Presidente Dilma Rousseff nomeia novo presidente da Codevasf

A nomeação do novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Gonçalves de Almeida, foi publicada hoje (10/01/2012) no Diário Oficial da União. O decreto de nomeação é assinado pela presidenta Dilma Rousseff. A indicação de Almeida foi anunciada no dia 6 pela Casa Civil em nota oficial.

De acordo com a nota, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, encaminhou o pedido de nomeação de Almeida há 50 dias. O documento informa ainda que o irmão do ministro, Clementino de Souza Coelho, exercia o cargo provisoriamente por ser o integrante mais antigo da Codevasf.

O irmão do ministro assumiu a presidência da Codevasf 21 dias após a posse de Bezerra no Ministério da Integração Nacional – em 24 de janeiro de 2011. Na ocasião, Orlando Cézar da Costa Castro foi exonerado. Segundo o estatuto da empresa, o diretor mais antigo é que deve assumir o cargo interinamente. Como Clementino se enquadrava nessa exigência, permaneceu na função.

A interinidade de Clementino Coelho gerou polêmica e acusações contra o ministro, que negou nepotismo. No Ministério da Integração Nacional, a informação é que o irmão do ministro ocupou o cargo “de acordo com o estatuto da empresa”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).