Projeto da Petrobras promove valorização dos blocos afro em Salvador

Companhia lança projeto “Que Bloco é Esse?” com o intuito de resgatar a importância dos tradicionais blocos afro do Carnaval de Salvador.

A Petrobras – maior patrocinadora da cultura brasileira – criou o projeto “Que Bloco é Esse?” com o intuito de resgatar a importância dos tradicionais blocos afro no Carnaval de Salvador. O projeto promoveu o encontro dos blocos afro com artistas consagrados do grande público e vai disseminar o conteúdo produzido nas principais redes sociais na internet.

O projeto contempla a gravação de um videoclipe com a nova versão da música “Ilê Ayê”, gravado com a participação do Ilê Aiyê e do rapper paulista Criolo. As gravações foram feitas no tradicional bairro da Liberdade, em Salvador, durante o mês de janeiro. Criolo abre o clipe, de aproximadamente quatro minutos, com versos seus, criados exclusivamente para a nova versão.

A inciativa conta ainda com encontros entre outros blocos afro e artistas consagrados da música brasileira em seus ensaios. O bloco Muzenza recebeu a banda Nação Zumbi no ensaio do dia 20 de janeiro; o Male Debalê tocou com o rapper Emicida no dia 22; e o Cortejo Afro recebe Preta Gil no próximo dia 30.

Os vídeos com esses encontros musicais poderão ser vistos a partir de fevereiro, assim como os mini-documentários, que também serão produzidos sobre a história desses blocos. O projeto engloba ainda a cobertura dos desfiles no Carnaval de Salvador e envolverá também os blocos Okanbi, Os Negões, Bankoma e Olodum. O videoclipe pode ser visto no endereço www.petrobras.com.br/queblocoeesse. Os mini-documentários com as participações especiais dos artistas estarão disponíveis no mesmo endereço virtual a partir de fevereiro.

A Petrobras também patrocina outros blocos, além de trios independentes dos músicos Moraes Moreira e Davi Moraes, Armandinho, Dodô e Osmar, Luis Caldas, entre outros, e abastecerá 120 veículos com biodiesel, contribuindo para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera nos dias de festa.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]