Prova de Redação da Uefs aborda a participação política do cidadão

A Universidade Estadual de Feira de Santana aplicou, neste domingo, as provas do primeiro dia do vestibular 2012.1 (ProSel). Os candidatos consideraram oportuno e atual o tema da prova de Redação, que envolveu a participação da população nos campos político, social e econômico do país. Kauai Lopes, 17 anos, do município baiano de Nilo Peçanha e que disputa uma vaga para o curso de Medicina, revelou que redigiu o texto abordando a importância de uma reforma política para melhor fiscalizar o poder público.

Kauai Lopes disse, ainda, ter feito boa prova de Língua Estrangeira (Espanhol) e que considerou elevada a qualidade da elaboração das questões. Também disputando uma vaga para Medicina, Marla Andrade da Sé, 17 anos, de Feira de Santana, revelou que, na redação, defendeu o direito ao exercício da cidadania. Sobre as demais provas, afirmou ter se saído bem e que está “no páreo para conquistar uma das vagas”.

Além da prova de Redação e Língua Estrangeira, neste domingo foram aplicadas as de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. O vestibular da Uefs prossegue nesta segunda-feira (30) com as provas de História, Geografia e Matemática. Terça-feira, último dia, será a vez das provas de Física, Química e Biologia. Os gabaritos das provas deste domingo serão divulgados à tarde no portal www.uefs.br.

O pró-reitor de Ensino de Graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira, comentou que o primeiro dia de provas transcorreu de forma normal. Ele chamou a atenção para o fato de apenas dois candidatos terem sido eliminados devido ao porte de aparelho eletrônico proibido em edital, ambos flagrados com celular através de detector de metal.

Sobre a abstenção, de 27,17%, Rubens Pereira disse se tratar de um número alto, mas que pode ser explicado pelo fato da Uefs ser a última universidade pública da Bahia a aplicar as provas do vestibular de início de ano. Além disso, ele observa que a Ufba e a Uneb, além do Enem já divulgaram os respectivos resultados. Dos 14.769 candidatos inscritos, 4.013 não compareceram.

Sala de Espera

Mais uma vez, a Uefs oferece o Programa Sala de Espera, que promove momentos de descontração e de reflexão aos pais e acompanhantes dos candidatos, enquanto estes fazem as provas. Pioneiro no país, o Programa é realizado desde 2000.

Neste domingo, participaram pessoas de cidades como Salvador, Itabuna, Paulo Afonso, Ibotirama, Arapiraca/AL, Petrolina/PE, Timbaúba/PE e Florianópolis/SC. A programação começou às 8h, com recepção no pórtico do campus, seguida da palestra “Juntos nesta caminhada de sucesso”, proferida pela professora Kenya Costa Pinto dos Anjos. As atividades contaram com a presença do reitor José Carlos Barreto e do vice-reitor Genival Costa.

Urânia da Costa Marques, de Salvador, avalia como interessante a iniciativa. Já para Everaldo José da Silva, de Timbaúba/PE, revela que não encontrou atividade semelhante em outras universidades pelas quais já passou acompanhando a filha.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]