto de descrição do Centro Histórico, o WMF fala em uma região “de declínio econômico, crime, infraestrutura decadente e outros desafios que deixaram vulnerável o coração histórico da cidade”.

A capital baiana é a única brasileira presente na lista de 2012 (o documento é atualizado de dois em dois anos). “É esperado que a atenção da organização combinada com esforços locais trarão uma renovada atenção à rica herança cultural do centro histórico, o que atrairia o interesse na restauração da área”, explica o texto que ainda cita o despovoamento da região nas últimas décadas e a falta de fundos públicos para a sua revitalização. Acesse o sítio da organização aqui.

http://www.wmf.org/

Confira  fotos:

Loading Images
wpif2_loading
vergonha-centro-historico-de-salvador-e-unico-sitio-brasileiro-em-lista-mundial-de-monumentos-ameacados
vergonha-centro-historico-de-salvador-e-unico-sitio-brasileiro-em-lista-mundial-de-monumentos-ameacados
vergonha-centro-historico-de-salvador-e-unico-sitio-brasileiro-em-lista-mundial-de-monumentos-ameacados

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]