Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho destaca importância dos cursos técnicos em aula inaugural do Pronatec

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, deu as boas vindas aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em aula inaugural realizada na Casa do Trabalhador, Centro, nesta quinta-feira (19). Frutos da parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, 30 cursos profissionalizantes serão oferecidos pelo Senai e Senac.

“Não basta fazer curso. Precisamos buscar, juntos, todas as formas de inserção no mercado de trabalho”. Para mais de 200 jovens, Moema lembrou sua formação no antigo Cefet ao falar da importância de um curso profissionalizante.

De acordo com o diretor do Senai/ Bahia, Leone Andrade, o município tem prioridade na estratégia de ampliação da instituição no Estado. “Este investimento é muito proveitoso, principalmente porque a prefeitura tem uma escola bem equipada e com excelente localização. Esta parceria foi o que nos motivou a ofertar estas vagas aqui”.

Cheio de planos, o aluno de Comunicação de Dados, Joilson Pereira, espera fazer um bom curso “para ter uma qualidade de vida melhor, poder formar uma família feliz”. Enfatizou a qualidade do Senai que, segundo ele, é uma instituição rigorosa e visa a formação completa do cidadão. “Espero entrar logo no mercado de trabalho e buscar sempre crescer mais”.

Dez cursos tem 880 horas/ aula e são voltados para beneficiários do Bolsa Família. Eles recebem vale-transporte, merenda e Bolsa Trabalhador de R$ 120 mensal. Os outros 20 cursos, com 240 horas/aula, são para alunos das escolas públicas. As capacitações fazem parte do módulo de Aprendizagem Industrial de Nível Básico, terão início segunda-feira (23) e término em dezembro. Além dessas vagas, o Centro de Educação Profissional da Bahia está oferecendo, no Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga (Pusai), 1200 vagas para formação em Tecnologia da Informação.

Ao lado do vice-prefeito João Oliveira e de secretários municipais, Moema destacou o esforço da gestão na profissionalização de jovens e adultos do município. Citou o Programa Municipal Universidade para Todos (Promuni), que contempla 800 pessoas carentes com bolsa integral de estudo superior e cursos voltados para beneficiários do bolsa família.

Exemplo da importância desses mecanismos de inclusão, Marilson Conceição Batista, ex-aluno, monitor, instrutor e, por fim, coordenador da Escola de Cadetes Mirins está se formando em Direito. Seu bom desempenho foi observado pela prefeita que, em 2005, o convidou para assumir o Departamento de Programa de Cadetes. “Pude sonhar porque tive a oportunidade na Escola de Cadetes. Eu desejo que estes novos alunos, que estão tendo a oportunidade do curso profissionalizante, também se realizem profissionalmente”.

O professor integrante do Conselho Gestor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Prefeitura, Marijorge Dias de Andrade, parabenizou a prefeita por “vislumbrar e concretizar esta iniciativa, para que estes jovens sejam verdadeiros cidadãos e engenheiros da sua vida profissional”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]