CMFS: Superintendente nega fechamento de posto da Polícia Federal em Feira de Santana

Superintendente nega fechamento de posto da PF e diz que o projeto é ampliar as ações com a criação de uma delegacia

A possibilidade de fechamento do posto avançado da Polícia Federal em Feira de Santana foi descartada pelo superintendente da instituição, José Maria Fonseca. Em conversa por telefone com o secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mizael Freitas, na tarde desta sexta-feira (27), ele reafirmou o projeto de transformar a unidade em uma delegacia.

De acordo com o secretário, o superintendente inclusive acenou com a possibilidade de agendar uma visita a Feira de Santana para tratar da questão. A ideia, conforme frisou, é ampliar os serviços e não interromper, como chegou a ser ventilado. “Continuamos defendendo a necessidade de implantação de uma delegacia da Polícia Federal na cidade”, enfatizou Mizael Freitas.

Após o contato do secretário da Seprev com a Superintendência da PF, o prefeito Tarcízio Pimenta disse ter ficado mais tranquilo. “Ficamos preocupados, porque a instalação do posto da Polícia Federal no Município atendeu um pleito antigo da população”. O posto foi instalado em abril de 2011 e funciona na avenida Maria Quitéria, bairro Brasília.

Feira presente na reunião nacional do Protejo

Apenas cinco municípios em todo o país participam do encontro

Feira de Santana está entre os cinco municípios brasileiros convidados a participar da reunião com a coordenação nacional do Projeto de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo). O encontro acontece nos dias 09 e 10 de fevereiro no Ministério da Justiça, em Brasília.

Na oportunidade, gestores do Protejo implantado em território feirense e nos municípios de Novo Hamburgo (RS), Sobral (Ceará), São Bernardo do Campo (SP) e Canoas (RS) e o coordenador do projeto no estado do Rio de Janeiro vão discutir o redimensionamento da programação em âmbito nacional. Também será avaliada a atual conjuntura da ação, levantando suas principais conquistas e avanços em sua execução desde 2008, bem como as dificuldades e desafios.

O prefeito de Feira de Santana destacou a importância da participação do Município na reunião. Segundo ele, a reformulação do protejo vai proporcionar melhorias nas estratégias de atendimento a jovens em conflito com as leis.

“Esta é uma reunião de trabalho que vai servir para redesenhar o projeto, apontar novos caminhos para as ações que são desenvolvidas. São somente cinco municípios em todo o país e Feira de Santana está entre elas, sendo o único município baiano convocado a participar”, avalia.

De acordo com o secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, que estará no encontro juntamente com a coordenadora de Projetos da Seprev, Luciana Flores, o convite reflete a seriedade com que o Protejo tem sido tratado em Feira de Santana.

“O Protejo é um projeto muito bom e as ações executadas em Feira tiveram reconhecimento nacional. Já estamos concluindo o processo de inscrições dos jovens que serão assistidos e o Ministério da Justiça já sinalizou a presença de representantes do Governo Federal na aula inaugural, prevista para 24 de fevereiro”, destaca.

O Protejo vai oferecer formação para jovens de 15 a 24 anos. As inscrições estão abertas até o dia 10 de fevereiro. Podem se inscrever pessoas de ambos os sexos. As inscrições podem ser realizadas na sede da Seprev, situada na rua Castro Alves, 1038, Centro. O resultado final da seleção será divulgado em 24 de fevereiro em listas afixadas na Seprev.

São oferecidas mais de 1.500 vagas para cursos de qualificação em Feira de Santana

Oferecer oportunidades de qualificação profissional para famílias de baixa renda, ampliando o acesso ao mercado de trabalho. Esta é a principal proposta do programa Brasil Sem Miséria (PRONATEC) que será executado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDEC), em parceria com o Governo Federal.

A iniciativa vai disponibilizar 1.515 vagas em 27 cursos profissionalizantes. O secretário municipal Magno Felzemburgh informa que as vagas foram ampliadas. Os cursos, como ressalta Magno, serão oferecidos pelo Senai e Senac sem custos para os contemplados. Nesta sexta-feira (27/01/2012), o Comitê do Brasil Sem Miséria discutiu detalhes do programa durante reunião na Setdec.

“Incluímos os cursos de costureira industrial do vestuário e montador de andaimes, ampliando a oferta de 1.395 para 1.515 vagas visando melhor atender à população. Estes cursos são direcionados para qualificar pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) e são beneficiárias de programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida”, explica.

A pré-matrícula será realizada no próximo dia 06 de fevereiro, às 07h30, durante Audiência Pública no Complexo Esportivo Oyama Pinto, instalado na avenida Transnordestina, Campo Limpo. Para se inscrever o candidato deve ter idade mínima de 18 anos e apresentar NIS e CPF. “A Setdec ficará responsável pela inscrição e seleção dos candidatos e fiscalização dos cursos. Os alunos receberão auxílio estudantil e após conclusão do cursos, a intermediação da mão de obra ficará a cargo da Casa do Trabalhador. O nosso objetivo é qualificar estas pessoas e inseri-las no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social destas famílias”, destaca Felzemburgh.

A reunião contou com as presenças do secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza, representantes das secretarias de Educação, Planejamento e da Caixa Econômica Federal. No período que antecede a Audiência Pública, como informa Magno Felzemburgh, será reforçada a

divulgação dos cursos em conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida e em bairros mais

carentes.

Sesp executa serviços especiais em Humildes

Visando os preparativos para a Festa de Nossa Senhora dos Humildes, que será realizada entre os dias 3 e 11 de fevereiro, a Secretaria de Serviços Públicos realizará uma ação especial no distrito a partir deste sábado (28/01/2012). Serão executados diversos serviços, como sacheamento (retirada de mato no calçamento), pintura de meio fio, podas de grama e árvore, substituição de lâmpadas, capinação e varrição.

Mais de 60 agentes dos departamentos de Limpeza Pública, Áreas Verdes e Iluminação Pública participarão da ação. A festividade contará com novenário, palestras, leilão, apresentação de coral, grupos de oração, apresentação de bandas, missa, procissão e benção do Santíssimo Sacramento.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, o distrito será contemplado com os mesmos serviços realizados durante o I Mutirão de Limpeza nos bairros. “Vamos dar início aos serviços para manter o distrito mais limpo e organizado. Após a finalização do mutirão nos bairros vamos atuar também na zona rural do município. Queremos melhorar o aspecto visual da sede e dos distritos”, ressalta.

Centro Esportivo da Baraúnas será reformado

O Centro Esportivo Cassiano de Cerqueira Santos, no bairro Baraúnas, será revitalizado nos próximos dias. O equipamento foi visitado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na tarde desta quinta-feira (26/01/2012). Ele esteve acompanhando pelos secretários municipais Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano), Fabrício Almeida (Comunicação Social), e pelo diretor de Esportes, Wilson Passos.

As intervenções serão executadas por prepostos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Secretaria de Serviços Públicos (SESP). Os serviços consistem na pintura geral do equipamento, substituição do portão principal, limpeza e capinação do campo, revisão na iluminação, dentre outras ações.

O diretor de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos, lembra que outra reivindicação da comunidade é a elevação da altura do alambrado. “Vamos fazer também esta

intervenção visando evitar transtornos aos moradores da localidade”, pontua o diretor.

O administrador do Centro Esportivo, Juvenal Borges, informa que a última reforma no equipamento

foi executada há nove anos. “Depois disso só foram feitas algumas manutenções nas lâmpadas e nada mais. Mas agora estamos felizes com esta iniciativa do prefeito Tarcízio Pimenta em buscar melhorar o nosso centro esportivo”, salienta.

O monitor de escolinha de futebol, Edcarlos Venâncio, observa que o equipamento é de fundamental importância para a comunidade local. “No último ano o Baraúnas foi para nove finais de campeonatos em Feira de Santana, em todas as categorias, desde o infantil ao adulto. E todos utilizam esse campo para treinar, jogar e disputar as finais”, revela.

O representante da Associação de Moradores do bairro Baraúnas, Reginaldo Santos, ressalta que cerca de 700 pessoas utilizam o equipamento semanalmente. “Temos aqui escolinhas de futebol, campeonatos diversos, e ter esse equipamento em boas condições é uma grande necessidade”, considera.

Mutirão de Limpeza avança nos bairros

As ações do I Mutirão de Limpeza executadas no conjunto Wilson Falcão e bairro São João têm sido motivo de alegria. Desde a última quarta-feira (25/01/2012), quando foram iniciados os trabalhos nas respectivas localidades, que os moradores demonstram satisfação. Os agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) estão concentrados na retirada de entulho, remoção de animais mortos, varrição, pintura de meio-fio, substituição de lâmpadas, dentre outros.

Moradora do bairro São João há mais de 45 anos, a dona de casa Francisca Maria da Conceição, observa que os serviços de limpeza vão proporcionar ao bairro um aspecto mais bonito e agradável para morar. “Estou muito feliz e atenta aos trabalhos realizados. Já percebo que este bairro vai ficar como eu sempre desejei”, comemora.

Antônio Nery de Jesus reside no bairro São João há 20 anos. Ele afirma que o mutirão tem mudado o visual da cidade. “Para nós é uma grande satisfação saber que o Governo Municipal olha e se preocupa com os moradores de cada bairro desta cidade”, destaca. A mesma opinião é compartilhada por Aroldo Lustosa, morador do conjunto Wilson Falcão. “Esta é uma ação excelente e que deve ser realizada sempre para tornar nossa cidade mais limpa e organizada”, diz.

O I Mutirão de Limpeza Pública já contemplou o Feira IX, Brasília e Kalilândia. Nestes dois últimos bairros foram coletadas 121,72 toneladas de lixo domiciliar e mais 120 toneladas de entulho, enquanto que no conjunto Feira IX e rua Cristóvão Barreto e adjacências, no bairro Brasília, foram 116,48 toneladas de lixo domiciliar recolhidas.

Os próximos bairros a receberem as ações da Sesp serão o Jomafa e Aviário. O secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, lembra que os serviços especiais serão executados ainda nos bairros Caseb, Queimadinha, Jardim Acácia, Gabriela, Sobradinho, Jardim Cruzeiro, dentre outros.

“Com a execução do mutirão nos bairros estamos identificando também as intervenções que devem ser realizadas por outras secretarias competentes. No relatório preenchido pelos educadores ambientais avaliamos, por exemplo, a criação de praça, quadra esportiva, pavimentação asfáltica, colocação de gramas”, pontua Monteiro.

Unidade do Ceo contemplada com reforma

A população feirense que precisa de assistência especializada em saúde bucal e procura os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria de Lourdes Cunha Suzart vai contar com um novo equipamento, totalmente reformado, oferecendo mais comodidade e segurança. Os serviços de recuperação ainda estão em andamento e devem ser finalizados nos próximos dias. A intervenção é a primeira a ser realizada, desde a inauguração do equipamento, em julho de 2006.

A unidade recebeu pintura interna e externa, reparos nas redes elétrica e hidráulica. Os cinco consultórios do equipamento ganharam revestimento em azulejo nas paredes que apresentavam problemas de infiltração e novas cadeiras odontológicas já estão sendo usadas. Ainda serão executados serviços de raspagem do piso para aplicação de resina e melhorias no mobiliário, como a reforma do balcão e substituição das cadeiras estofadas.

De acordo com Elizama Mendes, chefe da Divisão de Administração e Manutenção das Unidades de Saúde, a intervenção atende a solicitação feita pela Divisão Odontológica. “Esta é mais uma unidade de saúde que está sendo reformada pelo Governo Municipal com o intuito de oferecer mais comodidade aos usuários. A solicitação feita não poderia ser recusada, já que beneficia a comunidade que necessita dos serviços prestados pelo Ceo”, salienta.

O chefe da Divisão Odontológica, Thiago Freitas Leite, observa que o Ceo dá suporte às unidades de Postos de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, que oferecem procedimentos básicos de odontologia e destaca a importância da intervenção.

“Temos uma demanda de atendimentos bastante significativa. Aproximadamente 800 pacientes buscam mensalmente os serviços prestados pelo Ceo. Estamos procurando qualificar nosso atendimento, oferecendo aos profissionais melhores condições de trabalho e aos pacientes mais conforto”, destaca.

O CEO conta com 14 cirurgiões dentistas e disponibiliza serviços especializados como endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), exodontia (extração) e cirurgias de médio porte, além de prótese dental (dentadura) e diagnóstico oral de câncer. Além disso, presta atendimento a pacientes especiais, como portadores de Síndrome de Down e de paralisia cerebral. Para ter acesso aos serviços do Centro, é necessário ser encaminhado por uma UBS ou PSF. A unidade está situada na rua Domingos Barbosa de Araújo, 363, bairro Kalilândia.

DIVISA interdita estabelecimentos

As inspeções realizadas pela equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) resultaram na interdição de dois estabelecimentos nesta quinta-feira (26/01/2012). Os técnicos e inspetores sanitários do órgão fiscalizaram oito farmácias localizadas na praça do bairro Tomba e interditaram a Farmácia da Praça, que não possui alvará de funcionamento.

Outras irregularidades também foram encontradas no estabelecimento, como a comercialização de antibióticos sem a exigência da apresentação da receita médica, o uso de embalagem hospitalar nos medicamentos e ausência de técnico farmacêutico. Foi verificado, ainda, que o estabelecimento não possui a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), registro emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e exigido para as farmácias funcionarem.

A ação resultou também na interdição da Vangard Cosméticos, distribuidora em Feira de Santana da empresa que tem sede em Goiânia. O estabelecimento, localizado no bairro Coronel José Pinto, não possui alvará de funcionamento e, além disso, comercializa produtos que não têm registro da Anvisa. No local, os agentes da Divisa verificaram que o armazenamento dos produtos é feito de forma inadequada, sendo expostos ao chão.

Conforme a chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, assim como outros produtos, os cosméticos devem ser armazenados em pallets. “O contato com o chão pode alterar o princípio do produto devido à umidade, sem contar que favorece a entrada de vetores, como insetos. O correto é expor estes materiais em pallets, espécies de prateleiras que ajudam a conservar o produto, que devem estar afastados de paredes para evitar a umidade”, explica.

Kérssia Carneiro observa, ainda, que o funcionamento dos dois estabelecimentos colocavam em risco a saúde das pessoas e destaca a importância das inspeções. “As fiscalizações são realizadas com o intuito de garantir a qualidade de produtos de consumo, como alimentos, medicamentos, produtos de higiene e de limpeza, e assim assegurar a saúde do consumidor”, ressalta.

Ela acrescenta que é comum a equipe encontrar nas inspeções diárias alimentos com prazo de validade ultrapassado, produtos químicos embalados irregularmente e medicamentos com registro vencido ou vendidos de forma ilegal.

Kérssia Carneiro sugere aos consumidores que antes de efetuarem compras em qualquer estabelecimento tentem observar se o local tem alvará de funcionamento emitido pela Divisa. “Os proprietários dos estabelecimentos são orientados a exporem o alvará em locais de fácil visualização.

Mas se o cliente não localizá-lo, pode solicitar a apresentação do alvará, que prova que a Divisa já inspecionou o estabelecimento e que ele oferece as condições adequadas para funcionar”, recomenda.

Prefeito recebe ex-BBB feirense

A ex-BBB e estudante de Zootecnia, Jakeline Leal, foi recebida pelo prefeito Tarcízio Pimenta no final da manhã desta sexta-feira (27/01/2012), no Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

Na oportunidade, ela falou sobre seu amor por Feira de Santana, destacando que tem orgulho de dizer que é feirense.

Segundo ela, vários participantes do programa a questionaram sobre sua cidade natal, especulando que a estudante fosse natural de Salvador. No entanto, disse Jakeline, ela declarou sua satisfação em ser feirense. A ex-BBB foi eliminada do programa na última terça-feira (27/01/2012), com 50,47% dos votos.

O prefeito Tarcízio Pimenta, que recebeu a estudante ao lado da deputada estadual e primeira dama Graça Pimenta, e dos secretários municipais de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira; Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes; de Comunicação Social, Fabrício Almeida; e de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a parabenizou pela participação no programa.

Para o pai da baiana de 22 anos, Danilo Lucena, mais importante que levar o prêmio de R$ 1,5 milhão foi o comportamento de Jakeline na casa. “Ela representou bem a família e não se expôs. Isso para mim não tem preço”, considera.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]