SMTT mantem placas indicativas de radar visando educar motoristas e evitar acidentes no trânsito em Feira de Santana. Confira notícias da PMFS

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai manter as placas indicativas de fotossensor por tempo indeterminado, apesar da resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que determinou a não obrigatoriedade do aviso. Ao tomar a medida, a SMTT demonstra que o Município não tem interesse em multar os condutores.

Alguns dos locais em que as placas foram mantidas são as avenidas José Falcão, Maria Quitéria, Getúlio Vargas e Francisco Fraga Maia. As placas são fixadas com pelo menos 500 metros de distância, permitindo que os motoristas reduzam a velocidade ao passar pelo trecho.

“Nossa medida demonstra que a principal intenção da SMTT não é multar os motoristas, mas educá-los e, sobretudo, evitar acidentes. Não retiramos nenhuma placa e vamos mantê-las por tempo indeterminado”, assegura o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

Existem 22 fotossensores instalados em Feira de Santana. Destes, 13 estão em pleno funcionamento e nove serão ligados nos próximos dias. E para reforçar a fiscalização na cidade, sete novos equipamentos serão instalados em ruas e avenidas da cidade nos próximos dias.

As avenidas Maria Quitéria (2), Rio de Janeiro (2) e José Falcão (2) e rua Germiniano Costa (1) são as vias que serão contempladas. Com o aumento da frota de veículos do município e melhorias na pavimentação em diversas vias, ressalta o secretário, há necessidade de adotar novas medidas de controle de velocidade para reduzir o número de acidentes e, principalmente, atropelamentos.

“O Código de Trânsito Brasileiro estabelece um limite de velocidade para cada tipo de via. Com base nos estudos técnicos realizados pela SMTT foram diagnosticados locais que ocorrem significativo número de acidentes e motivaram a instalação de radares e fotossensores”, explica Flaiton Frankles, acrescentando que o equipamento tem o objetivo de auxiliar a travessia de pessoas, além de disciplinar o comportamento de condutores de veículos que abusam da velocidade.

Confira a relação de locais onde há equipamentos funcionando e os locais que serão implantados:

Equipamentos instalados e funcionando

Avenida Presidente Dutra/ Rua Castro Alves B/C

Avenida Presidente Dutra/ Rua Castro Alves C/B

Avenida José Falcão/ Hiper J Santos B/C

Avenida Getúlio Vargas/ Emec B/C

Avenida João Durval/ Rua Japão B/C

Avenida João Durval/ Rua Japão sentido C/B

Avenida João Durval/ 2076 (Viaduto)

Rua Dr. João Evangelista/ 408 sentido C/B

Avenida Maria Quitéria/ 3637 sentido C/B

Avenida Maria Quitéria/ 3376 sentido B/C

Avenida Getúlio Vargas/ 3040 sentido B/C

Avenida Getúlio Vargas/ 2751 sentido C/B

Avenida José Falcão/ sob o anel BC e CB

Equipamentos instalados e não ligados (novos)

Rua Olímpio Vital/ rua Manoela Matias C/B

Avenida Getúlio Vargas/ av. Maria Quitéria C/B

Avenida Maria Quitéria/ rua Edelvira de Oliveira C/B

Avenida Maria Quitéria/ rua Edelvira de Oliveira B/C

Avenida Francisco Fraga Maia/ Clínica Análise B/C

Avenida Francisco Fraga Maia/ Cond. Santana Tower C/B

Avenida João Durval/ Feira da Madeira B/C

Avenida João Durval/ Feira da Madeira C/B

Avenida Presidente Dutra/ Grama Agronegócios B/C

Equipamentos que serão implantados

Avenida Maria Quitéria/ Delegacia da Mulher B/C

Avenida Maria Quitéria/ Delegacia da Mulher C/B

Avenida Rio de Janeiro/ CIT LUZ C/B

Avenida Rio de Janeiro/ CIT LUZ B/C

Avenida José Falcão/ TRE C/B

Avenida José Falcão/ TRE B/C

Rua Germiniano Costa/ rua Aloísio Resende

Mortalidade infantil reduzida em 30 por cento

A mortalidade infantil em Feira de Santana foi reduzida em 30% em 2011. O número é um indicador do sucesso do esforço empreendido pelo Governo Municipal em garantir assistência às gestantes e um nascimento com saúde aos bebês. De acordo com dados do DATASUS, do Ministério da Saúde, o município registrou 88 óbitos de crianças menores de um ano em 2010, enquanto que em 2011 o total foi de 62.

Paralelo a estes indicadores, o DATASUS revela também que o número de gestantes acompanhadas logo no primeiro trimestre da gestação aumentou. Em 2010, uma média mensal de 2.088 mulheres foram atendidas nesta fase gestacional. Já em 2011, no período de janeiro a novembro, a média mensal foi de 1.995. Como os dados de dezembro ainda não foram consolidados, explica a chefe da Divisão de Atenção Básica, Daniele de Oliveira, a média deverá superar a do ano anterior.

“O comparativo entre os indicadores mostra a preocupação e empenho do Governo Municipal em proporcionar cada vez mais segurança às gestantes e recém-nascidos da cidade, através de uma assistência adequada. Os índices poderiam ser ainda melhores se todas as gestantes iniciassem o pré-natal no primeiro trimestre. Infelizmente muitas acabam adiando o início do acompanhamento médico, principalmente quando a gravidez não é bem vinda”, salienta.

Ainda de acordo com Daniele de Oliveira, os bons indicadores alcançados pelo município estão relacionados também a uma cobertura maior do Programa de Saúde da Família (PSF). “Mais unidades e equipes de saúde foram introduzidas na zona urbana e rural da cidade, para disponibilizarem serviços de saúde para a comunidade. Um dos fatores para a redução da mortalidade infantil também é a imunização das crianças através de vacinas, a exemplo das que foram incluídas recentemente no calendário básico de vacinação, como a Pneumo 10, que previne a pneumonia, uma das principais causas de óbito em menores de um ano”, pontua.

O secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, observa que o Governo Municipal tem buscado aprimorar cada vez mais os serviços, para prestar uma assistência ainda melhor aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Nossa proposta é expandir os serviços, para que a comunidade possa contar com uma assistência mais eficiente, eqüitativa e igualitária. As equipes do PSF estão em campo para realizar ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, para manutenção da saúde das diversas famílias feirenses”, destaca.

Contentores de lixo instalados em condomínio

Manter limpeza na área externa do Residencial Vida Nova Feira VII

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Limpeza Pública, instalou cinco contentores de 240 litros no condomínio Vida Nova Feira VII, localizado no conjunto Feira VII. A iniciativa tem o objetivo de manter o lixo domiciliar em local adequado, evitando sujeira e proliferação de insetos. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a medida foi tomada após solicitações dos moradores locais.

“A instalação dos containeres vai possibilitar que a área externa do residencial mantenha-se sempre limpa e organizada. Solicitamos aos moradores que depositem o lixo nos dias e horários estabelecidos e ter cuidado, pois trata-se de um material altamente inflamável. A contribuição da população é fundamental para a conservação do equipamento”, informa.

A coleta de lixo no conjunto Feira VII é realizada na terça-feira, quarta-feira e sábados, no período noturno. Os moradores que desejam saber o dia e horário de coleta de lixo no bairro em que residem podem ligar para o número (75) 3602-8100.

Divulgada relação de feriados municipais

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou relação dos feriados municipais previstos para este ano. A medida obedece à Lei Municipal nº 851 de 23 de outubro de 1978. Conforme previsto, o primeiro feriado deste ano será em 06 de abril, quando se comemora a Sexta-feira da Paixão.

Os demais feriados serão nos dias 07 de junho (quinta-feira), Corpus Christi; 24 de junho (domingo) quando é festejado o dia de São João e 26 de julho (quinta-feira), Dia de Senhora Santana, padroeira do Município. Conforme determina a Constituição do Estado da Bahia, o dia 02 de julho (segunda-feira), “data magna da Bahia e da consolidação da Independência, é feriado em todo Estado”.

Durante realização da Micareta 2012, que será realizada de 19 a 22 abril, fica proibida a atividade das empresas as partir das 14 horas de sexta-feira (20/01/2012) até domingo (22/01/2012). A determinação está prevista na Lei 2.299 de 11 de dezembro de 2001.

No dia 18 de setembro (terça-feira), Dia da Cidade, é comemorado o aniversário de 179 anos de emancipação político-administrativa de Feira de Santana. A data é festejada com desfile cívico e as repartições públicas e estabelecimentos comerciais suspendem as atividades.

Validada matrícula de 33.299 alunos

Os 33.299 estudantes aprovados na rede municipal de ensino que fizeram a pré-inscrição via internet tiveram suas matrículas validadas na manhã desta segunda-feira (16/01/2012). Durante o ato realizado na Escola Municipal Monteiro Lobato também foram apresentados os kits pedagógicos a serem distribuídos neste ano, e o fardamento escolar, entregue desde 2011.

No ato da pré-matrícula, explica o gerente de Projetos do Sistema Educação Digital, Anailton Gomes, o aluno só precisou atualizar seu cadastro. Até esta sexta-feira (20/01/2012), porém, o número de estudantes com a matrícula efetivada deve chegar a 40 mil. Alunos das escolas que aderiram à greve e foram submetidos à recuperação encerram as atividades nesta semana.

“Desde o ano passado os pais não precisam mais madrugar nas escolas para matricular seus filhos. Bastou passar de ano para o aluno ser matriculado automaticamente”, observa o prefeito Tarcízio Pimenta, completando que “em 2012 também não haverá necessidade de os pais gastarem com material escolar”.

A diretora da Escola Monteiro Lobato, Adriana Pereira, observa que o sistema digital é um marco na história da educação de Feira de Santana, tanto que “todas as atas estavam prontas assim que o ano letivo foi concluído”. Avó de dois alunos que pleiteiam vagas na rede municipal, Betânia Andrade afirma que pretende apoiar as ações desenvolvidas na biblioteca da escola, já que compõe a Academia de Artes e Letras.

Segundo o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, o mesmo programa que realiza a matrícula informatizada permite inserir a nota dos alunos e acompanhamento escolar. No que se refere ao kit pedagógico, ele observa que nunca foi distribuído material escolar com tamanha qualidade em Feira de Santana.

“Todo o material é personalizado e os cadernos contêm o Hino Brasileiro e de Feira de Santana”, disse. Os kits são diferenciados conforme a série dos alunos, sendo um kit para a Educação Infantil, outro para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e um outro kit para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Na oportunidade, ele anunciou que a Jornada Pedagógica vai acontecer no dia 16 de fevereiro, na Igreja Universal do Reino de Deus. O tema e palestrantes foram definidos pelos professores da rede municipal. Já a matrícula dos alunos novos vai começar na próxima segunda-feira (23) e se estende até 28 de janeiro. Os estudantes poderão fazer a pré-matrícula com o preenchimento de formulário disponibilizado no site www.matriculafacil2012.com.br.

As informações coletadas serão enviadas para a secretaria da escola escolhida, que entra em contato com o solicitante para a efetivação da matrícula. O prazo para apresentação dos documentos é de 48 horas. A solenidade contou com a presença do deputado federal Fernando Torres, vereadores, secretários municipais e diretoras de escolas.

Mutirão de Limpeza contempla novos bairros

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) vai dar continuidade ao I Mutirão de Limpeza nos bairros de Feira de Santana. A ação tem o objetivo de aperfeiçoar o aspecto visual da cidade. A partir desta terça-feira (17/01/2012) os serviços especiais concentram-se nos bairros Brasília e Kalilândia.

Os mutirões são realizados semanalmente, contemplando dois bairros. Na próxima semana os serviços serão intensificados no conjunto Wilson Falcão e bairro São João. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, o aspecto visual da cidade melhorou sensivelmente durante estes primeiros dias de mutirão.

“O apoio e aceitação da população têm nos impulsionado a trabalhar cada dia mais em prol da nossa comunidade. A distribuição de panfletos educativos e orientação aos moradores porta a porta também tem sido um dos grandes diferenciais da ação”, ressalta. Ele ainda informa que nesta segunda semana de mutirão os serviços serão realizados em períodos diurnos e noturnos.

“Devido ao grande movimento de veículos e transeuntes no bairro da Kalilândia os serviços serão realizados a noite. Já no bairro Brasília, os serviços serão iniciados na Rua Castro Alves durante o período diurno”, explica. As melhorias começaram a ser realizadas na última terça-feira (10), no conjunto Feira IX e ruas adjacentes do bairro Brasília.

Os serviços especiais serão executados também nos seguintes bairros: Morada do Bosque, Parque Ipê, Capuchinhos, Kalilândia, Feira VII, Santa Mônica I e II, Tomba, Jardim Cruzeiro, Viveiros, George Américo, Rua Nova, Monte Pascoal, Morada do Sol, Tanque da Nação, Fraternidade, Baraúnas, dentre outros.

Policlínica do Tomba é recordista em atendimentos

Das seis policlínicas que compõem a rede municipal de saúde de Feira de Santana, a unidade Osvaldo Monteiro de Pirajá (Policlínica do Tomba) foi a que registrou o maior número de atendimentos de urgência em 2011 – um total de 75.667, sendo 60.244 realizados com adultos e 15.423 com crianças.

Dos pacientes que buscaram atendimento na unidade, apenas 1.603 foram transferidos para o Hospital Geral Clériston Andrade.A policlínica do Tomba se destaca também na quantidade de procedimentos realizados – 313.108. Destes, 137.588 estão relacionados à administração de medicação, 39.602 correspondem a aferição de sinais vitais, 23.653 a exames laboratoriais, 16.137 a nebulização e 17.110 a radiografias (raio x).

A unidade garante assistência à saúde, ainda, através de consultas com várias especialidades, como ginecologistas, neurologista, ortopedista e otorrino. Em 2011, as consultas com neurologistas totalizaram 1.020, enquanto que as realizadas pelos ginecologistas alcançaram 6.450. O total de exames preventivos realizados pela unidade foi de 990. Já as consultas com ortopedistas e otorrino, correspondem, respectivamente, a 3.520 e 3.680.

Para o gerente administrativo da Policlínica do Tomba, José Pires Leal, a boa expressividade no balanço de atendimentos está diretamente relacionado a informatização da unidade.

“O programa de Saúde Digital, que substituiu a forma de trabalho manual por informatizada, trouxe grandes mudanças para a unidade, mais praticidade e segurança. Além disso, a Policlínica do Tomba se diferencia das demais, prestando outros serviços, como laboratório 24h e serviço de radiologia 24h, de domingo e domingo. São fatores que expressam a grande demanda”, avalia.

Segundo José Pires, 3 médicos e 2 enfermeiras trabalham por plantão, para garantir a agilade no atendimento e melhor bem estar ao paciente. Um cirurgião geral e um proctologista também integram o quadro da unidade.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]