PRE denuncia prefeito de Saubara, Antônio Raimundo de Araújo, por corrupção eleitoral

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs na terça-feira (24/01/2012), ação penal originária contra o prefeito de Saubara/BA, Antônio Raimundo de Araújo, pelo crime de corrupção eleitoral, previsto no art. 299 do Código Eleitoral. O gestor, que encerra seu mandato no fim deste ano, deu e prometeu dar a diversos eleitores vantagens econômicas para obter votos nas eleições municipais de 2008.

Conforme a denúncia do Ministério Público Eleitoral, entre os meses de fevereiro e setembro daquele ano, Araújo, na condição de prefeito e candidato à reeleição, doou materiais de construção e dinheiro a vários eleitores de Saubara.

Segundo o artigo 299 do CE, “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita” é conduta que sujeita o infrator a reclusão de até quatro anos e pagamento de multa.

A PRE pediu ao TRE a abertura de ação penal e o afastamento cautelar de Araújo do seu cargo, mediante a aplicação do art. 319, inciso VI, do CPP, já que há risco de interferência do gestor sobre a colheita de provas. Porém, “até o pronunciamento final do Judiciário, prevalece em favor do acusado a presunção de inocência”, afirma Aras.

Clique aqui e cadastre-se para receber os releases do MPF/BA.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]